Neoplasias gastrointestinais - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - neoplasias gastrointestinais

Rodrigo Galhego

Rodrigo Galhego

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Lucas Dickel Canova

Lucas Dickel Canova

Cirurgião geral

Três Passos

André Evelbauer Barra

André Evelbauer Barra

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Allyson Hertz

Allyson Hertz

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas sobre Neoplasias gastrointestinais

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Neoplasias gastrointestinais

Consulte um médico anestesista para explicar toda a sua condição de saúde. É necessário saber especificamente qual cirurgia será feita, qual a sua condição de saúde para escolher com segurança…

Olá!
É possível realizar colonoscopia virtual, através de tomografia, mas o preparo do intestino deve ser realizado da mesma forma, como se fosse fazer uma colonoscopia convencional. Um…

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.





Especialistas falam sobre Neoplasias Gastrointestinais

A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para a avaliação do esôfago, estômago e duodeno. Sintomas como dor abdominal, queimação, refluxo, náuseas e vômitos, sangramentos, etc podem ser indicações de realizar esse exame para elucidação diagnóstica. A endoscopia é fundamental para diagnosticar lesões malignas nesses órgãos, assim como para detecção da bactéria H. pylori, relacionada a várias patologias gástricas. O exame de colonoscopia é utilizado para o diagnóstico das doenças que acometem o intestino grosso. Com o exame é possível diagnosticar doenças, avaliar a mucosa do reto, sigmoide e cólons, verificar a presença de câncer, entre outros. Pólipos são retirados nesse exame.

João Paulo Aguiar Ribeiro

Endoscopista

Fortaleza


O Câncer de Esôfago, Estômago e do Intestino Grosso (Cólon) são muito prevalentes no Brasil. Eles podem ser prevenidos com a utilização de Endoscopia Digestiva Alta e pela Colonoscopia a partir dos 45 anos de idade ou antes se você tiver história familiar destes cânceres. A bactéria Helicobacter pylori também é responsabilizada com causa de câncer de estômago e deve ser pesquisada e tratada se estiver presente. Os pacientes portadores de Gastrite Crônica e Metaplasia Intestinal também devem ser monitorizados. Esses exames são preventivos e devem ser realizados de tempos em tempos para que essas lesões malignas sejam diagnosticadas numa fase mais precoce e que possam ser curadas.

Flavio Heuta Ivano

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista, Cirurgião geral

Curitiba


O adenocarcinoma do estômago e do intestino grosso são os tumores mais frequentes dos órgão digestivos. O adenocarcinoma gástrico tem altas taxas de curas quando diagnosticado em estágios iniciais. Quando já diagnosticado localmente avançado a associação de quimioterapia ao tratamento cirúrgico melhora a sobrevida a longo prazo. O adenocarcinoma de intestino grosso também tem altas taxas de cura em estágios iniciais. Este, por sua vez, mesmo na presença de doença a distância (metástases) pode ser a candidato a tratamento cirúrgico com intenção curativa a depender da extensão da doença e características do tumor.

Márcio Carmona Marques

Oncologista, Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

São Paulo

Quais profissionais tratam Neoplasias gastrointestinais?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.