Lúpus eritematoso sistêmico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - lúpus eritematoso sistêmico

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Reumatologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Débora Veghini

Débora Veghini

Reumatologista

Cachoeiro de Itapemirim

Pedro Henrique Pelissari

Pedro Henrique Pelissari

Reumatologista

Maringá

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Lúpus eritematoso sistêmico

Nossos especialistas responderam a 406 perguntas sobre Lúpus eritematoso sistêmico

Bom dia! Lúpus é uma doença muito complexa e que de fato pode ter piora após exposição com fatores ambientais, como exposição ao sol. Entretanto, até o momento não tem alimento que cause piora…

é possivel... embora nao esteja na faixa etária mais comum normalmente, a doenca é insidiosa e pode estar apresentando alguns sintomas anteriores a alguns meses ou anos anteriores porem nao conseguiu…

Boa tarde. O C4 baixo, em conjunto com outras alterações e sintomas, podem indicar atividade do Lupus.
Pode também acontecer dele ser baixo normalmente.
O ideal é ter uma avaliação…

Especialistas falam sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico

Doença onde o sistema de defesa do paciente ataca ele mesmo. O Lúpus pode pegar vários órgãos do corpo. Geralmente acomete articulações (juntas) e pele. Seu tratamento é feito com remédios que controla a imunidade do paciente. O objetivo é fazer o lúpus entrar em remissão, ou seja, fazer com que a doença "durma" e não cause mais sintomas.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença crônica do sistema autoimune que pode atingir vários órgãos como a pele, juntas, rins e pulmão. A doença não tem cura, mas felizmente tem tratamento e diversas medicações podem ser utilizadas. Meu doutorado na USP foi focado no Lúpus e identificamos pontos fortes de alguns tratamentos. Acompanhando adequadamente pode-se controlar muito bem a doença, buscando-se uma ótima qualidade de vida.

Luciana Muniz

Reumatologista

Brasília


O LES é uma resposta do sistema imunológico contra suas próprias estruturas, que provoca um ataque a órgãos. Mais comum em mulheres na faixa de 25 a 35 anos, pode causar artrites generalizadas, queda de cabelos, anemia, inflamações nos pulmões, rins, pele e coração. A evolução é muito variável, desde casos mais leves até situações de risco de vida ou de perda de função, como insuficiência renal irreversível. O diagnóstico é baseado no conjunto de sinais e sintomas característicos da doença e alterações laboratoriais. Alerto que o FAN positivo não garante o diagnóstico de LES. Dúvidas com seu diagnóstico? Tem FAN positivo? Preocupada com os efeitos colaterais? Venha conversar conosco.

Otávio Augusto Gomes Da Paz

Reumatologista, Especialista em dor, Internista

Belém do Pará


O Lupus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória autoimune que pode acometer diferentes órgãos. Pode cursar com dores articulares, lesões de pele, queda de cabelo, problemas renais ou neurológicos etc... O tratamento é realizado de acordo com o órgão acometido e existem diversos medicamentos capazes de controlar os sintomas.

Luiz Felipe Dipe

Reumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune que acomete principalmente mulheres afro-descendentes e em idade fértil. Suas manifestações incluem lesões de pele, como a clássica "asa de broboleta" na face; dor e edema articular; alterações renais; cardíacas; anemia; presença de anticorpos circulantes no sangue, como o FAN (que isoladamente, sem os sintomas clínicos, não é suficiente para fechar o diagnóstico da doença); entre outras. Atualmente, existem algumas opções de tratamento, que deve ser iniciado o quanto antes para obter um melhor desfecho. O acompanhamento próximo com reumatologista é fundamental para a boa evolução.

Marcella Andrade

Reumatologista, Médico clínico geral, Especialista em dor

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. Por ser uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos, quando a pessoa tem LES ela pode ter diferentes tipos sintomas em vários locais do corpo.

Osmel Mayol

Reumatologista, Especialista em dor, Especialista em medicina preventiva

Santa Cruz Do Capibaribe


Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune crônica, potencialmente grave, mais comum em mulheres jovens, que pode se manifestar com alterações na pele e mucosas, queda de cabelo, dores articulares e lesões de diferentes órgãos do corpo. O exame mais classicamente relacionado à doença é o FAN. O seu tratamento deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico e o acompanhamento deve ser feito de forma regular para detectar possíveis agravamentos. O médico reumatologista é o profissional mais capacitado para o tratamento e acompanhamento de pessoas com lúpus.

Verônica Mello

Reumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Lúpus eritematoso sistêmico?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.