Dispepsia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - dispepsia
Perguntas sobre Dispepsia
Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Dispepsia
Especialistas falam sobre Dispepsia
A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para a avaliação do esôfago, estômago e duodeno. Sintomas como dor abdominal, queimação, refluxo, náuseas e vômitos, sangramentos, etc podem ser indicações de realizar esse exame para elucidação diagnóstica. A endoscopia é fundamental para diagnosticar lesões malignas nesses órgãos, assim como para detecção da bactéria H. pylori, relacionada a várias patologias gástricas.
Dispepsia é o nome que se dá para má digestão. Isso precisa ser bem investigado pelo gastroenterologista clínico. O tratamento bem feito inclui remédios e sobretudo mudanças nos hábitos de vida e alimentação adequada.
Se tudo for feito corretamente, existe grande chance de melhora. É fundamental uma boa relação médico-paciente, pois muitas orientações precisam ser dadas. A consulta não deve ser corrida. É preciso abordar aspectos da vida pessoal, psicológica e social do paciente. Se o médico não tiver sensibilidade para isso, os resultados podem não ser satisfatórios.
O estômago é um dos órgãos que compõem o sistema digestivo. Quando nos alimentamos, todo o alimento, depois de mastigado na boca, vai para o estômago, onde é feita a digestão. No estômago, encontramos células que produzem enzimas e outras que produzem o ácido clorídrico.
Revestindo o estômago, temos uma mucosa que o protege da ação desse ácido, e a gastrite nada mais é do que inflamação dessa mucosa de revestimento
Sensação dolorosa ou de mal estar recorrente em abdome superior, podendo se manifestar ainda como sensação rápida de saciedade ou plenitude pós-alimentar, eructações(arrotos). Outras queixas podem ser descritas pelo paciente e o cuidado na coleta de informações durante a consulta podem guiar com mais precisão ao diagnóstico. Dependendo de cada caso, levando-se em conta por exemplo idade e fatores de risco, são solicitados de imediato exames laboratoriais e de imagem associados a tratamento do desconforto do paciente para melhor qualidade de vida. Atenção na descrição das queixas do paciente e questionamentos feito pelo médico são as principais armas para o diagnóstico.
Quais profissionais tratam Dispepsia?
Dispepsia por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.