Retocele - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - retocele

Arthur Queiroz

Arthur Queiroz

Coloproctologista

Governador Valadares

Sillas Mourão

Sillas Mourão

Coloproctologista

Governador Valadares

Josiane Cihoda

Josiane Cihoda

Coloproctologista

Presidente Prudente

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Coloproctologista

Goiânia

Amanda Ferrante

Amanda Ferrante

Coloproctologista

Osasco

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas sobre Retocele

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Retocele

Olá, qualquer procedimento cirúrgico pode causar constipação intestinal transitória. E o fato de não conseguir evacuar causa a distensão abdominal. Você precisa corrigir seu hábito intestinal…

Olá, sim! Conseguimos fazer o diagnóstico de retocele com exame físico. Os exames de imagem são complementares e nos auxiliam a definir o melhor tratamento.

Olá, eu precisaria te examinar e conversar com você para entender os seus sintomas e indicar o melhor tratamento. Não é grave. O tratamento da retocele, na maioria das vezes é uma combinação…

Especialistas falam sobre Retocele

A retocele é uma outra forma de prolapso genital em que há a saída do reto de sua posição anatômica habitual com insinuação para dentro da vagina. Pode provocar sintomas como dificuldade para evacuar, necessidade de manobras para evacuar, constipação intestinal, dor nas relações, além de sensação de bola em vagina, peso em vagina. Assim como a cistocele é uma doença benigna, mas nos casos em que atrapalha o bem estar da paciente e a sua qualidade de vida o tratamento pode ser necessário. Na maior parte dos casos esse tratamento é cirúrgico através do uso do próprio tecido da paciente para correção do prolapso.

Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Ginecologista

Ribeirão Preto


Retocele é uma das causas de constipação crônica em mulheres. Seus sintomas mais comuns são esforço evacuatório, abaulamento para vagina, sensação de evacuação incompleta e até mesmo dor durante a relação sexual. As vezes é necessário apenas a reeducação alimentar e regularização do padrão das fezes. Mas em casos refratários ao tratamento clínico, a cirurgia está indicada. Existem três tipos de técnicas: via vaginal, via perineal e via retal. Cada uma tem alguma especificação para cada tipo de doente. Realizo também uma técnica por grampeamento retal, com melhor recuperação no pós-operatório. É preciso sempre uma avaliação de cada caso.

A retocele é uma protrusão do reto na parede vaginal posterior que ocorre pela perda da sustentação do septo retovaginal. São divididas em graus, progressivamente de acordo com o abaulamento que causam na vagina. Retoceles pequenas são, em sua maioria, assintomáticas. As maiores e de 3-4 graus são uma importante causa de constipação crônica, por obstrução de saída, já que alteram o vetor de força no processo evacuatório. O resultado é a impactação fecal, esforço na defecação, exigindo manobras digitais para auxílio. Importante notar que não causam dor. O diagnóstico é clínico, confirmado por exame de imagem e o tratamento baseia-se nos sintomas e tamanho, podendo ser clínico ou crúrgico.

Thais Yuka Takahashi

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Retocele?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.