Dr. Iberê Datti

Ortopedista - Traumatologista mais

São Paulo 1 endereço

Número de registro: CRM: 161636-SP RQE Nº: 85460

Experiência

Ortopedista especialista em cirurgia de joelho, toda formação realizada no IOT-HCFMUSP, com foco nos tratamentos conservador (não cirúrgico) e cirúrgico das principais doenças ortopédicas que acometem o joelho: 111õ11 de menisco, cartilagem, ligamentos cruzados, artrose, condromalácia patelar, tendinites, entre outras. Meu objetivo é, da forma menos invasiva possível, propiciar conforto, qualidade de vida e manutenção das atividades cotidianas e esportivas aos pacientes.
mais
Experiência em:
  • Artroscopia
  • Prótese do Joelho
  • Cirurgia do Joelho
  • Reconstrução Ligamentar

Consultório

Consultório particular
Avenida Roque Petroni Júnior 1089, cj. 513, Vila Gertrudes, São Paulo

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Atende: adultos, crianças de qualquer idade

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros ortopedistas - traumatologistas perto de mim

Serviços e preços

Consulta ortopedia e traumatologia


Primeira consulta ortopedia e traumatologia


Retorno de consultas ortopedia e traumatologia


Artrocentese Do Joelho


Retirada De Placa E Parafuso


+1 serviço

Como mostramos os preços?

Artigos

Lesões de ligamentos cruzados do joelho

O LCA é um ligamento que ajuda nas estabilidade do joelho. Sua lesão geralmente ocorre em traumas esportivos. Durante a lesão do LCA é comum ouvir um estalo (“POP”) e ter a sensação de que o joelho saiu do lugar. Logo após a lesão o joelho incha e o paciente fica com sensação de instabilidade. O tratamento conservador pode ser tentado em pacientes que não apresentam queixa de instabilidade para o nível de demanda funcional desejado. Para pacientes que desejam manter prática de atividades que exijam movimentos rotacionais, mudança de direção e aceleração/desaceleração brusca o tratamento recomendado habitualmente é a reconstrução cirúrgica do LCA.


Luxação Patelar

A patela é um osso que fica entre os tendões quadricipital e patelar e se articula com o fêmur. A instabilidade patelar é caracterizada por eventos repetidos de luxação ou subluxação patelar. O não tratamento dos quadros de instabilidade patelar permite que novos eventos de deslocamento da patela ocorram, podendo causar lesão de cartilagem, dor, limitação funcional e artrose precoce. O tratamento pode ser conservador (fisioterapia, fortalecimento muscular e educação do paciente) ou cirúrgico. As principais opções de tratamento cirúrgico são: reconstrução do ligamento patelofemoral medial e osteotomia da tuberosidade anterior da tíbia.


Lesão meniscal

O menisco funciona como um amortecedor do joelho, protegendo a cartilagem articular. A lesão do menisco pode ocorrer por causas degenerativas ou traumáticas e leva a dor, bloqueio articular, e sensação de instabilidade. Lesões do menisco têm baixo poder de cicatrização, por isso podem progredir para osteoartrose. O tratamento pode ser conservador (analgesia, perda de peso, fortalecimento de membros inferiores, infiltração), adotado principalmente nas lesões meniscais degenerativas em pacientes mais velhos, ou cirúrgico (meniscectomia ou sutura do menisco) adotado principalmente em pacientes mais jovens com lesão meniscal traumática ou havendo falha do tratamento conservador.


Gonartrose (artrose do joelho)

Doença degenerativa do joelho em que a cartilagem fica desgastada. Pode ser causada por: sobrepeso, traumas, doenças sistêmicas, e cirurgias prévias, por exemplo. O diagnóstico é feito pela história clínica, exame físico e exames radiológicos. O tratamento visa diminuir a progressão da doença e aliviar os sintomas do paciente. O tratamento conservador consiste em modificação dos hábitos de vida, perda de peso, fortalecimento dos membros inferiores e controle da dor. Alguns pacientes podem se beneficiar de infiltrações. O tratamento cirúrgico é empregado quando há forma avançada da doença com resposta insatisfatória ao tratamento conservador e prejuízo as atividades cotidianas e laborais.


Prótese de joelho

A artroplastia total de joelho, também conhecida por prótese de joelho, é uma cirurgia que consiste na substituição das cartilagens já desgastadas. Os objetivos da prótese de joelho são alívio da dor, restaurar a função do joelho e melhorar a qualidade de vida do paciente. Nessa cirurgia os ossos e cartilagens desgastados do joelho são removidos e substituídos por um joelho artificial feito de metal e polietileno. Os resultados de hoje em dia mostram que até 90% das próteses continuam funcionando bem por até 15 anos.


Doenças das cartilagens

A principal função da cartilagem é diminuir o atrito na articulação. Lesões de cartilagem podem ocorrer por trauma agudo ou degeneração. Os principais sintomas são dor e inchaço da articulação, podendo haver também sensação de falseio ou bloqueio articular. Cartilagens têm baixo poder de cicatrização e regeneração e quando não tratadas essas lesões predispõe ao desenvolvimento de osteoartrose. O diagnóstico é feito por meio das queixas do paciente, do exame físico e de exames de imagem. O tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Na maioria das vezes o tratamento conservador é a primeira opção terapêutica; em alguns casos o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Veja todos os artigos

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dr. Iberê Datti? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Perguntas frequentes