Diverticulite - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Diverticulite é a inflamação dos divertículos, prolongamento anormal da parede do intestino em um pequeno saco e estão geralmente na parte final do intestino grosso. Os sintomas assemelham-se a apendicite (dor abdominal, febre, arrepios ...), mas localiza-se no abdômen inferior esquerdo. O uso de antibióticos, sob prescrição médica, é o tratamento mais adequado para diverticulite que não chegou a perfurar o intestino causando peritonite (inflamação do peritônio) e, portanto, requerendo uma cirurgia de emergência.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - diverticulite
Perguntas sobre Diverticulite
Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Diverticulite
Especialistas falam sobre Diverticulite
A doença diverticular é muito comum em pacientes acima dos 50 anos, e a maior parte das vezes é assintomática. Cada vez mais vemos jovens com tal doença, diagnosticados muitas vezes com crises agudas, sendo necessária a internação hospitalar. O tratamento cirúrgico é reservado para casos selecionados, para pacientes com crises recorrentes ou crises graves. O acompanhamento e orientação nutricional são fundamentais para o tratamento. Atualmente temos algumas formas de realizar a operação. A mais difundida é a laparoscópica, com baixa taxa de complicação. A cirurgia robótica vem sendo utilizada para casos selecionados, com resultado semelhantes, porém com maior ergonomia para a equipe.
Algumas pessoas apresentam pequenas bolsas ou saculações que se desenvolvem na parede do intestino grosso, sendo mais comum nos cólons sigmóide e descendente, ambos à esquerda do abdome. Essas bolsas são chamadas divertículos.
Cerca de 10% dos adultos com mais de 40 anos tem divertículos no intestino, e isso torna-se mais comum à medida que as pessoas envelhecem - quase metade de todas as pessoas com mais de 60 anos os tem. A maioria das pessoas que tem divertículos no intestino não apresenta sintomas, e frequentemente sua presença é um achado incidental, detectada em testes solicitados para outra doença.
Diverticulite é a inflamação/infecção de divertículos localizados no intestino grosso. O tratamento depende de sua gravidade, devendo ser clínico para os casos mais leves e podendo ser indicado o tratamento cirúrgico nos casos graves ou que se repetem com frequência.
Pacientes que têm divertículos, mas que não estão em crise, devem realizar acompanhamento médico regular e adotar uma dieta rica em fibras, frutas e líquidos, diminuindo assim o risco de desencadear a inflamação.
Trata-se de uma inflamação aguda do intestino grosso. A mesma acontece quando um divertículo - pequenas dilatações na parede do intestino - inflama e leva a infecção. Pode ser leve, quando somente antibióticos podem tratar, ou grave, quando há necessidade de cirurgia para retirada do segmento do intestino doente. Requer acompanhamento de um especialista na área após o primeiro episódio.
Diogo Stinguel Thomazini
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Vitória
Agendar uma visita
Diverticulite é a inflamação de pequenas estruturas (divertículos), parecidas com “dedos de luvas”, localizadas na parede do intestino grosso. Esse processo inflamatório ocorre com maior frequência no cólon esquerdo esigmóide, onde os divertículos tendem a ser mais numerosos.
Alguns fatores que contribuem para essa condição são a falta de fibras na alimentação e a ingestão excessiva de carboidratos refinados e proteínas.
Nos quadros de diverticulite leve, o tratamento consiste em uso de antibióticos orais e adoção de dieta mais leve. Em casos mais graves o recorrete - em que pode haver perfuração, formação de abscesso e outras complicações - pode ser necessária a cirurgia.
Jorge Vásquez Del Aguila
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Belo Horizonte
Agendar uma visita
A doença diverticular dos cólons acomete principalmente pacientes mais velhos e pode evoluir com complicações graves, como abscesso e perfuração intestinal, e com risco de vida. Tais casos necessitam de tratamento cirúrgico emergencial.
Portanto, os pacientes que possuem doença diverticular devem manter acompanhamento clínico rigoroso e avaliação para indicação de cirurgia eletiva, quando houver a devida indicação.
A diverticulose colônica designa a presença de divertículos no cólon. A incidência aumenta com idade.Os divertículos ocorrem em pontos de perfuração da parede colônica pelas artérias que nutrem o cólon, com herniação da mucosa e submucosa. A dieta pobre em fibras determina hipertensão intraluminal e hipersegmentação colônica, sendo estas as principais causa da diverticulose.
A diverticulite é a complicação mais comum da doença diverticular,ocorre por algum grau de perfuração do divertículo. Tratamento da consiste na administração de antibióticos nos casos não complicados e na presença de complicação (abscesso, perfuração, peritonite) indicação cirúrgica de urgência ou drenagem percutânea.
Danielle Menezes Cesconetto
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico
São Paulo
Agendar uma visita
É a inflamação dos divertículos que são mais comuns do lado esquerdo do intestino grosso em adultos. O diagnóstico é feito por tomografia de abome e pelve e confirmado pela colonoscopia. Geralmente não precisa ser operada.
Quais profissionais tratam Diverticulite?
Diverticulite por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.