Gonartrose (artrose do joelho) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é osteoartrite do joelho?

A articulação do joelho é um dos ossos do laço triplo: as duas protuberâncias na extremidade inferior do fêmur, chamada côndilos, se envolvem com as respectivas superfícies côncavas da tíbia, chamado platô tibial. Por outro lado, a patela se envolve com ambos os côndilos do fêmur.

Temos, portanto, a articulação tibiofemoral, dividido em compartimento medial (no interior do joelho) e compartimento lateral (do lado de fora do joelho) e articulação femoropatelar ou compartimento. A zona de contato entre os ossos dessas engrenagens é coberto com uma camada chamada cartilagem, que pode distribuir as cargas e reduzir o atrito entre os ossos nos movimentos articulares.

A osteoartrite é uma destruição progressiva da cartilagem devido ao envelhecimento ou quando a superfície de atrito torna-se irregulardevido a derrame cerebral, infecções, etc. . A cartilagem do osso sobrejacente anteriormente começa a sofrer alterações, espessamento e produzindo osteófitos (conhecido como bico de papagaio). Osteoartrite do joelho é, então, a perda de cartilagem em qualquer um dos três compartimentos da articulação do joelho.

Esta doença afeta mais as mulheres com idade entre 40 anos, é muito rara antes dos trinta anos e mais comum é a osteoartrose, seguida pelo quadril.

O que causa a osteoartrite do joelho?

Gonartrose é chamada primária quando nenhuma causa é encontrada. Mas alguns fatores estão associados com risco

  • A idade é o fator ligado ao aparecimento de osteoartrite.
  • Obesidade
  • Osteoartrite generalizada
  • Esportes de impacto como futebol, basquete. Sua prática ao longo dos anos pode, em alguns casos, levar a sobrecarga da articulação com osteoartrite.
  • Surge também em trabalhadores: trabalhadores da construção civil, estivadores, etc.

O fator secundário é um resultado direto de:

  • Distúrbios do desenvolvimento fetal (ie, que ocorrem no útero e durante a gravidez) e displasia do joelho, que diminui a congruência, ou seja, o grau de articulação.
  • Fragmentos da fratura articular.
  • Doenças Reumáticas
  • Doenças de depósito de substâncias na articulação
  • Infecções conjuntas
  • O fluxo de sangue insuficiente para os côndilos em adultos, que tendem a entrar em colapso: a necrose óssea vascular ou osteonecrose.
  •  O fluxo de sangue insuficiente para as placas de crescimento do joelho (crianças e adolescentes), que alteram a maneira articulada, é osteocondrite.
  • Ressecções de mesnisco, especialmente menisco lateral
  • Lesões ligamentares que produzem instabilidade do joelho.
  • Lesão ligamentar lateral colateral que causa instabilidade. 
  • Alterações excessivas no eixo do joelho: Genu varo quando em atenção, os joelhos estão distantes ("perna de cowboy"). Genu valgo, quando os joelhos estão juntos, mas distantes tornozelos ("pernas X"). Tem que ser muito grave para causar osteoartrite.

Quais são os sintomas?

Dor

O sintoma básico é a dor, o que leva o paciente ao médico. A dor de uma "mecânica" aumenta quando ele começa a se mover ou andar. Se você continuar movendo a dor nas articulações cede mas depois de um tempo ela aumenta novamente. Com intervalors de descanso.

 Osteoartrose femoropatelar - o paciente sente dor na parte da frente do joelho, às vezes refletido na parte de trás (o espaço poplíteo). Normalmente, aumenta se o paciente sobe e desce escadas. Se ficar sentado com os joelhos dobrados de qualquer forma, surge a dor, mas se o posicionamento estiver correto, a dor desaparece.

A dor da osteoartrite tibiofemoral pode ser na parte de dentro, de fora, em um só ou em ambos os joelhos. Em alguns casos, pode ser difuso ou observado apenas na fossa poplítea. Aumenta se o paciente andar em terrenos acidentados. Em casos avançados,  a dor surge, mesmo andando em terreno plano.

Progressiva limitação da mobilidade articular

Ao longo do tempo aparece contratura ou rigidez do joelho, tornando-se impossível esticar. De modo que os gestos da vida cotidiana, como amarrar um sapato, entrar na banheira ou entrar em um ônibus, tornam-se muito difíceis ou impossíveis.

Pode haver fases de aumento da dor, chamado de crises ou surtos. A dor é inflamatória: aumenta durante a noite, mas durante o dia não desaparece. A pele do joelho, em seguida, torna-se inflamada, avermelhada, engrossa e temos o aumento da temperatura.

Que evidência você pode pedir?

Radiografias da área:

O espaço comum é a região de união entre os dois ossos da articulação, que aparece na placa de imagem aparentemente vazio, mas realmente é ocupada por cartilagem, que é invisível aos raios-X Na osteoartrite a destruição da cartilagem vemos que o espaço torna-se estreito: é a invasão conjunta.

O osso na área aparece muito branco (enfatizando mais compacto X-ray).

São vistos bicos salientes em forma de bordas (osteófitos).

Para o diagnóstico de osteoartrite não precisa de mais provas, mas para o estudo das possíveis causas e de acordo com os suspeitos médico pode ser necessário:

Análise do líquido articular:

Doenças de depósito, infecção, artrite reumatóide.

Técnicas de imagem:

Como o CT (tomografia computadorizada ou) ou RM (ressonância magnética), útil para avaliar como uma necrose avascular possível côndilo femoral, osteocondrite ou lesões meniscais ligamentares, etc.

Como é diagnosticado?

É diagnosticado por exame médico  realizado através da dor e mobilidade, juntamente com a análise da radiografia. O aparecimento da lesão nas radiografias pode não corresponder à queixa de sofrimento do paciente assim como um paciente pode não ter quase nenhum desconforto e a análise radiográfica for de lesão.

Raios-X podem descobrir as causas da osteoartrite. Por exemplo, a displasia, condrocalcinose, necrose e osteocondrite quando as imagens radiográficas mostram características muito avançadas, além de osteoartrite secundária.

Que outras condições podem causar dor no joelho?

  • Ciática
  • Lesões de nervos que captam as sensações do joelho.
  • Doenças ou ruptura de tendões que estão ancorados na região do joelho (tendinite anserina, tendinite patelar, etc)
  • Lesão meniscal ou ligamentar do joelho
  • Mudanças no fêmur ou tíbia quando osteonecrose ainda não viraram artroses, tumores, infecções, fraturas que passaram despercebidos.
  • Alterações na artéria poplítea (aneurisma, etc)
  • Um cisto poplíteo: uma espécie de saco, geralmente feito na área da parede da cápsula do joelho. Esta zona de  pressão articular provoca inchaço.
  • Lesões do quadril (em alguns casos se apresentam com dor no joelho, em vez de quadril)

Fase de inflamação deve ser excluída doenças reumáticas e infecção aguda.

Como se desenvolve a osteoartrite do joelho?

É geralmente uma doença de curso lento. Na maioria dos casos, não há crise, mas a dor e perda de mobilidade são progressivas e reduzem a distância que você pode caminhar sem dor.

Há, muitas vezes  crises dolorosas, que correspondem a perda de cartilagem localizada. Por isso  a crise de dor residual mecânica é um pouco maior do que anteriormente e de mobilidade mais limitada.

As irregularidades de osteoartrite secundária (fraturas, infecções, etc) evoluem mais rapidamente desde o início, porque há aumento da cartilagem articular que desgasta com o atrito.

Em alguns casos a evolução é rapidamente destrutiva, em meses.

A evolução pode ser avaliada em cada consulta a várias tabelas ou índices de dor, mobilidade e capacidade de realizar atividades. Todos são úteis, mas, claro, a tabela usada para a primeira avaliação é para ser usado nas consultas sucessivas e não deve mudar, porque alteram o entendimento da evolução.

Como é tratada?

Primeira Fase:

O tratamento nos estágios iniciais é baseado na medicação adequada e boa fisioterapia.

Drogas:

  • Analgésico puro (dor único alvo), como o paracetamol. É o tratamento inicial devido aos seus poucos efeitos colaterais.
  • Anti-inflamatórios analgésicos como ibuprofeno ou diclofenac. Deve ser administrado com precaução em idosos com doenças no fígado, nos rins e doenças não graves. Se for grave ou o paciente tiver úlcera péptica não devem tomá-los.

Não tome cortisona ou drogas afins. Além disso, drogas que tentam parar a evolução da osteoartrite, tais como o sulfato de glucosamina, são de ação lenta (efeito leva semanas ou meses para se manifestar), mas muito tolerantes ao permitirem que sejam usadas baixas doses de outras drogas.

Reabilitação:

É muito importante e é baseado em ginástica. Em certos casos, pode ser aliviada se associada a eletroterapia, massagem e ultrasonoterapia em um centro especializado para reabilitação.

Exercícios em que o paciente deve tonificar os músculos da coxa e alongar a articulação. Deve ser progressiva, suave e indolor para prevenir fraturas e a articulação tornar-se rígida, e para evitar a fricção brusca na cartilagem já desgastada.

Segunda fase:

O tratamento é baseado em "intra", introduzindo substâncias na articulação. Produz melhoras temporárias, mas é preciso ter cuidado com o risco de infecção conjunta que envolve:

Removendo a drenagem ou excesso de líquido articular:

Útil e impede a mobilidade das articulações dolorosas.

Injeções intra-articulares de ácido hialurônico:

Melhoram a qualidade do líquido articular e protegem a cartilagem, podem ser benéficas em pacientes com osteoartrite pouco desenvolvida e sem derramamento.

Injeções intra-articular de corticosteróides:

Útil em casos de artrite inflamatória onde uma causa infecciosa está descartada porque o corticosteróide diminui as defesas do organismo.

"Synoviorthesis"

Esta injecção de radioisótopos (substâncias radioactivas) macios  tentam destruir a membrana sinovial para produzir efusão menos comum, mas são pouco usados.

Lavagem com soro estéril artroscópica:

Elas podem ser úteis em casos de efusão crônica, para eliminar resíduos e revitalizar a cartilagem restante.

Quando a dor não pode ser controlada  a cirurgia está indicada:

Artrodese:

Junta o fêmur à tíbia, de modo que a articulação desaparece. O problema ainda persiste no joelho.  Você pode usar em trabalhadores com grande destruição artríticas, mas é uma técnica usada raramente.

Osteotomia

São realizados cortes no osso tibial para que você altere a orientação dos eixos do joelho, é baixado para a área afetada e aumenta a carga sobre o resto. É indicado em lesão jovens ou maduros com uma boa mobilidade.

Artroplastia do joelho:

Ela consiste na substituição da articulação por uma prótese. É uma operação comum no Insalud mas com uma série de riscos e complicações que o paciente deve entender e pesar.

O que pode o paciente fazer?

  • Exames regulares pelo seu médico para ver a evolução e ajustar a medicação.
  • Aplicar calor local (chuveiro quente, cobertor elétrico).
  • Pessoas obesas devem perder peso.
  • Evitar exercícios de impacto: salto, levantamento de peso em execução,. Deve-se fazer exercícios físicos sem maiores empolgações. Além disso, uma substituição do joelho envolve a remoção de todos os esforços para sobrecarregar o implante.
  • Natação- indicado. O movimento do joelho é harmônico. Os pisos são altamente recomendados, o chão liso, sem irregularidades ou pistas ou escadas.
  • Bicicleta pode ser permitida, mas não excessiva. Pedalar no plano, de forma equilibrada. Se o joelho dói durante a prática ou aumenta depois de concluir, esta atividade deve ser interrompida.
  • Fazer o treinamento de fitness que inclui tonificação muscular alongamento e relaxamento.
  • Em uma crise de dor, ficar na posição mais confortável para o paciente. Entre a crise deve descansar o joelho para evitar contratura de flexão.
  • Use palmilhas macias para reduzir o impacto ao pisar.
  • Usar protetores para manter o joelho aquecido, mas sem comprimir a pele;  não devem ser rígidos.
  • Use uma muleta, se necessário, do lado saudável. Dessa forma, apoiando o lado crítico, a muleta dá equilíbrio.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - gonartrose (artrose do joelho)

Marcos Henrique Alves Resende

Marcos Henrique Alves Resende

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Ortopedista - traumatologista

Sete Lagoas

Marcelo D'Amado

Marcelo D'Amado

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Thiago de Abreu Alves

Thiago de Abreu Alves

Ortopedista - traumatologista

Barbacena

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas sobre Gonartrose (artrose do joelho)

Nossos especialistas responderam a 156 perguntas sobre Gonartrose (artrose do joelho)

Boa tarde. Nesse caso oriento a senhora pela piora da dor e pelo inchaço procurar o Ortopedista assistente para nova avaliação após a infiltração com novo exame físico. Espero ter ajudado.

Atualmente antes da cirurgia para artrose nos joelhos, dispomos de muitas opções não cirúrgicas, como bloqueios nervosos, radiofrequência, infiltrações e até estudos recentes com terapia de ondas…

Coloque gelo sobre o local e retorne de imediato ao Dr que lhe assiste

Especialistas falam sobre Gonartrose (artrose do joelho)

Artrose do joelho é a degeneração articular caracterizada pela perda de cartilagem , formação de osteófitos,lesão do menisco e presença de corpo livre intra-articular. O paciente pode apresenta dor, edema no joelho, perda do arco de movimento, dificuldade para subir e descer escada, se agachar e caminhar. Na consulta médica , a conversa com o paciente , a realização do exame físico e exames complementares serão importantes para definir o tratamento adequado para cada caso.

Rafael Gualberto

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A artrose é o desgaste da cartilagem de uma articulação, e provoca uma série de alterações que culminam com dor e deformidade. Nos joelhos, por se tratarem de articulações que carregam peso e recebem impacto, muitas vezes acima do seu peso, o problema se multiplica. Dores e incapacidade para se locomover, além de deformidades, fazem com que esta condição provoque muito sofrimento para quem a possui. Há tratamentos eficazes para melhorar tanto as dores quanto as deformidades, para devolver a disposição e alegria do dia a dia. Venha descubrí-los!

George Alfred Delatorre

Ortopedista - traumatologista

Vila Velha

Agendar uma visita

É a perda da qualidade e da substância da cartilagem do joelho. A cartilagem é o tecido responsável pelo deslizamento das superfícies articulares. O joelho vai ficando como uma rua esburacada, onde o carro passa aos solavancos. Conforme avança pode gerar deformidades (entortar o joelho). O tratamento inicial é clínicos com controle de peso, fortalecimento e adequação das atividades. A segunda linha é medicamentosa por via oral ou intra-articulares, a viscosuplementação, espécie de graxa biológica que melhora o deslizamento. Temos boa experiência nessa técnica. Algumas cirurgias cabem também no percurso. Quando nada mais resolve, a prótese de joelho é a solução.

Alexandre Pagotto Pacheco

Ortopedista - traumatologista

Piracicaba


Sempre devemos ter no mínimo uma radiografia do joelho nas incidências apropriadas para classificarmos e ver a opaco mais indicada de tratamento com melhor resultado.

Leonardo Monteiro

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita

Osteoartrose (AO) é uma das formas mais comuns de artrite nos consultórios médicos. Pode ser de origem primária ou secundária, tendo apresentação ou acometimento de uma ou mais articulações. A dor é a queixa principal dos pacientes, muitas vezes acompanhada de deformidade angular do membro acometido e limitação funcional. A dor pode ser originada de diversos sítios anatômicos, incluindo a membrana sinovial, a cápsula articular, os músculos e ligamentos periarticulares, o periósteo e o osso subcondral. Pacientes podem se beneficiar de uma combinação de diferentes formas de tratamento, como o conservador, medicamentoso e não-medicamentoso, ou cirúrgico.

Ulbiramar Correia

Ortopedista - traumatologista

Goiânia


Artrose é o nome que se dá ao processo de degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das nossas articulações. O grande problema da artrose é que ainda não se conhece um tratamento efetivo que regenere a cartilagem que se desgastou e que possa ser usado rotineiramente no consultório para todos os pacientes acometidos pela doença. Ou seja, não se conhece ainda a cura para a artrose. Mas, apesar de não ter cura conhecida, existem bons tratamentos para diminuir o principal sintoma da doença, que é a dor, e retardar a sua progressão. A viscossuplementação de terceira geração, por exemplo, é um desses tratamentos.

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


A gonartrose é uma patologia caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, bem como dos meniscos, que provoca dor e limitação para os pacientes que a possuem. Usualmente, a doença é mais comum a partir dos 50 anos. O tratamento deve ser individualizado, seja de forma conservadora com medicamentos e reabilitação ou através da cirurgia.

Mario Pacheco Jr

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A gonartrose trata-se de um processo degenerativo do joelho onde a cartilagem articular apresenta uma série de lesões difusas, expondo o osso subcondral, nessa condição articulação do joelho torna-se dolorosa e inchada, devido ao processo inflamatório crônico que essa condição apresenta. O tratamento consiste, primeiramente, de mudanças de hábito de vida (perda de peso, atividades físicas sem impacto), fortalecimento da musculatura doença membros inferiores (fisioterapia, academia) e medidas analgésicas (compressas com gelo, medicações, acunpultura) e viscossuplementacao (infiltração com ácido hialurônico). Na falha desse tratamento, a cirurgia está indicada (osteotomia/protese).

Eduardo Ramalho De Moraes

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

A Artrose do joelho, artrite do joelho ou gonartrose é uma doença crônica e degenerativa que se caracteriza pelo "envelhecimento" da articulação. Afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e, devido ao aumento da expectativa de vida da população, a cada ano teremos mais pessoas com artrose em nosso meio. Causa dor e incapacidade funcional que costumam ir piorando ao longo do tempo, levando a uma diminuição progressiva na qualidade de vida do paciente. Por isso é muito importante procurar um especialista na área para que se faça o diagnóstico e então inicie o tratamento da doença.

Mateus Libardi

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

A artrose no joelho é das patologias que mais frequentemente afeta esta articulação. Resulta de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho que ocorre naturalmente com o aumentar da idade, ou secundariamente devido a excesso de peso, desvio no eixo do joelho ou traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.

Thiago Leal

Ortopedista - traumatologista

Barbalha


Artrose de joelho é um desgaste da cartilagem do joelho associado ao processo inflamatorio local que pode causar dores , edema e limitação do movimento do joelho. Atualmente existem diversos tratamento para melhora das dores como o uso de medicações anti inflamatoriais, medicações condroprotetoras (que protegem a cartilagem)para que não se tenha um desgaste tão acelerado , além de medicações injetaveis no joelho (Viscosuplementação) até em casos mais graves com artrose avançada e deformidade da perna sendo necessário realizar a cirurgia de Prótese Total do Joelho.

Rafael Petros

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro


A gonartrose é uma doença degenerativa que acomete o joelho. É responsável por um quadro de dor e incapacidade funcional, muito comum em pessoas idosas. O tratamento dessa afecção pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do estágio em que se encontre. O tratamento definitivo é a Artroplastia Total do Joelho (ATJ), que é a substituição da articulação por uma prótese.

Clinio Alves De Souza

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Gonartrose, ou osteoartrose do joelho, é uma doença de caráter degenerativo e progressivo, que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação. O objetivo do tratamento da artrose está na melhora da qualidade de vida e da função articular do paciente, e é baseado na mudança dos hábitos diários, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, realização de alongamentos e fortalecimentos musculares, uso de condroprotetores orais, infiltrações/viscossuplementação, acupuntura, dentre outros. Na falência dos tratamentos conservadores (não-cirúrgicos) podemos lançar mão de procedimentos cirúrgicos.

Saulo Morais Rodrigues De Castro

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita

Processo degenerativo global do joelho que pode ter múltiplas causas. Muito comum na população acima de 50 anos e queixa frequente no consultório. Deve ser investigado com cautela e discutido com paciente para decisão do tratamento que pode ser conservador (medicações, viscosuplementação, fisioterapia, mudança de atividade etc) ou cirúrgico dependendo do caso.

Rafael Mançãno

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Artrose é doença inflatória e degenerativa, que provoca o desgaste da cartilagem nas articulações, levando a dor, deformidade e limitação. Quando os sintomas prejudicam a qualidade de vida do paciente, o tratamento é necessário, indo desde os cuidados clínicos (analgésicos, fisioterapia, atividade física na água), até o cirúrgico, como osteotomias em jovens e próteses nos mais velhos, quando não há melhora dos sintomas.

Fabricio Severino

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


Doença degenerativa do joelho em que a cartilagem fica desgastada. Pode ser causada por: sobrepeso, traumas, doenças sistêmicas, e cirurgias prévias, por exemplo. O diagnóstico é feito pela história clínica, exame físico e exames radiológicos. O tratamento visa diminuir a progressão da doença e aliviar os sintomas do paciente. O tratamento conservador consiste em modificação dos hábitos de vida, perda de peso, fortalecimento dos membros inferiores e controle da dor. Alguns pacientes podem se beneficiar de infiltrações. O tratamento cirúrgico é empregado quando há forma avançada da doença com resposta insatisfatória ao tratamento conservador e prejuízo as atividades cotidianas e laborais.

Iberê Datti

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A artrose do joelho é uma doença provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor, limitação e até deformidades. São fatores de risco: obesidade, tabagismo, profissão, hereditariedade, problemas reumatológicos, entre outros. Medicamentos, fisioterapia e, em casos avançados, a cirurgia podem ajudar a reduzir a dor melhorando o movimento articular e a locomoção. O tratamento ideal promove um convívio saudável com o problema, evitando a progressão rápida da doença. Procure um especialista em joelho para avaliar e tratar corretamente o seu caso!

Klinger Lucena Monteiro

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte


Gonartrose é a artrose do joelho. Artrose, por sua vez, é o desgaste de cartilagem. O principal sintoma da artrose do joelho é a dor, que em alguns casos pode ser incapacitante, e o objetivo do tratamento é justamente o controle da dor. O tratamento por sua vez varia de paciente para paciente, sendo que varia desde sessões de fisioterapia/ atividades físicas sem impacto, infiltração articular com ácido hialurônico e em ultimo caso quando o paciente está muito sintomático o tratamento pode ser cirúrgico. Como formar de tratamento cirúrgico temos a artroscopia, osteotomia e a artroplastia (prótese de joelho).

Frederico Scherner

Ortopedista - traumatologista

São José Dos Pinhais


Com o envelhecimento da população a gonartrose (artrose no joelho) é uma das patologias que mais impedem a qualidade de vida, o tratamento dependerá do grau de acometimento da articulação e do nível de dor referido pelo paciente. Com o avanço dos medicamentos disponíveis no mercado temos tido sucesso com o tratamento conservador (viscossuplementação e fisioterapia) e deixando para os casos mais graves a artroplastia total ou unicompartimental dos joelhos, realizamos artroplastia total dos joelhos com próteses que reestabelecem a amplitude articular perdida, corrigem as deformidades e permitem o retorno precoce dos pacientes as suas atividades sem dor.

Luís Cláudio Chagas Silva

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

Agendar uma visita

A artrose do joelho é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo, marcada pelo desgaste da cartilagem, tecido que reveste a extremidade dos ossos, inchaço e deformidades. A dor de caráter progressivo geralmente é o 1º sintoma. Geralmente, acentua-se com a atividade física e é diretamente proporcional ao excesso de peso. O joelho inchado é o segundo sintoma e é muito frequente em pessoas que têm a doença e praticam esportes. Outro sintoma é a perda progressiva do movimento e rigidez articular. Para casos mais avançados da doença, técnicas cirúrgicas como a artroscopia têm tido excelentes resultados e quando aliadas a uma boa reabilitação auxiliam em um retorno seguro ao esporte.

Alexandre Ribeira Provenza

Ortopedista - traumatologista

Londrina


A osteoartrose (OA), também chamada de doença articular degenerativa, é uma condição músculo-esquelética importante caracterizada pela perda da cartilagem articular que leva à dor e à perda de função. Um diagnóstico clínico confiável de OA do joelho pode ser feito de acordo com três sintomas (dor no joelho persistente, rigidez matinal e função reduzida) e três sinais (crepitação, de circulação restrita e alargamento ósseo). Consulte seu médico e mantenha a saúde em dia.

Marcelo Abdulklech Santos

Ortopedista - traumatologista

Campinas


A artrose do joelho é causa de dor e limitação na vida de muitas pessoas. O desgaste global da cartilagem do joelho é progressivo e pode levar à deformidade ao longo dos anos. O controle adequado da doença, com fortalecimento muscular, alongamento e perda de peso são a primeira linha de tratamento sem cirurgia. O uso de medicações para retardar o desgaste da cartilagem pode auxiliar no controle da artrose. A cirurgia de artroplastia total do joelho tem como objetivo a melhora da dor e substituem a superfície da articulação por implantes de diversos materiais.

Rodrigo Pires Matsuo

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

Gonartrose é o nome dado as alterações degenerativas do joelho. Mais conhecido como artrose. Estas alterações estão mais comumente associadas aos hábitos de vida, traumas, além do próprio desgaste natural. Muitos são os sintomas associados incluindo entre eles o edema, derrame articular, dor, dificuldade para mobilizar o joelho e de realizar atividades diárias como caminhadas e permanecer em pé. Existe muitos tipos de tratamentos incluindo os tratamentos conservadores, ou seja, onde não são utilizados procedimentos cirúrgicos. Outro tipo de tratamento são os procedimentos cirúrgicos, ou seja, realizando cirurgias.

José Jorge

Ortopedista - traumatologista

Corumbá

Quais profissionais tratam Gonartrose (artrose do joelho)?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.