Dor no ombro - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Qual o significado de dor no ombro?
O ombro é a região do corpo que contém e envolve a articulação glenoumeral é a dobradiça que formam o osso do úmero e do ombro. No entanto, o movimento do braço que envolve as articulações mais e estruturas musculares e ligamentares. Juntos, nós chamamos a cintura escapular.
Dor no ombro pode expressar uma alteração da cintura escapular ou ser produzida por uma lesão distantes (infarto do miocárdio, por exemplo), mas manifestam nessa área.
Quais são os sintomas de dor no ombro?
Você pode ser basicamente de três tipos:
Mecânico
Melhora com repouso e piora com certos movimentos ou posições (por exemplo, geralmente não é capaz de inclinar-se sobre a cama). Você pode sentir essa dor na frente ou lateral do ombro, lesões do manguito rotador, bíceps e instabilidade do ombro. Se você notar dor no ombro superior pode ser uma contração do músculo trapézio ou músculos profundos do pescoço.
Inflamatório
Limita severamente todos os movimentos do ombro, piora com o repouso e especialmente à noite, impedindo a intensidade do sono. É típico de infecções e artrite, por cristais de depósito na articulação (gota, pseudogout) ou reumática.
Lesões dor distante
Não restringe o movimento ou sem movimento é alterado. A dor é observada no ombro pode exceder o cotovelo, o que geralmente não acontece com o aumento da cintura escapular. É um sintoma, ou lesões de vísceras (coração, pulmão, etc), caso em que é chamado de referência, ou um distúrbio neurológico e é chamado de irradiação. Neste último caso, pode ser acompanhada de formigamento, atrofia muscular e perda de força ou sensação.
Os movimentos limitados podem estar ativados quando o paciente não consegue voluntariamente fazê-los.
O que faz o médico com uma dor no ombro?
Primeiro, o médico realiza uma série de perguntas sobre a doença do paciente, operações anteriores, o trabalho de ombro ou esportes que você joga, ou não, se a dor começou a seguir a um acidente vascular cerebral, e assim por diante.
Depois de passar a fase de inspeção em que ele observa se seu ombro tem atrofia muscular, nódulos, deformações, contusões, etc.
Palpação - está pressionando certos pontos que norteiam o que é a estrutura danificada. Se a área, não dói espontaneamente ao toque, pode ser referida como dor.
Em seguida, explorar a mobilidade, tanto ativa como passiva do ombro e pescoço. Amplitude de movimento é a capacidade de executar um certo movimento, mas em graus da circunferência.
Finalmente, testes específicos realizados para as estruturas da cintura escapular, tais como:
- Glenoumeral testes de estabilidade: as forças conjuntas do úmero até o ombro.
- Testes de "invasão": o movimento forçado em determinadas posições desencadeia uma fricção dos tendões do manguito rotador contra as paredes da caixa que os contém. Por exemplo, o paciente tenta separar o braço do corpo contra a resistência aplicada pelo médico, resultando em dor severa que pára de se mover, o que pode ser um sintoma de uma ruptura ou tendinite do tendão supra-espinhal.
Dependendo da suspeita, o médico irá realizar um exame neurológico, além disso, a dor, pulmonar ou cardiovascular abdominal.
Que testes posso encomendar?
- Radiografias do ombro em várias posições, para descartar fraturas, calcificações e nódulos. Dependendo da suspeita, o médico pode estender o estudo radiográfico do pescoço e nas costas.
- Um ultra-som para detectar tendinite e desgaste dos tendões e músculos do ombro.
- Diante de uma possível lesão neurológica pode ser útil estudos eletrofisiológicos e tomografia computadorizada ou ressonância magnética do pescoço.
- Outros testes, como exames de sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia computadorizada de tórax e abdômen, e assim por diante., São reservados à suspeita de lesão visceral.
Quais são as causas de dor no ombro?
dor mecânica
- Conflito de espaço entre o manguito rotador e do osso e ligamento que o rodeia, geralmente é causado por tendinose (espessamento) ou ruptura do manguito rotador.
- Ombro congelado: a cápsula articular torna-se rígida e mobilidade é difícil e dolorosa.
- Omartrosis: osteoartrite da articulação glenoumeral.
dor inflamatória
- Inflamação aguda causada pela ação de micro-depósitos na articulação (pirofosfato de cálcio hidroxiapatita, que faz com que condrocalcinose).
- Artrite reumatóide
Causam dor a uma distância
- Radiculopatia cervical (envolvimento de raízes nervosas saindo da coluna vertebral cervical) na altura da 4 ª e 5 ª vértebras.
- Lesões do plexo braquial por compressão ou inflamação, constituindo, neste caso Parsonnaje síndrome de Turner (às vezes ocorre após uma infecção viral ou vacina).
- Lesão do nervo circunflexo, supra-escapular, torácico longo
- Infarto do miocárdio
- Lesões pleurais
- Cólica biliar
Quais são os tratamentos indicados para dor no ombro?
O tratamento depende da causa da dor, individualizado para cada paciente. Drogas que podem ser usadas ??no tratamento da dor são:
- Analgésicos como o paracetamol puro. Eles têm poucos efeitos colaterais e são muito bem tolerados.
- Com analgésicos antiinflamatórios como a aspirina. Eles podem causar úlceras pépticas.
- Esteróides anti-inflamatórios analgésicos, como a cortisona. Pode infiltrar localmente e em alguns casos ser necessário intramuscular ou comprimidos. Neste último caso, deve ser cuidadosamente controlada a retirada da droga, para não causar uma síndrome de abstinência, que pode ser grave.
Base física de massagem terapêutica, exercício e correntes podem ser úteis em certos casos. Quando a dor resiste ao tratamento, pode-se avaliar uma solução cirúrgica em um número de casos.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - dor no ombro
Perguntas sobre Dor no ombro
Nossos especialistas responderam a 364 perguntas sobre Dor no ombro