Cervicalgia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - cervicalgia
Perguntas sobre Cervicalgia
Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Cervicalgia
Especialistas falam sobre Cervicalgia
Cervicalgia é a dor na região cervical (pescoço). É um problema muscular e melhora em poucos dias quando ocorre por um simples "mau jeito". Quando a dor demora a passar ou está se repetindo, pode significar um problema na coluna cervical, devendo ser investigada com uma consulta médica e exames de imagem.
A cervicalgia também pode irradia para a cabeça. A classificação internacional das cefaleias sugere que o diagnostico seja confirmado desde que preencha alguns critérios:
Evidência clínica ou por exames de uma lesão na coluna ou nos tecidos moles do pescoço (músculos ou nervos)
Evidência de relação, como surgimento da dor de cabeça após início do problema do pescoço e melhora com o tratamento específico, redução da capacidade de movimentar o pescoço e melhora imediata da dor após um bloqueio anestésico do nervo ou do músculo responsável pela dor
É uma condição muito comum e os estudos mostram que ela é capaz de agravar as crises de enxaqueca, seja na sua intensidade quanto na sua frequência.
A cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente. Mas raramente se inicia de maneira súbita, em geral está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma e até mesmo alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular). O paciente com cervicalgia geralmente relata uma melhora quando está em repouso e exacerbação da dor com o movimento. Costuma-se adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior.
Dor na região do pescoço, que pode ter diversas causas.
Os sintomas geralmente são rigidez e dor para movimentos com o pescoço e cabeça (como por exemplo olha pra cima ou rodar a cabeça) e as vezes associados com tontura.
Para o tratamento são utilizadas técnicas da fisioterapia manual para melhorar o movimento e aliviar as dores e depois realizamos uma sequência de exercícios para os músculos do pescoço.
A dor na coluna cervical, também chamada de dor no pescoço, cervicalgia ou até torcicolo, é muito frequente na população em geral. A maioria das pessoas acaba tendo algum sintoma semelhante em algum momento da vida.
Em grande parte dos casos é uma condição benigna e auto-limitada, isto é, de resolução espontânea em alguns dias. Os sintomas mais comuns são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar condicionado.
Uma cervicalgia é uma dor localizada nas vértebras cervicais. Ela pode ser crônica (quando dura várias semanas) ou aguda (quando só dura alguns dias). A forma da cervicalgia aguda mais comum é o torcicolo. A coluna cervical é composta de sete vértebras, ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação. A cervicalgia pode se manifestar pelos seguintes sintomas: dor na nuca que pode irradiar para os ombros ou braços, rigidez na nuca, desconforto nos movimentos da cabeça, dores de cabeça, tonturas e formigamento no pescoço (que pode se espalhar para o ombro e o braço).
Frequentemente, a dor na região cervical (cervicalgia) é causada por problemas que não estão relacionados à coluna vertebral e somente com uma avaliação de um profissional especialista é possível fazer esta distinção.
O tratamento da cervicalgia é bastante amplo e envolve a interação de equipe multiprofissional: cirurgião de coluna, fisiatra, fisioterapêuta, dentre outros.
Apenas uma pequena parte dos pacientes necessitarão de cirurgia.
Converse com o seu médico e esclareça todas as suas dúvidas !
Cervicalgia é a dor que acomete a região cervical, podendo ser irradiada para a região das escápulas e posterior da cabeça. Pode ser causada por esforços repetidos, posturas inadequadas e maus hábitos, sendo geralmente de boa resolução. Algumas doenças mais graves podem cursar com cervicalgia, como o caso de hérnias discais, fraturas, tumores e osteoartrose. Assim, deve-se sempre procurar um médico especialista para a avaliação dos sintomas e início do tratamento individualizado caso a caso.
Cervicalgia é uma frequente queixa no consultório, geralmente relacionada ao sedentarismo, excesso de peso e esforço físico excessivo sem ergonomia. A refratariedade no controle de dor faz com que essa queixa cause uma importante limitação funcional.
Além disso, o grande medo que paira sobre as dores de coluna vertebral é a necessidade de cirurgia como única forma de tratamento. Hoje, no entanto, com as modernas técnicas de tratamento, conseguimos resolver a grande maioria dos casos sem cirurgia. Utilizamos meios químicos de alívio da dor para realização de fortalecimento mecânico da musculatura e controle da dor.
O termo cervicalgia significa dor na região cervical (pescoço). Pode ocorrer principalmente devido a má postura, posição inadequada durante o sono, contraturas musculares (torcicolo), hérnias de disco, artrose e desalinhamento de uma ou mais vértebras. Dependendo dos sintomas e do exame físico, solicitamos um ou mais exames de imagem (RX, Tomografia, Ressonância Magnética) para confirmar o diagnóstico e instituirmos o tratamento adequado para cada caso.
A cervicalgia é a dor cervical, ela pode se localizar apenas no pescoço ou irradiar para os membros superiores. A causa da dor cervical pode ser variada, porém quando está sofre irradiação para os braços, interessante procurar um médico e se submeter a um exame de imagem, porque dor que vai para os braços pode ser compressão de nervo, e este tem sua origem na coluna cervical.
Cervicalgia é uma dor na região do pescoço, que pode ter origens diversas. Muito comum atualmente é a cervicalgia causada por má postura, relacionada ao uso de equipamentos eletrônicos (computadores, celulares...), onde o paciente permanece longos períodos com a cabeça abaixada. Essa posição força o pescoço para a frente, causando modificações no eixo natural da coluna cervical.
O que é?
é o sintoma onde a dor começa na região do pescoço, irradia pela escápula, ombro, braços e muitas vezes até os dedos, causando fraqueza e dormência. Às vezes, a dor se irradia apenas em alguns setores do braço dependendo da compressão e raiz nervosa envolvida. As patologias mais frequentes para este sintoma são:
Estenose foraminal
Discopatias
Estenose de canal
Espondilolistese
Espondilólise
Tumores medulares
Doenças Metabólicas
Artrite reumatóide
Instabilidade segmentar
Quais profissionais tratam Cervicalgia?
Cervicalgia por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.