Cirrose hepática - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - cirrose hepática
Perguntas sobre Cirrose hepática
Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Cirrose hepática
Especialistas falam sobre Cirrose Hepática
A cirrose hepática é o estágio final de uma série de doenças que acometem o fígado. Ao contrário do que se pensa, embora o uso abusivo de bebidas alcoólicas seja frequente causa de cirrose hepática outras podem ocorrer como hepatitespor vírus,medicamentos (atualmente pouco comum), distúrbios do metabolismo (alteração que vem se tornando a principal causa nos dias atuais), doenças auto-imunes, entre outras.
O tratamento consiste em tratar a causa que levou o paciente a ter cirrose, quando possível, e monitorização e tratamento das complicações decorrentes desta doença como hemorragias encefalopatia e ascite.
A cirrose pode ser causada por diversas doenças do fígado, como aquela relacionada a ingestão de bebidas alcoólicas, hepatites virais B e C e esteatose hepática ("gordura no fígado"). Pode não levar a sintomas por vários anos, até o surgimento de complicações como olhos e pele amarelados (icterícia), acúmulo de líquido no abdome (ascite), sangramento digestivo e alterações do sono e confusão mental (encefalopatia hepática). O atendimento do paciente com cirrose e voltado para identificar e tratar sua causa, pesquisar a presença de complicações e tomar medidas para tratá-las e preveni-las e avaliar a necessidade de transplante de fígado.
Toda inflamação ou agressão no fígado sem tratamento estimula a produção de colágeno e vai lentamente causando fibrose no fígado, que é graduada de 0 a 4, sendo o grau 4 é a cirrose. Diferente do que se imagina, o consumo crônico do álcool não é a única causa de cirrose hepática. Muitas outras condições estão associadas, como hepatites virais, hepatite autoimune, doenças do metabolismo do cobre e do cobre e do ferro, lesões por medicamentos, doenças nas vias bilares e uma causa importante, que tem sido muito subvalorizada: esteatose hepática. Todas essas doenças causam lentamente a cirrose se não forem bem tratadas. Não espere ter sintomas. Procure um gastro/hepatologista para seguimento.
Cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza pela cicatrização inadequada e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea no fígado, associado a redução de sua função. Pode ser causada por inflamação crônica decorrentes de gordura no fígado, vírus da hepatite C e B, autoimunidade e doenças genéticas. Por muito tempo, pode evoluir sem sintomas, porém, manifesta-se principalmente, através de desenvolvimento de sangramento digestivo secundário a varizes no esôfago, líquido na cavidade abdominal (ascite), confusão mental, pele e olhos amarelados (icterícia), aumento das mamas nos homens (ginecomastia), redução (atrofia) dos testículos, fadiga inchaço (edema) das pernas.
Os sintomas de cirrose hepática que é a degeneração do fígado podem incluir:
Fraqueza, Falta de apetite, Perda de peso, sem causa aparente, Pele e olhos amarelados, Coceira por todo o corpo, Abdômen inchado, Vômito com sangue devido ao sangramento das varizes do esôfago, Insuficiência renal, Desnutrição, em casos avançados, Atrofia muscular, Rubor das palmas das mãos, Flexão dos dedos das mãos, Aranhas vasculares: veias em forma de aranha sob a pele;Aumento das mamas nos homens, Aumento das glândulas salivares localizadas ao nível das bochechas, Atrofia testicular, Neuropatia periférica que é a perturbação das unções do sistema nervoso.
Quais profissionais tratam Cirrose hepática?
Cirrose Hepática por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.