Polimialgia reumática - Informações, especialistas e perguntas frequentes
O que é polimialgia reumática?
Polimialgia (poli = muitos, mialgia = dores musculares) reumática (PMR) é uma doença inflamatória reumática. É relativamente comum, afetando mais de 4 em cada 1.000 pessoas com mais de 50 anos.
Qual é a causa da PMR?
Os sintomas geralmente começam de repente, mas às vezes eles podem fazer no curso de uma semana ou duas. Algumas pessoas notam alguns sintomas semelhantes à gripe, o que ocasionalmente pode ser devido a parvovirose, mas na maioria dos casos a doença ocorre de forma espontânea e é de causa desconhecida.
PMR afeta homens e mulheres da mesma forma.
Quais são os principais sintomas?
- PMR faz com início súbito de dor e rigidez matinal, principalmente nos ombros e coxas, mas também pode afetar o pescoço e torso. Os pacientes muitas vezes não podem sair da cama sem ajuda e tem dificuldade de subir escadas e para realizar atividades diárias, como dirigir. Repouso prolongado e inatividade podem aumentar a rigidez.
- Outros sintomas comuns incluem mal-estar e fadiga e, ocasionalmente, febre de 38 ° C. Alguns pacientes apresentam perda de apetite e perda de peso.
- Na forma mais severa desta doença é uma inflamação dolorosa das artérias (vasos sanguíneos) da cabeça, especialmente na área temporal (templos), nestes casos, a doença é chamada de arterite temporal.
- Felizmente, os órgãos internos não são afetados, por isso, PMR típico não costumam ocorrer no fígado, rim ou pulmão.
Como é diagnosticada a polimialgia reumática?
Os médicos costumam realizar dois exames de sangue para determinar se um paciente tem PMR. Esta análise incluiu a taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR) e teste da proteína C-reativa (PCR). Ambos os testes indicam a existência de inflamação no corpo, mas há muitas doenças que podem causar alterações no VHS e PCR, assim você pode precisar de mais testes e para excluir outras doenças com sintomas semelhantes.
Doenças que podem simular PMR
- Artrite reumatóide
- Osteoartrite em lugares como o pescoço, com dor ao redor dos ombros e costas
- Inflamação muscular (chamado polimiosite)
- Hipotireoidismo
- Depressão
- Doença de Parkinson
- Fibromialgia
- Ocasionalmente, o câncer de medula, por exemplo, câncer de próstata ou de osso (mieloma).
Como PMR frequentemente é tratada?
Corticóides (cortisona, prednisona) são a base do tratamento e na maioria dos casos, a resposta é muito rápida, muitas vezes, com melhora em 24-48 horas. Este medicamento ajuda a reduzir a inflamação e faz com que os resultados de exames de sangue melhore. Às vezes ele pode ser usado formas de esteróides injetáveis ??administradas a cada três semanas.
Estes medicamentos não curam a PMR, mas suprimir os sintomas da inflamação e paciente, e são muito eficazes.
Quanto tempo é necessário continuar a prednisona?
Normalmente, exige um ano de tratamento, mas 50% dos pacientes necessitam de 2-3 e tratamentos de 30% mais são necessários.
Quais são os efeitos colaterais da prednisona?
- Ganho de peso, especialmente em torno do abdômen, com inchaço da face ("cara de lua").
- Nódoas negras fáceis da pele, muitas vezes com um mínimo de trauma ou choque, em áreas como a palma das mãos.
- Alguns pacientes perdem o cabelo na cabeça, mas o cabelo cresce em outras áreas do corpo.
- Pacientes mais idosos ou aqueles com diagnóstico prévio de diabetes, podem ter de açúcar no sangue elevado e podem precisar aumentar o controle da glicemia (açúcar no sangue).
- Pressão arterial pode aumentar ligeiramente, e as pessoas com hipertensão arterial podem precisar de revisão mais freqüente.
- Os ossos se tornam mais frágeis (osteoporose), mas isso pode ser evitado pelo tratamento profilático com cálcio e vitamina D, terapia de reposição hormonal em mulheres na pós-menopausa ou outros medicamentos denominados bifosfonatos (Fosamax, Actonel, ou Difosfen Osteum), dependendo das circunstâncias de paciente.
- Em todos os pacientes tomando corticosteróides deve verificar o seu estado de mineralização óssea usando uma técnica chamada densitometria óssea.
- Cuidado! Pacientes que tomam corticóides não deve parar de tomá-los de repente, pode ser perigoso. Em determinadas circunstâncias, tais como acidente ou doença, pode ser necessário aumentar a dose de corticosteróides.
Existem outros tipos de esteróides que podem ser usados?
Há um tipo relativamente novo de esteróides chamados deflazacort mas os médicos não costumam encontrar vantagens sobre a prednisona na prática clínica, exceto, talvez, em pacientes com diabetes, em que o controle de açúcar no sangue é menos afetado com deflazacort do que com prednisona .
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - polimialgia reumática






Perguntas sobre Polimialgia reumática
Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Polimialgia reumática


