Diarréia do viajante - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Causas da diarreia do viajante
A causa mais comum de diarréia em viajantes ou em pessoas que estão em férias longe de casa são diferentes tipos de microorganismos (vírus, bactérias e parasitas) encontrados no local de destino.
Esses microorganismos podem ser encontrados na água, por isso esta é uma importante fonte de risco. Portanto, em muitos lugares deve ser evitada beber. Não beba água da torneira, mas a água engarrafada (verifique que a garrafa não foi aberta anteriormente e re-fill) e não use água da torneira para fazer gelo, então, comer ou escovar os dentes ou lavar alimentos. Não engolir água quando você tomar banho ou duche.
Estima-se que aproximadamente 40% dos casos de diarréia do viajante são devidas a infecções por bactérias, formando Escherichia coli enterotoxina. Outras bactérias que podem causar diarréia são Vibrio (uma espécie causadora da cólera), Salmonella, Versini, Shigella, Campylobacter, Staphylococcus, Bacillus cereus e Clostridium difficile.
Alguns parasitas como Giardia ou amebas também causam diarréia. Além disso, os vírus (enterovírus rotavírus, etc.) também são uma causa comum. Exceção pode ser devido a fungos e, às vezes, é veneno (químicos ou drogas, por exemplo).
Algumas infecções requerem tratamento médico específico (antibióticos, por exemplo), mas a diarréia do viajante é muitas vezes auto-limitada e geralmente se resolve dentro de uma semana.
Incidência
A incidência é a razão entre o número de casos ocorridos em um determinado período de tempo eo número de pessoas expostas à doença. Neste caso, a incidência é muito variável, dependendo de fatores como a pessoa cuidadosa com relação a medidas preventivas, o clima, a higiene do lugar, e assim por diante. Em algumas condições, a incidência pode chegar a 80%.
Diarréia do viajante ocorre em qualquer lugar do mundo.
Fatores que afetam a infecção. Regras gerais para a prevenção
Diarréia do viajante geralmente é causado por um ou mais dos seguintes fatores:
Alimentos ou bebidas contaminadose ingestão de substâncias tóxicas.Muitos problemas podem ser evitados por conhecer os mecanismos pelos quais a infecção é transmitida, que incluem:
Toxinas (venenos), produzida por alguns microrganismos
Por exemplo, a toxina botulínica, pode ser encontrada em alguns alimentos enlatados, ou produzidas por Staphylococcus aureus ou Bacillus cereus (este último, por vezes, repetidamente, aquecer e arrefecer os pratos com arroz). Algumas dessas toxinas são muito resistentes ao calor e difícil de remover o alimento cozido.
O velho ditado "cozidos, descascados ou não tomadas", continua em vigor.
Precauções devem ser tomadas em conta
Muitas infecções gastrointestinais podem ser evitados tomando algumas precauções, tais como:
- Lavar as mãos freqüentemente e usar sabão. Isto é especialmente importante antes de comer ou colocar algo na boca quando manusear toileting, alimentação, etc. Para secar, use uma toalha limpa ou ar sozinho. As mãos molhadas pode representar um risco de infecção. Se você deixar o campo, pode levar sabão.
- Beber água engarrafada ou tratada adequadamente. Evitar os produtos lácteos, doces e sorvetes, destinos de alto risco (só consumir leite e produtos lácteos devidamente higienizado). Bebidas quentes e refrigerantes engarrafados tendem a ser mais seguro.
- Não use gelo que não tenha sido preparado com garantia de água.
- Se você pegar alimentos frescos, certifique-se de ter sido suficientemente cozidas.
- A comida deve ser sempre cozida o suficiente e deve ser servido quente.
- As saladas lavadas em água locais representam um risco. Preste atenção aos recipientes para alimentos. A fruta deve ser descascada si mesmo. Não comer vegetais crus.
- Evite comer peixes e mariscos que tem sido o dia todo no sol, ou foram capturados em áreas onde não há esgotos. Não comer peixe cru.
- As barracas de alimentos não pode ser aconselhável ao cuidar de higiene. Evite alimentos de vendedores ambulantes.
- Cuidado com os molhos e preparações que contenham ovos crus.
- Produtos destilarias casa pode representar um sério risco.
- Se você puder, dê uma olhada na cozinha, onde você vai comer, se a menor dúvida de condições de higiene, encontrar outro lugar para comer.
Medicamentos para a prevenção
Não há vacina eficaz para evitar a diarréia do viajante, e não é recomendado para uso preventivo de antibióticos. Cápsulas contendo bactérias do ácido láctico não foi provado ser eficaz.
É recomendável a vacinação contra a hepatite A. Esta doença não causa diarreia do viajante, mas é transmitida por alimentos contaminados e bebidas.
Tratamento da diarréia do viajante
Na maioria dos casos, a doença será aliviada em 5-8 dias e não requer tratamento específico, mas um tratamento geral e observância de determinadas normas, tais como:
- Beber líquidos em abundância. Lembre-se que a diarréia pode causar desidratação grave em pessoas de qualquer idade, mas especialmente em crianças. Se, além disso há febre com sudorese profusa e vômitos, aumento de perda de líquido. Hidratação são preferíveis aos líquidos que contenham sais e glicose. Nas farmácias são soluções de reidratação disponíveis para dissolver na água. Em casos graves necessitam de reidratação intravenosa, realizado em um hospital.
- Se você acha que isso pode ser causada por uma bactéria (como E. coli, por exemplo) pode usar um antibiótico, a ciprofloxacina.
- Uma dieta com alimentos como arroz cozido mole, frutas descascadas, torradas, etc.
- Descanso.
- Em alguns casos de diarréia podem ser úteis drogas que diminuem a motilidade (mobilidade espontânea) intestinal, como a loperamida ou codeína, mas em outros casos são contra-indicados.
- Em áreas onde a malária existe, é preciso lembrar que ela também pode causar diarréia.
Sinais de alarme, a quem você deve consultar o seu médico
Diarréia sanguinolenta
Ela pode ser causada por muitas doenças, mas em algumas viagens a ter em conta a possibilidade de disenteria bacteriana (causada por shigella) ou amebiana. Disenteria bacteriana geralmente ocorre de repente e causar inúmeros depoimentos (10 a 25 por dia) com sangue, dor na defecação (tenesmo), dor abdominal e febre alta. Existe o risco de desidratação. O tratamento inclui antibióticos (ciprofloxacina) e reidratação. Disenteria amebiana geralmente surge de uma forma mais gradual. Requer um tratamento específico para prevenir complicações (principalmente fígado). Metronidazol é geralmente dada. Enquanto estiver a tomar metronidazol não pode ingerir álcool. Nos casos com menos episódios de diarréia com sangue também deve consultar um médico.
Febre alta
A febre ocorre em muitas doenças infecciosas. Nos locais de trabalho onde as doenças exóticas (incluindo a malária) devem procurar assistência médica em caso de febre alta ou mal-estar geral.
Diarreia com muco amarelo ou verde
Desidratação
Se o paciente é incapaz de beber o suficiente para permanecer adequadamente hidratado, pode ser analisado por alguns sinais, por exemplo, ter a boca seca, você urinar pouco e escuro, ou está em um estado letárgico.
Diarréia aguda em crianças pequenas, idosos, debilitados ou mal
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - diarréia do viajante
Perguntas sobre Diarréia do viajante
Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Diarréia do viajante
Quais profissionais tratam Diarréia do viajante?
Diarréia do viajante em São Paulo
Diarréia do viajante em Belo Horizonte
Diarréia do viajante em Rio de Janeiro
Diarréia do viajante em Porto Alegre
Diarréia do viajante em Fortaleza
Diarréia do viajante em Niterói
Diarréia do viajante em Balneário Camboriú
Diarréia do viajante em Florianópolis
Diarréia do viajante em Maceió
Diarréia do viajante em Salvador
Diarréia do viajante em Curitiba
Diarréia do viajante em Hortolândia
Diarréia do viajante em Manaus
Diarréia do viajante em Lauro de Freitas
Diarréia do viajante em Taguatinga
Diarréia do viajante em Vitória
Diarréia do viajante em Aparecida de Goiânia
Diarréia do viajante em Confresa
Diarréia do viajante em Cuiabá
Diarréia do viajante em Foz do Iguaçu
Mais (15)