Prótese de joelho - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma prótese do joelho?

A prótese é um dispositivo que é implantado para executar uma função específica que o corpo tenha perdido ou feito muito deficiente.

A articulação do joelho é um dos ossos do laço triplo: as duas protuberâncias na extremidade inferior do fêmur, chamada côndilos, se envolve com as respectivas superfícies côncavas da tíbia, chamado platô tibial. Por outro lado, a patela se envolve com ambos os côndilos do fêmur.

Temos, portanto, a articulação tibiofemoral, dividido em compartimento medial (no interior do joelho) e compartimento lateral (do lado de fora do joelho) e articulação femoropatelar ou compartimento.

A substituição de prótese de joelho um, dois ou três compartimentos.

Que materiais compor?

Ligas metálicas são usadas e polietileno. Hoje, esses materiais apenas tem as condições mais adequadas de resistência, durabilidade e desempenho para os esforços, uma vez implantados no corpo humano.

Que partes o compõem?

O componente femoral

A tampa de metal é semelhante ao dos côndilos, que está ancorado ao osso com uma superfície porosa ou utilizando um cimento de polimetilmetacrilato especial.

O componente tibial

É fabricado em polietileno, que na área que prende ao osso pode ter um reforço de metal. Pode ou não ser cimentada, como projetado.

O componente patelar

Geralmente é um pedaço de polietileno cimentado. Alguns cirurgiões utilizam uma variante com suporte de metal que está ancorado diretamente ao osso, sem cimento.

O design dos componentes varia de acordo com os ligamentos que podem ser mantidos: mais ligamentos preservados é dito ser menos restrito. Ligamentos são as garantias.

Próteses de substituição ou de resgate são usadas ??quando a primeira prótese e o osso estão soltos. Eles tendem a ter mais peças para encaixar as áreas de perda óssea. O problema é que quanto maior o número de atrito entre eles e os resíduos ferem mais osso.

Quando é necessária a implantação de uma prótese do joelho?

Quando o tratamento com terapia medicamentosa, física ou operações anteriores não conseguem melhorar um estado de dor severa e incapacidade produzida por lesões da articulação do joelho:

  • Gonartrose (artrose do joelho)
  • Artrite reumatóide (artrite reumatóide, etc.)
  • Necrose dos côndilos femoral (perda de vitalidade do osso)
  • Tumores do joelho

Que tipo de prótese é adequada a cada paciente?

As próteses

Substituem todos os três compartimentos e cotados para essas lesões graves, geralmente envolvendo o joelho com incapacidade para esticar totalmente e instabilidade dos ligamentos.

Femoropatelares 

Eles são pouco usados pois os seus resultados são controversos. Apenas substituem a superfície da patela e côndilos da área de contato com ela.

Unicondilar

Substituem um dos dois compartimentos tibiofemoral e nos jovens são empregados em outros compartimentos saudável, com boa mobilidade, ausência de contraturas em flexão do joelho e o fracasso de outras cirurgias.

Resgate

Elas são usadas ??para substituir as próteses que estão soltas, deformidades no joelho (por exemplo, displasias) ou tumores do joelho, exigindo a remoção do tecido de grande porte. Eles têm mais peças e em alguns casos podem ser adaptados à medida.

O que fazer se for necessário para implementar uma prótese em quadril e joelho?

Primeiro você deve operar o quadril. Tendo ganhado a recuperação da mobilidade e força na coxa, o implante de prótese de joelho, exige uma reabilitação rápida e específica.

Quando não é aconselhável implementar uma substituição do joelho?

A mais clara contra-indicação é a infecção: os micróbios estão em qualquer corpo estranho. Normalmente só pode ser erradicada se o material é removido. No caso de uma prótese é uma verdadeira tragédia para o paciente e o cirurgião, os problemas que surgem tanto o tratamento e nas consequências. A infecção não só é considerada no joelho. Qualquer parte do corpo que recebe esta infecção pode enviar seus germes através do sangue para a prótese. A infecção típica que passa despercebida é o que afeta os dentes, a cárie dentária, é uma fonte de infecção, mas não machuca ou incha.  Portanto, uma infecção deve ser curada primeiro, e depois implantar a prótese. O problema é que você nunca tem 100% de certeza que não está infectado.

Nem deve ser implantada quando houver um mau estado de saúde que aumenta o risco de morte ou sequelas graves devido a cirurgia ou anestesia, diabetes não controlada, lesão grave no pulmão ou coração e coagulação do sangue ruim. Mas em casos leves o paciente tem a palavra final, mas ele e os membros da família devem compreender os riscos que assumem.

  • Paralisia muscular insuficiente.
  • Em caso de demência irreversível.

Em pacientes jovens deve ser adiada o máximo possível. O osso é de boa qualidade para acomodar a prótese, mas a atividade do jovem é alta, o que solta o implante e forçá-lo a encher a prótese em poucos anos.

Como é a intervenção e nos dias seguintes?

  • Foi realizado um estudo pré-operatório, compreendendo pelo menos um exame de sangue, radiografia de tórax e eletrocardiograma. Se o anestesista no pré-operatório faz a visita necessária, solicita exames mais específicos (ecocardiograma, testes de ventilação pulmonar, testes alérgicos, etc) ..
  • Ela exige uma especial de raios-x para ver globalmente as duas extremidades. Telemetria e é chamado de eixos utilizado para visualizar e planejar a cirurgia no joelho.
  • Ele usa anestesia geral ou raquianestesia ("back down"). Em partes da prótese geralmente é preferida porque a cirurgia tende a durar por várias horas.
  • A incisão na pele é geralmente centrada  na frente do joelho.
  • Use um torniquete para evitar sangramento que dificulta a operação.
  • Foi realizada uma profilaxia com heparina de cálcio para prevenir a trombose venosa, por cerca de um mês a contar do dia da intervenção.
  • Durante os primeiros dias é dado antibióticos intravenosos para prevenir a infecção.
  • Como prazo máximo de 48 horas, remover os tubos. Sua missão é evacuar o sangramento residual que ocorre após a cirurgia.
  • Às 24 horas normalmente é pedido um exame de sangue chamado de controle de CBC, que avalia a anemia aguda, devido à perda de sangue em cirurgia. Em alguns casos será necessária uma transfusão.
  • A dor é controlada com analgésicos por via intravenosa durante os primeiros dias, depois por via oral durante várias semanas.
  • Se a dor permitir,  o paciente senta no dia seguinte.
  • O joelho está mobilizado desde o dia seguinte, com dispositivos chamados artromotores (mover o joelho sem prejudicar o paciente).
  • Na prótese cimentada o paciente pode deambular, o apoio dos membros e ajudar com duas muletas. À espera de prótese não cimentada três semanas para apoiar o pé enquanto o paciente pode andar com muletas.
  • Dentro de uma semana, com os soros  removidos, o paciente caminha com duas muletas (se a apoiar o membro ou não), sem complicações (seromas, etc) e ficar totalmente esticado e dobrar o joelho a 90 °, pode ser dado alta do hospital.
  • Os pontos podem ser retirados a partir do décimo dia, a consulta de ortopedia.
  • Reabilitação não é normalmente necessária em uma clínica especial, porque o paciente está rapidamente ganhando força e mobilidade para andar.

Que complicações têm a substituição do joelho?

A infecção da prótese (em 100 operados, um ou dois vão desenvolvê-las)

  • Quando administrada nos primeiros dias ou semanas geralmente é causada por um germe que entra na ferida cirúrgica a partir do ar ou da pele (que é completamente impossível de esterilizar, apesar de a sala de operações estar sob condições assépticas).
  • Quando ela aparece mais tarde, é  devido a alguma fonte distante de infecção. Na maioria das vezes, urina.
  • O tratamento mais comum da remoção infectados prótese é deixando um buraco no molde de cimento  chamado de espaçador, um tratamento com antibióticos durante meses (tempo parcial será administrado por via intravenosa no pescoço para evitar flebite nos braços) e quando a infecção é considerada erradicada implanta-se a prótese. Até então, o paciente pode caminhar com muletas, mas sem apoio do membro. Em alguns casos a cirurgia pode ser recomendada apenas quando o antibiótico eliminar a infecção.

Artrofibrose

aderências que bloqueiam o joelho. Elas são devido à mobilização ineficazes nos primeiros dias e semanas após a cirurgia. Se não fizer a devida fisioterapia intensiva indica-se uma mobilização sob anestesia e, em casos resistentes, a remoção cirúrgica de aderências.

Hematoma

é o acúmulo de sangue residual. Pode ser superinfectedo, por isso deve ser drenado, geralmente introduzindo  pinças na ferida (normalmente não machucar o paciente) e drena através da área.

Seroma

o mesmo, mas o líquido é um exsudato dos tecidos (linfa, etc) ..

Deslocamento da prótese:

pedaço da tíbia é separado do femoral. É raro. Muito mais comum é a instabilidade, o fracasso dos ligamentos do joelho e desgaste da prótese que faz a montagem dos componentes pode ocorrer e provocar movimentos anormais.

Trombose venosa profunda

envolve a formação de coágulos nas veias profundas das pernas (mesmo com a profilaxia pode aparecer). O risco é que o trombo pode se soltar e migrar como "êmbolos" para os pulmões, causando embolia pulmonar.

Embolia gordurosa de cimento

através da perfuração do osso para o implante da prótese pode ser formado êmbolos gordurosos pequenos da medula óssea (a "medula" do osso), que vai para o pulmão. Nas próteses cimentadas também pode haver embolia.

Lesões de nervos

por seção para limpar as articulações e ossos fazer os cortes necessários para implantar a prótese, ou tração para separar os tecidos e  ter uma boa aparência. Dentro de sua raridade, é mais comum lesão no nervo ciático ou peroneal. Geralmente, é mais comum em partes da prótese, porque a cicatriz anterior obscurece as estruturas finas.

Lesões da artéria

O mesmo se aplica para as artérias. Nas partes pode ser ferido com mais freqüência a artéria poplítea ou um de seus ramos.

A fratura do fêmur ou da tíbia na área da prótese.

É favorecido quando o osso tem osteoporose. Geralmente requer pelo menos uma operação de osteossíntese (fixação dos fragmentos da fratura). 

Calcificação em torno da prótese

Às vezes, elas são muito volumosas e impedem a mobilidade do joelho, indicando a remoção cirúrgica quando o crescimento parar (calcificação fase inativa). Pode ser prevenida tomando certos anti-inflamatórios durante meses, desde que não haja lesões gastrointestinais para seu uso.

Que grandes problemas tem as próteses?

A prótese é um dispositivo rígido embutido em um tecido duro, mas vivo, que é o osso. Portanto, a interação entre eles, quando os movimentos do joelho ou apoiadas cedo ou mais tarde fará o afrouxamento. Além disso, o componente de polietileno tibial está se deteriorando, o que leva a uma instabilidade do joelho, que por sua vez torna mais difícil sobrecarregar o resto da prótese. É um círculo vicioso. Além disso, partículas de desgaste interagem com o material ósseo causando sua destruição, agravando o afrouxamento.

A adição de todos estes fatores, agora o período de vigência de uma prótese do joelho medido em 10-15 anos. Nos jovens é inevitável. Nos idosos, sua expectativa de vida pode ser concluída antes de ser solta o suficiente para causar problemas. Afrouxamento pode não causar sintomas inicialmente, mas acaba causando dor incapacitante.

A prótese deve ser alterada: o procedimento chamado de revisão ou de substituição, apresenta muitos problemas mais.

  • Nós trabalhamos em um campo com falta de osso e cicatriz profunda que altera a relação normal de músculos, nervos, etc. A cirurgia dura mais e é muito mais sangrenta.
  • Próteses são usadas maiores, longas, com mais peças que mais atrito.
  • Ela exige uma quantidade significativa de enxerto ósseo para preencher lacunas. Geralmente obtidos a partir de um cadáver.

O que pode um paciente com uma substituição da prótese de joelho?

  • Você deve freqüentar regularmente  o seu médico ortopedista, para solucionar possíveis problemas.
  • Você deve evitar caminhar em terrenos acidentados e exercícios de impacto, como saltar e correr. Você não deve carregar pesos excessivos.
  • Você pode nadar e andar de bicicleta com moderação (melhor estático e sem resistência, para evitar quedas e não forçar a prótese).
  • Você deve evitar certos movimentos, se possível forçar o soquete da prótese e pode causar instabilidade. Estes dependem da abordagem.
  • Deve cuidar de seus dentes e visitar regularmente o dentista para prevenir as cáries. Seu dentista deve estar ciente de que é usuário de prótese. Se você tem um dente extraído a profilaxia antibiótica deve ser feita.
  • Suspeitando de uma infecção, mesmo banal, vá para o seu médico afirmando que carrega prótese.
  • Diante de uma dor na região do joelho primeiro consultar o seu médico, e se houver suspeita de infecção ou afrouxamento enviá-lo para o seu cirurgião ortopédico.
  • Se houver inchaço na área, vêm para o seu hospital de referência indicando que é portador de uma prótese.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - prótese de joelho

Carlos Cândido

Carlos Cândido

Ortopedista - traumatologista

Campina Grande

Ricardo Moro

Ricardo Moro

Ortopedista - traumatologista

Campo Largo

Mohty Domit Filho

Mohty Domit Filho

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Reumatologista

Fortaleza

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas sobre Prótese de joelho

Nossos especialistas responderam a 194 perguntas sobre Prótese de joelho

Sempre que ocorre um trauma em paciente submetido artroplastia total do joelho (prótese), convêm uma consulta com o seu cirurgião para avaliar a necessidade de exames de imagem.

Depende dos movimentos que voce executa durante a profissão. Alguns com certeza dever ser evitados, outros não interferem.

Pode estar com alguma complicação na cirurgia. Agende sua consulta presencial ou on-line para melhor tratamento.

Especialistas falam sobre Prótese de joelho

A prótese do joelho é a forma definitiva, e normalmente a última escolha, para tratar a artrose (desgaste) grave das juntas. Consiste de peças artificiais, confeccionadas em materiais especiais de ligas metálicas e plásticos de alta resistência (polietileno), que são colocados para substituir as superfícies desgastadas dos ossos que formam a junta do joelho (o fêmur, a tíbia e, às vezes, a patela). Com esta substituição, as superfícies gastas deixam de existir e se atritar, permitindo que o movimento da junta ocorra entre superfícies novas e lisas, eliminando a dor óssea. Cerca de 80% dos pacientes tem evolução muito satisfatória, mas nem todos se recuperam completamente.

Marco Tulio Lopes Caldas

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte


A prótese de joelho é uma cirurgia reservada para a falha no tratamento conservador da artrose. Trata-se de excelente opção nos casos em que não se obteve o controle da doença sem cirurgia, com excelentes resultados se realizada com técnica moderna e material de qualidade. Hoje podemos oferecer uma cirurgia de prótese do joelho com mínima dor, rápida recuperação e curto período de internação, graças à aplicação de conceitos obtidos em estágio no exterior e à experiência em casos graves em hospitais universitários de referência (Hospital das Clínicas da USP e Hospital de Clínicas da UNICAMP)

Gustavo Constantino De Campos

Ortopedista - traumatologista

Campinas

Agendar uma visita

Hoje em dia uma das cirurgias mais praticadas de joelho,a nivel mundial, sabe-se que a população esta aumentando a expectativa de vida. Gerando assim um maior numero de pacientes que têm indicação de uma substituição articular. Temos nos últimos anos um grande avanço nas próteses de joelho que cada vez mais reproduzem a biomecânica do joelho melhorando a função e a qualidade de vida dos pacientes.

Leonardo Monteiro

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita

A ineficiência das medidas não cirúrgicas ou a artrose avançada do joelho conduzem para a indicação da prótese. A indicação precisa para cada paciente depende da idade, anatomia, causa e das condições específicas. Consiste na substituição da superfície gasta, ou seja, toda a superfície articular gasta é removida cirurgicamente, com cortes finos, e é substituída por um material sintético. Essa nova superfície passa a fazer a função da cartilagem articular. Os componentes implantados são feitos de metal ou de uma resina chamada de polietileno, que são elaborados para permitir um deslizamento leve e liso entre eles. O objetivo é eliminar e dor e restaurar a função do joelho.

Marcelo Godoi Cavalheiro

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Campinas


As opções de tratamento cirúrgico da osteoartrite do joelho incluem a artroscopia do joelho, as osteotomias, a artroplastia unicompartimental e a artroplastia total.A artroplastia total do joelho é um dos métodos de tratamento da OA mais estudados devido ao grande número de procedimentos realizados anualmente. Estima-se que sejam realizadas mais de 300.000 artroplastias por ano nos Estados Unidos da América. Diversos estudos comprovam a eficácia e a sobrevida a longo prazo deste procedimento, especialmente após os 60 anos, no entanto, existem relatos de menor durabilidade em indivíduos mais jovens (< 55 anos). Devido a este fato, freqüentemente opções não cirúrgicos são indicados nos jovens.

Ulbiramar Correia

Ortopedista - traumatologista

Goiânia


A cirurgia de prótese de joelho, também conhecida como artroplastia, é o procedimento indicado para os casos avançados de artrose no joelho onde os tratamentos menos agressivos não mostram mais resultados. Por ser uma cirurgia de grande porte, costumamos deixá-la como última opção no tratamento da artrose. Os resultados da cirurgia de artroplastia do joelho costumam ser muito bons, mas ela precisa ser bem indicada. O ideal é fazer a cirurgia em pacientes com mais idade ( depois de 65-70 anos ), que apresentam artrose avançada e estão com grande limitação funcional. A artrose precisa estar comprometendo muito a qualidade de vida do paciente para indicarmos a cirurgia de prótese de joelho.

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


A Prótese Total do Joelho ou Artroplastia Total do Joelho é a última opção para o paciente com artrose. É indicada quando todo o tratamento clínico foi realizado( fortalecimento e equilíbrio muscular, fisioterapia, hidroterapia, medicamentos condroprotetores, analgésicos potentes, viscossuplementação, entre outros) e o paciente permanece com queixa de dor diária e incapacitante. A cirurgia consiste na remoção das superfícies danificadas dos ossos (fêmur e tíbia) e sua substituição pela prótese. Quando feita por cirurgião habilitado e bem indicada (feita no momento certo) apresenta excelentes resultados.

Mateus Libardi

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

Quando a cirurgia é recomendada? Há vários motivos para o médico recomendar a artroplastia de joelho. As pessoas que se beneficiam com a artroplastia total de joelho normalmente apresentam: Joelho arqueado como resultado da artrose grave. dor grave ou rigidez no joelho que limitam as atividades do dia a dia. dor moderada ou grave no joelho em repouso, tanto de dia como de noite; inflamação crônica no joelho e inchaço que não melhoram com repouso ou medicamentos; deformidade no joelho, arqueamento do joelho para dentro ou para fora; ausência de melhora significativa com outros tratamentos, como medicamentos anti-inflamatórios, injeções de corticosteroides e fisioterapia.

Thiago Leal

Ortopedista - traumatologista

Barbalha


A artroplastia total do joelho (ATJ) é um dos procedimentos cirúrgicos de maior sucesso na história ortopédica. Cirurgias realizadas nos dias atuais possuem uma expectativa de durabilidade de 95 a 98% dos casos em 15 anos. Os objetivos fundamentais de uma ATJ incluem alivio da dor, correção de deformidades e restauração do arco de movimento e função do joelho. A satisfação dos pacientes após essa cirurgia chega a 95%.

José Leonardo Rocha De Faria

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A artroplastia total de joelho, também conhecida por prótese de joelho, é uma cirurgia que consiste na substituição das cartilagens já desgastadas. Os objetivos da prótese de joelho são alívio da dor, restaurar a função do joelho e melhorar a qualidade de vida do paciente. Nessa cirurgia os ossos e cartilagens desgastados do joelho são removidos e substituídos por um joelho artificial feito de metal e polietileno. Os resultados de hoje em dia mostram que até 90% das próteses continuam funcionando bem por até 15 anos.

Iberê Datti

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A artroplastia do Joelho é uma cirurgia de substituição dos ossos e cartilagens desgastados por uma prótese de metal comumente. O objetivo é aliviar as dores e promover uma melhor mobilidade articular, melhorando a qualidade de vida do paciente. Sua indicação é restrita tendo que obedecer alguns critérios.

Klinger Lucena Monteiro

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte


A cirurgia de prótese do joelho possui uma história de mais de 30 anos. Após diversas modificações nas técnicas e nos implantes, esta cirurgia é considerada com alto grau de satisfação entre os pacientes. A cirurgia de prótese total do joelho consiste na substituição da superfície danificada do joelho por um componente metálico. O objetivo principal dessa cirurgia é de restaurar a função do joelho e propiciar um grande alívio da dor. Desvios de alinhamento do joelho como joelho em valgo (joelho em “x”) e joelho em varo (“joelho arqueado”) também podem ser corrigidos durante a cirurgia de prótese do joelho.

Alexandre Ribeira Provenza

Ortopedista - traumatologista

Londrina


A cirurgia de prótese de joelho, chamada de artroplastia, é o último recurso no tratamento da artrose de joelho – que é a degeneração da cartilagem articular. Nela, substituem-se as partes danificadas da articulação por superfícies de metal e de plástico, que são moldadas para restaurar os movimentos e funções do joelho. Por ser uma cirurgia de grande porte, a artroplastia geralmente é indicada para pacientes que já passaram por todos os outros tratamentos para a artrose, como medicamentos - analgésicos e anti-inflamatórios -, fisioterapia, hidroterapia, viscos suplementação ou infiltração do joelho com ácido hialurônico, entre outros.

Elias Marcelo Batista Da Silva

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Agendar uma visita

"Prótese de Joelho" ou Artroplastia Total de Joelho, é o procedimento cirúrgico no qual a articulação lesada é substituída por um material sintético, com objetivo principal de redução da dor no paciente, e muitas das vezes, corrigindo desvio angulares dos membros inferiores. Trata-se de um procedimento de grande porte e, como tal, envolve riscos cirúrgicos, anestésicos e clínicos, tendo sua indicação para aqueles pacientes que esgotaram todas as possibilidades do tratamento conservador/clinico. Procure sempre um profissional especialista em Cirurgia do Joelho para obter a melhor avaliação do seu caso!

Breno Chaves De Almeida Pigozzo

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Prótese de joelho?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.