Colecistite - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - colecistite
Perguntas sobre Colecistite
Nossos especialistas responderam a 69 perguntas sobre Colecistite
Especialistas falam sobre Colecistite
A colecistite aguda é a inflamação aguda da vesícula biliar, uma das principais complicações da colelitíase ou cálculos biliares. Ocorre em até 10% dos pacientes com cálculos biliares sintomáticos. [1] Na maioria dos casos (90%), é causada pela obstrução do ducto cístico completa, geralmente devido a um cálculo biliar impactado no colo da vesícula biliar ou ducto cístico, que causa inflamação na parede da vesícula biliar. [1] Em 5% dos casos, espessamento da bile (devido a desidratação) ou estase biliar (devido a trauma ou doença sistêmica grave) pode bloquear o ducto cístico, causando uma colecistite acalculosa. [1]
A colecistite (inflamação da vesícula biliar) normalmente tem origem no entupimento (por pedras) de algum canal que comunica a vesícula ao intestino delgado.
Os sintomas incluem náuseas, dor intensa na parte superior direita da barriga e sensação de inchaço.
O tratamento vai desde medidas de readequação dos hábitos alimentares até internação para remoção cirúrgica da vesícula biliar (por video-laparoscopia).
Colelitíase ou pedra na vesícula é a presença de cálculos na vesícula biliar. Esses cristais ou cálculos podem ocorrer em diversas porções do trato biliar, como o ducto colédoco (causando Coledocolitíase) e a vesícula biliar. Os cristais podem obstruir o trato biliar, causando icterícia, e o ducto pancreático, levando à pancreatite. A colelitíase se trata especificamente da formação desses cristais na vesícula biliar. A maior parte das pedras não causam sintomas por muitos anos. Quando as pedras são muito numerosas ou muito grandes os sintomas mais comuns de colelitíase são:
Dor abdominal em hipocôndrio direito, náuseas e vômitos.
É a inflamação da vesícula biliar geralmente causada por obstrução por cálculo biliar. O tratamento convencional é a retirada do órgão por laparoacopia mas, em alguns casos, opta-se por tratamento com antibiótico.
É a inflamação da vesícula biliar podendo ser aguda ou crônica, levando a sinais e sintomas como dor abaixo da costela do lado direito, mal estar, náusea, vômitos, falta de apetite, febre. Sua principal causa é por cálculos (pedras) que levam a inflamação e infecção. Seu tratamento deve ser feito normalmente com antibiótico e cirurgia, chamada colecistectomia.
É a inflamação da vesícula biliar, normalmente causada por pedras, (cálculos), na maior parte dos casos paciente de ser submetido à cirurgia de retirada da vesícula juntamente com as pedras.
Quais profissionais tratam Colecistite?
Colecistite por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.