Hipotireoidismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes
O que é hipotireoidismo?
A glândula tireóide, localizada na parte frontal do pescoço, produz hormônios (hormônios da tireóide) importantes para a regulação do metabolismo do corpo, estimulando o metabolismo celular e, assim, liberar a energia.
Quando a tireóide não consegue produzir o suficiente destes hormônios (tiroxina ou T4 e triiodotironina ou T3) surge uma série de distúrbios em vários sistemas do nosso corpo por uma deficiência do metabolismo celular.
O hipotireoidismo é uma condição que ocorre principalmente em mulheres mais velhas (1,5 a 2% de freqüência em mais de 60 anos). No entanto, este distúrbio também pode ocorrer em pessoas jovens.
Qual é a causa ou causas do hipotireoidismo?
As causas de hipotireoidismo ou diminuição do metabolismo são:
- Inflamação crônica auto-imune da glândula tireóide, também conhecida como tireoidite de Hashimoto. O mecanismo de doenças auto-imunes é que as células do corpo tornam-se subitamente contra alguns de seus próprios tecidos corporais.
- Complicações devido ao tratamento do hipertireoidismo, ou com iodo radioativo ou cirurgia de tireóide.
- Uma condição hereditária que é a falta de pleno desenvolvimento da tireóide.
- Como resultado do tratamento com certas drogas como o lítio, propiltiouracil, amiodarona, ou carbimazole.
- Ingestão de grandes quantidades de iodo, tais como alguns xaropes para tosse, ou suplementos dietéticos.
Quais são os sintomas?
A redução do metabolismo pode afetar todos os órgãos do corpo, incluindo cérebro, coração, pele, intestino e os músculos. Os sintomas geralmente aparecem gradualmente ao longo de um período de tempo. Por esta razão, o hipotireoidismo no idoso é muitas vezes confundida com as mudanças que ocorrem naturalmente nesses pacientes.
Os sintomas mais comuns são:
- Tolerância ao frio diminuiu
- Depressão e letargia
- Ganho de Peso
- Prisão de ventre
- Pele seca, áspera
- Endurecimento do aparecimento de características faciais e voz grave
- Cabelo fino e seco
- Memória fraca (no idoso muitas vezes é a única característica óbvia de hipometabolismo)
- Em casos graves, demência,
Como você pode impedir que o hipotireoidismo?
Pessoas que por algum período de sua vida foram tratados para hipertireoidismo têm um risco aumentado de desenvolver uma diminuição do metabolismo, já que os tratamentos envolvem a destruição de tecido tireoidiano. Portanto, é recomendável para essas pessoas que fizeram uma análise da função da tiróide, pelo menos uma vez por ano.
Evitar a ingestão de medicinas alternativas ou suplementos dietéticos que possuem uma quantidade excessiva de iodo na sua composição.
Como é diagnosticado?
Quando o hipotireoidismo é suspeito, o diagnóstico pode ser confirmado através da realização de um exame de sangue que mede a concentração de hormônio estimulador da tireóide ou TSH (um hormônio produzido na hipófise, cuja missão é estimular a tireóide e desempenha um papel muito importante na regulação do metabolismo).
Quando a quantidade de T3 e T4 no organismo é muito baixa, a glândula pituitária libera sinais de TSH da tireóide para ela trabalhar mais e produzir maiores quantidades de T3 e T4. Esta análise aumentada dos níveis de TSH mostra que a glândula tireóide é menos ativa do que deveria e precisa ser estimulada. Na análise, portanto, encontram um baixo nível de hormônios tireoidianos e TSH geralmente alta. No entanto, em alguns casos pode acontecer é que o TSH é baixo demais. Neste caso, o hipotireoidismo é causado por uma deficiência de estimulação da tireóide pela hipófise.
Em outros momentos, pode ser encomendado exames de sangue adicionais para verificar o estado do sistema imunológico, que pode ser alterada (encontrado proteínas anormais, conhecidas como anticorpos antimicrossomais). Esta análise pode ser muito útil no diagnóstico.
Às vezes, principalmente se o paciente tem um bócio (tireóide), também pode ser encomendado um ultra-som da glândula.
Como é hipotireoidismo?
O metabolismo cronicamente diminuído (hipotiroidismo) deve ser tratado com comprimidos para a vida de levotiroxina (hormônio da tireóide, que substitui a falta no organismo). Geralmente é recomendado iniciar com doses baixas, aumentando gradualmente até à dose necessária para uma normalização dos valores dos hormônios tireoidianos no sangue.
Quando você chegar a esta situação, as medições do estado metabólico são realizadas uma vez por ano.
Comprimidos de levotiroxina não tem apenas efeitos colaterais. No entanto, é preciso estar alerta para os sintomas do aumento do metabolismo (o oposto do hipotireoidismo), o que pode ocorrer se a dose for muito alta.
Previsão
Com o tratamento adequado, uma pessoa com hipotireoidismo pode levar uma vida normal.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - hipotireoidismo
Perguntas sobre Hipotireoidismo
Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Hipotireoidismo