Doenças da hipófise - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças da hipófise

Mylena Medeiros

Mylena Medeiros

Endocrinologista

Recife

Carolina Fudo

Carolina Fudo

Endocrinologista

Santos

Jéssica Viel

Jéssica Viel

Endocrinologista

Chapecó

Michel Barros

Michel Barros

Endocrinologista

Nova Iguaçu

Giovana Coelho de Lima

Giovana Coelho de Lima

Endocrinologista

Campos Gerais

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Doenças da hipófise

Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Doenças da hipófise

Olá, sim, 4cm é considerado grande. Ele pode comprimir uma estrutura chamada de quiasma óptico e assim causar prejuízos na sua visão. Um neurocirurgião deve avaliar o caso para melhor esclarecimento.…

Olá! Após a cirurgia endonasal para tumores da hipófise, é comum nos primeiros dias ter algum desconforto, mas que geralmente é leve. Em caso de dor muito intensa, com piora progressiva, acompanhada…

Olá! Não é normal. Pode ser uma fístula. É necessário avaliação para o diagnóstico. Converse com sua endocrinologista e neurocirurgião. Atenciosamente

Especialistas falam sobre Doenças da hipófise

A hipófise é a principal glândula (órgão produtor de hormônios) do corpo, e encontra-se logo abaixo dos nervos da visão A doença mais comum desta glândula é o adenoma hipofisário (tumor benigno),classificado em: -Tamanho: micro (<1cm) ou macro(>1cm) -Secretor de hormônios (prolactinoma, etc.) ou não secretor Os tumores secretores são tratados com medicações por via oral. Os microadenomas devem ser acompanhados Minha especialidade é o tratamento do macroadenoma não secretor. A cirurgia cerebral por câmeras feita sem cicatriz, pelo nariz (microcirurgia endoscópica transnasoesfenoidal), permite pós operatório rápido (alta em 2 dias) e alta taxa de cura.

Eric Grossi Morato

Neurocirurgião, Neurologista

Belo Horizonte


A glândula hipofisária fica localizada na sela túrcica na região cerebral. Produz diversos Hormonios: ACTH, LH, FSH, prolactina, TSH e GH. Estes por sua vez estimulam glândulas a produzirem outros Hormonios que são responsáveis por diversas funções no nosso organismo. A condição mais comum que o endocrinologista se depara é o prolactinoma em que há um tumor na hipofise prodilutir de prolactina cuja clínica se caracteriza por galactosemia ( saída de leite das mamas) e amenorreia( ausência de menstruação). O tratamento das diversas alterações vai depender do diagnóstico, podendo ser medicamentoso ou cirúrgico.

Amanda De Araujo Laudier

Endocrinologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A grande maioria dos tumores da hipófise são benignos e muitos não precisam de cirurgia para tratamento, podendo ser controlados com o uso de medicamentos. Existem tipos diferentes de tumores que, normalmente, se correlacionam com o tipo de hormônio que está sendo produzido em excesso (p. ex: prolactinoma que produz prolactina, Doença de Cushing que produz ACTH levando ao aumento de cortisol, Acromegalia que produz GH). Mas tem também aqueles que não produzem nenhum tipo de hormônio, e que são denominados adenomas não funcionantes. O mais importante ao receber o diagnóstico de adenoma hipofisário é estar sendo acompanhando por um endocrinologista que tenha experiência no assunto.

Paula Bruna Araujo

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Estudo clínico, laboratorial e imagens, visando o diagnóstico do problema. Tratamento dependendo de cada caso; por exemplo: Microadenoma hipofisário produtor de prolactina: tratamento medicamentoso e acompanhamento com bons resultados.

Walid El Andere

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

As doencas da hipofise sao inumeras, sendo os adnomas de hipofise os mais comuns. Os adenomas sao lesoes na hipofise, em sua maioria benignas, que podem levar ou nao a producao aumentada de um dos hormonios produzidos pela hipofise , por exemplo, a prolactina.

Débora Nazato

Endocrinologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Doenças da hipófise?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.