Fibromialgia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
O que é fibromialgia?
Fibromialgia (anteriormente fibrosite) é uma doença "reumática" frequente, em que os sintomas são causados ??nos músculos, tendões e ligamentos nas articulações, e cujo desconforto pode persistir por meses ou mesmo anos, embora os tecidos afetados não sofram danos irreversíveis.
Qual é a causa da fibromialgia?
A causa é desconhecida. Pesquisas indicam que pacientes com fibromialgia, possuem um distúrbio do sono que podem ser detectados através do estudo das ondas cerebrais no eletroencefalograma (EEG).
Você pode desenvolver fibromialgia se um distúrbios do sono for constante. Assim, qualquer causa de problemas de sono podem levar a este transtorno. Por exemplo, pessoas com artrite podem desenvolver fibromialgia, porque a dor e o desconforto da doença subjacente podem levar a alterações nos padrões de sono (isso é chamado de fibromialgia secundária). Problemas emocionais e depressão também podem desencadear o seu aparecimento. O problema que ocorre é que quando você começar o desconforto da fibromialgia é perturbado o sono, provocando um ciclo vicioso de dor e exaustão que pode levar à depressão.
Em alguns pacientes o aparecimento da fibromialgia pode estar relacionada a trauma ou um acidente recente. Isso é chamado de fibromialgia reativa.
A pesquisa indica que a fibromialgia também pode estar associada com a falta de produção de hormônio do crescimento pela glândula pituitária ou falta de exercício.
Quem está em risco?
Fibromialgia tem algumas semelhanças com a síndrome da fadiga crônica (pós viral) ou encefalomielite miálgica (ME). No entanto, os pacientes com EM têm história de infecção viral, menos dor e são mais cansadas e letárgicas que as pessoas com fibromialgia.
Quais são os sintomas da fibromialgia?
A dor pode afetar quase a totalidade do corpo e às vezes é graves o suficiente para alterar sua vida. Pontos sensíveis em áreas específicas são apontados como a área externa dos cotovelos, ombros superiores, tórax anterior superior, parte interna dos joelhos, etc.
Pessoas que sofrem de fibromialgia podem parecer boas, apesar de ser subjetivamente errado. Pacientes tem geralmente dificuldade em acordar, mesmo que tenham dormido bem não melhoram com o passar do dia. Cansaço também pode flutuar ao longo do dia. Alguns pacientes podem notar uma falta de energia que são difíceis de realizar um trabalho completo dia doméstico, ou fazer compras.
Outros sintomas incluem a má circulação ou sensação de sensação subjetiva de inchaço nas mãos e pés que não são realmente inchadas. Eles também podem notar formigamento nos dedos das mãos e dos pés com um sentimento de "adormecer" e sensação de ter de mover as pernas, especialmente durante o sono.
Pacientes muitas vezes se sentem humor, irritado triste e baixa. Eles podem sofrer dores de cabeça, dificuldade de concentração, esquecimento e do cólon irritável ou bexiga urinária, que na prática significa por dor abdominal e períodos alternados de diarréia e constipação e micção freqüente. As mulheres também podem ter dor com o seu período.
Como pode a fibromialgia ser diagnosticada?
Nenhum teste único, como exames de sangue ou raios-X podem permitir dignosticá-la. O médico pode suspeitar da doença pelos sintomas do paciente e a ausência de danos estruturais, inflamação ou inchaço das articulações no exame físico. A presença de áreas dolorosas em partes do corpo, bem como a história de fadiga e distúrbios do sono podem ajudar o médico fazer o diagnóstico.
Os médicos costumam fazer exames de sangue ou até mesmo raios-X para excluir outras doenças com sintomas similares aos da fibromialgia e síndrome da fadiga crônica ou ME, em que exames de sangue mostram frequentemente passado ou recentes de infecção viral.
Que outras doenças têm sintomas semelhantes?
As seguintes doenças têm sintomas semelhantes aos da fibromialgia e devem ser excluídos no exame físico ou análise de laboratório e raios-x:
- Hipotireoidismo
- Polimialgia reumática, que é uma doença inflamatória reumática que afeta principalmente pessoas com mais de 55 anos. Estes pacientes, ao contrário daqueles com fibromialgia têm maior taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR) no sangue.
- Pacientes com uma doença auto-imune chamada síndrome de Sjogren têm, frequentemente, fadiga e dor generalizada que pode imitar a fibromialgia. Mas esses pacientes também apresentam ressecamento e grittiness nos olhos, boca seca e inchaço das glândulas salivares. Exames de sangue também ajudar a confirmar o diagnóstico de síndrome de Sjögren.
- Como o que acontece com síndrome de Sjögren, outras doenças como a artrite reumatóide e lúpus eritematoso pode inicialmente parecer uma fibromialgia. Mas depois de alguns meses, o verdadeiro diagnóstico geralmente é clara e os testes podem ajudar a confirmar o diagnóstico e excluir a fibromialgia.
Como a doença progride?
Ocasionalmente, a doença desaparece após meses ou mesmo anos, mas geralmente continua ao longo dos anos. Pacientes com fibromialgia devem saber que a doença não causa danos permanentes nas articulações, lesões ósseas ou incapacidade permanente. Não aumentou o risco de artrite nos anos posteriores da vida.
Quais são os tratamentos disponíveis?
Embora não seja uma cura, muito pode ser feito para aliviar os sintomas, especialmente com a ajuda da família do paciente e médico.
- Analgésicos podem ser úteis em diferentes classes, começando com o mais suave como paracetamol. O mais poderoso, com codeína só deve ser utilizado quando são testados e analgésicos não são eficazes.
- Drogas anti-inflamatórias, os AINEs também chamado, como o ibuprofeno, também pode ser útil, mas é mais utilizado apenas quando analgésicos falharam, porque eles muitas vezes têm efeitos colaterais como úlceras do estômago e outros problemas.
- Quando uma ou duas áreas particularmente dolorosos, como a área externa dos cotovelos, lateral do quadril ou ombro pode ser útil a injeção de um anestésico local e esteróides (cortisona). O colar cervical só deve ser utilizado para obter alívio por períodos curtos, o uso prolongado não é recomendado, pois provoca rigidez e fraqueza muscular.
- Perturbação do sono é um grande problema, mas é melhor evitar, porque o hábito pílulas para dormir formando. Os antidepressivos podem ser eficazes, mesmo que a pessoa não é verdadeiramente deprimido, melhorando o sono e quebrar o círculo vicioso do distúrbio do sono e dor. Antidepressivos são receitados com mais freqüência na fibromialgia incluem a amitriptilina e fluoxetina. Tenha em mente que seu efeito não é imediato e leva de dois a três meses para desenvolver o seu efeito benéfico. Amitriptilina deve ser iniciado com dose baixa e aumentar lentamente ao nível exigido.
Recomendações
A maioria dos pacientes aprendem a viver com fibromialgia.
- Os pacientes geralmente são incentivados a fazer exercícios aeróbicos regulares ou natação para melhorar a aptidão física. Técnicas de relaxamento e exercícios físicos regulares ajudam a melhorar os padrões de sono. O conselho útil inicial de um fisioterapeuta dirá os exercícios mais adequados.
- Os pacientes devem evitar certos medicamentos, como descongestionantes, excesso de álcool, chá ou café, especialmente se tomadas no final da tarde.
- É também benéfico controlar o estresse, comer saudável e manter a perda de peso.
- Deve tomar os medicamentos recomendados pelo médico, tendo dito isso, se há efeitos colaterais inaceitáveis.
- A família deve entender a doença e dar ao paciente o apoio necessário para superar o desconforto.
O que pode o seu médico?
Seu médico de família pode fornecer apoio e aconselhamento.
Qual é o prognóstico de pacientes com fibromialgia?
Embora em um pequeno número de pacientes a doença seja de curta duração, a maioria continua a sofrer os sintomas durante meses ou mesmo anos. No entanto, em geral, os pacientes aprendem a controlar sua doença. Eles podem encontrar ajuda nos grupos de apoio e associações de pacientes com esta doença.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - fibromialgia
Perguntas sobre Fibromialgia
Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
Especialistas falam sobre Fibromialgia
Ana Luiza S. Goes
Especialista em medicina física e reabilitação, Neurologista
Rio de Janeiro
Agendar uma visitaEspedito Rocha De Carvalho Junior
Geriatra, Especialista em dor, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Agendar uma visitaAdriana Guimarães De Farias
Reumatologista, Médico acupunturista, Especialista em clínica médica
Porto Velho
Lislie Schoenstatt Abram Oliveira Gomes Bergantin
Médico de família, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Agendar uma visitaMarcella Andrade
Reumatologista, Médico clínico geral, Especialista em dor
Rio de Janeiro
Agendar uma visita