Consulta Endocrinologia e Metabologia
Sou médico Endocrinologista e Metabologista pela USP, especialista no tratamento de obesidade, diabetes, hipertensão (pressão alta), apneia do sono, ejaculação precoce, tireoide, tabagismo, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), esteatose hepática (fígado gorduroso), reposição hormonal, distúrbios do sono entre outras condições médicas.
Extensa experiência clínica em mais de 35 anos de consultório particular, ambulatórios e hospitais, além de frequente atualização em congressos médicos nacionais e internacionais.
Teleconsulta
Minha consulta de telemedicina segue rigorosamente todos os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, tem duração de uma hora e inclui um retorno dentro de 30 dias.
O atendimento personalizado com o devido esclarecimento sobre as doenças e o bom relacionamento médico-paciente são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Andropausa
A partir dos 30 anos ocorre uma lenta e gradual redução da produção do principal hormônio masculino, a testosterona. Os níveis de testosterona variam entre os homens. De maneira geral, os mais velhos têm níveis menores deste hormônio.
Os principais sintomas da andropausa são:
- Ganho de peso, principalmente na região abdominal;
- Diminuição do desejo sexual, menos ereções espontâneas durante o sono, disfunção erétil;
- Diminuição da motivação e/ou autoconfiança, depressão, alteração na concentração e na memória;
- Redução da força e massa musculares, diminuição da densidade óssea (osteoporose), diminuição dos pelos corporais;
- Alterações no sono, como sonolência aumentada e insônia;
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, acomete 10% da população em geral e chega a 15% em pessoas acima de 60 anos, sendo mais frequente nas mulheres do que nos homens. No entanto, a maioria dos portadores desconhecem a doença pois seus sintomas são inespecíficos e podem ser atribuídos a outras doenças ou condições. Os principais sintomas são cansaço, sonolência excessiva, tristeza, queda de cabelo, unhas fracas, ganho de peso, câimbras, diminuição da memória e concentração, alterações menstruais.
O hipotireoidismo pode ser facilmente diagnosticado pela dosagem do TSH, e o tratamento é realizado com a reposição deste hormônio em níveis adequados e individualizados.
Ejaculação precoce
A ejaculação precoce é o distúrbio sexual mais comum nos homens com menos de 40 anos. Sua principal causa é a ansiedade.
Este distúrbio leva a uma dificuldade na satisfação da parceira e a um desajuste no relacionamento. Os jovens com essa dificuldade evitam procurar novos relacionamentos por vergonha, insegurança e medo de não corresponder às expectativas, agravando o quadro.
Os portadores de ejaculação precoce se sentem envergonhados e têm dificuldade em falar disso com seu médico. Isso em nada ajuda na resolução do problema. Essa dificuldade é muito mais comum do que você imagina.
O tratamento é efetivo na grande maioria dos pacientes, melhorando muito a qualidade de vida.
Obesidade
A obesidade é uma doença pró-inflamatória que aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, fígado gorduroso, cânceres (mama, fígado, cólon etc), artrite, infertilidade, apneia do sono e pode afetar negativamente a saúde mental devido à estigmatização da doença. Segundo o Ministério da Saúde, em dez anos, o número de obesos no país aumentou 67,8%. O aumento da obesidade se deve principalmente às mudanças ambientais, pela maior disponibilidade de alimentos ultraprocessados (macarrão instantâneo, bolachas, barras de cereais), diminuição do tempo de sono e alterações na microbiota intestinal.