Fogachos - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - fogachos
Perguntas sobre Fogachos
Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Fogachos
Especialistas falam sobre Fogachos
Os fogachos também conhecidos como "ondas de calor" são queixas típicas, porém não exclusivas, da mulher na perimenopausa e nos primeiros anos pós-menopausa.
Fazem parte dos chamados sintomas vasomotores da menopausa e entre 50-80% das pacientes nesta fase da vida irão apresentar esta queixa em graus variados de intensidade.
Quando são frequentes e intensos, diminuindo a qualidade de vida da mulher, pode haver indicação para o tratamento de reposição hormonal da menopausa. Pacientes que não desejem utilizar ou apresentem contraindicações ao uso de hormônio estrógenos podem lançar mão de alternativas de tratamento não hormonais.
O fogacho é uma sensação súbita de ondas de calor pelo corpo, particularmente na cabeça, face e peito, é o sintoma mais marcante da deficiência estrogênica. Geralmente é acompanhado por ruborização (isto é, por vermelhidão) da face e sudorese, podendo ser seguido por calafrios. Uma das opções de tratamento é a reposição de hormônios.
Você não precisa sofrer com os fogachos, pois a terapia de reposição com hormônios age nas suas células preservando a função das mesmas, mantendo sua saúde física e mental.
O fogacho, também conhecido como “onda de calor”, é um dos primeiros sintomas associados à menopausa e climatério. Apresenta-se como sensação súbita de calor pelo corpo, especialmente no rosto, pescoço, cabeça e tórax. O fogacho surge a qualquer hora do dia e se ocorre à noite pode interromper o sono. Geralmente é acompanhado por sudorese, seguido por sensação de frio (calafrio) e irritabilidade. Não se trata de doença e o melhor tratamento para o fogacho é a terapia hormonal (estrogênio ou similares), mas existem também tratamentos alternativos como homeopatia e acupuntura.
O climatério (período que precede a menopausa) é uma fase de mudança na fisiologia da mulher onde parte de sua essência já foi utilizada para fins de procriação. Nós que trabalhamos com a medicina chinesa tratamos de forma holística os sinais e sintomas que surgem neste período. O que fazemos é uma reposição energética que supre parte da qual foi consumida. Este tratamento é feito através integração da dietoterapia, fitoterapia chinesa e acupuntura.
Sintoma decorrente de carência de estrogênio. a carência pode ser decorrente de vários fatores , sendo a principal causa, falência ovariana decorrente da menopausa. Outras causas seriam retirada cirúrgica dos ovários ou bloqueio central por medicamentos, entre outras.
Pode ser tratada com reposição o hormonal bioidêntica . o estrogênio é principal hormônio feminino e a ausência deste trás graves consequências ao organismo feminino, desde aumento de risco cardiovascular até a osteoporose.
Quais profissionais tratam Fogachos?
Fogachos por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.