Hiperprolactinemia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hiperprolactinemia

Marcelo Bussi

Marcelo Bussi

Endocrinologista

São Paulo

Arthur Inojosa

Arthur Inojosa

Endocrinologista

Recife

Alexandre Silva

Alexandre Silva

Endocrinologista

Fortaleza

Lorena Margalho

Lorena Margalho

Endocrinologista

Belém do Pará

Bruna Perez Segato

Bruna Perez Segato

Endocrinologista

São José do Rio Preto

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas sobre Hiperprolactinemia

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Hiperprolactinemia

Boa noite, os adenomas não funcionantes muitas vezes pelo tamanho fazem deslocamento da haste hipofisária. E desta forma, diminuem a inibição da dopamina sobre a produção de prolactina, assim…

O macroadenoma hipofisário precisa ser acompanhado com ginecologista ou endócrino. Ele pode crescer e atingir a via do nervo óptico, se aumentar pode dar sintomas como dor de cabeça, alteração…

Ola, pode ser feito a administração de contraste sem problemas em concomitância a cabergolina. Vale ressaltar que qualquer alergia, principalmente a medicações, iodo ou crustáceos deve ser levada…

Especialistas falam sobre Hiperprolactinemia

O aumento da prolactina (hiperprolactinemia) pode ser causado pelo uso de diversas medicações como antidepressivos, remédios para enjoo, antipsicóticos entre outros. Além disso, algumas doenças como um hipotireoidismo descompensado também pode levar ao aumento da prolactina. A principal dúvida quando nos deparamos com um exame de prolactina aumentada é se a fonte desse aumento é um adenoma hipofisário secretor de prolactina (prolactinoma). Portanto, antes de prosseguirmos na investigação, devemos fazer uma extensa anamnese para identificar se na história do paciente existe algum fator que esteja elevando a prolactina. Se nada for encontrado, a hipótese de prolactinoma se fortalece.

Paula Bruna Araujo

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise numa maior proporção durante o período gestacional e pós-parto, já que é responsavel pela lactação. A hiperprolactinemia se caracteriza pela hiperprodução desse hormônio podendo estar associada à vários fatores, como: Hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, insuficiência renal e hepática, estresse psicológico, uso de alguns medicamentos e Tumores da hipófise secretores de prolactina. Os principais sintomas são: infertilidade, falta de libido, irregularidade menstrual (oligomenorréia), ausência da menstruação (amenorreia), produção de leite sem gestação (galactorreia), disfunção erétil, entre outros.

Fabiana De Araújoteixeira

Endocrinologista

Campinas


O aumento dos níveis de prolactina no sangue pode ter diversas causas: fisiológicas como gravidez, lactação, estímulo dos mamilos; patológicas como tumor na hipófise que produz prolactina, outros tumores de sistema nervoso, doenças infiltrativas ou ainda ser causada por medicamentos. Em geral, os sintomas incluem galactorréia (saída de leite do peito espontânea ou à expressão), diminuição da libido (desejo sexual), amenorréia (suspensão da menstruação) e dependendo da causa, dor de cabeça. É muito importante uma avaliação detalhada, pois cada causa tem um tratamento específico.

Stéphanie Cozzolino

Médico clínico geral, Endocrinologista

Magé

Agendar uma visita

Prolactina elevada, pode ser causada por um tumor benígno na região da hipófise, glândula que fica localizada atrás dos olhos, a presença de tumor pode elevar o nível de prolactina, causar dores de cabeça e saída de secreção na mama no caso das mulheres. O tratamento pode ser cirúrgico ou não, cada caso deverá se avaliado.

Leonardo Saraiva

Generalista

Brasília

Quais profissionais tratam Hiperprolactinemia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.