Disfagia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Outros nomes: Distúrbios da deglutição; Dificuldade para engolir.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - disfagia
Perguntas sobre Disfagia
Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Disfagia
Especialistas falam sobre Disfagia
A disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição . Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. Pode ser causada por alterações neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame, outras doenças neurológicas e/ou neuromusculares e também alterações locais obstrutivas.
Disfagia é uma dificuldade relacionada à alimentação. Pode ser observada pela recusa alimentar, presença de pigarro, tosse, engasgo ou alteração na voz durante ou após a alimentação.
Como tratamento, ofereço aliada à terapia tradicional, o uso de bandagem elástica terapêutica e a eletroestimulação pelo VitalStim, equipamento americano exclusivamente criado para pacientes com essa alteração.
A disfagia caracteriza-se pela dificuldade no transporte do alimento da boca até o estômago e é dividida em dois grupos distintos: disfagia orofaríngea (ou de transferência) e disfagia esofágica (ou de transporte). Os sintomas mais frequentemente relacionados à disfagia orofaríngea são dificuldade de iniciar a deglutição, engasgos e sensação de alimento retido na garganta. Já na disfagia esofágica, os sintomas mais comuns são regurgitação e sensação de que o alimento não desce pelo esôfago, causando desconforto torácico.
A disfagia é caracterizada por alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir o alimento ou a saliva.
A Disfagia pode ocorrer em diversas fases da vida, acomete muito os idosos e/ou pode estar associada à alguma patologia e trazer sérios riscos à saúde, inclusive óbito por broncoaspiração.
A disfagia é a dificuldade que a pessoa tem de engolir. Isso pode causar, além de riscos de pneumonia, isolamento social, depressão...
Para fazer a terapia de disfagia, elaboramos um programa de exercícios, fazemos adaptações de postura e comida, de momo que o paciente consiga retornar à alimentação normal o mais rápido possível.
Trata-se da dificuldade no ato de deglutir, podendo ser específico para cada fase da deglutição e de diversos graus de severidade, onde ocorre o risco de broncoaspiração.
Disfagia é o nome dado para os problemas de deglutição. Pode acontecer para as diferentes consistências de alimentos (líquida, pastosa, sólida) em conjunto ou separadamente e em graus variados. As queixas podem ser: engasgos, entalos, tosse ou pigarro durante ou após a alimentação, dificuldade para engolir, sensação de alimento parado na garganta. Distúrbios da deglutição também podem ser causa de pneumonias e doenças pulmonares, quando ocorre aspiração do alimento (comida indo para o "caminho errado", parando no pulmão). A avaliação da disfagia inclui os exames de videoendoscopia da deglutição e/ou videodeglutograma.
Quais profissionais tratam Disfagia?
Disfagia por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.