Diverticulose cólica - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - diverticulose cólica
Fernando Henrique Rabelo Abreu dos Santos
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Vila Velha
Perguntas sobre Diverticulose cólica
Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Diverticulose cólica
Especialistas falam sobre Diverticulose Cólica
Os divertículos do intestino grosso são pequenas "sacos" ou hérnias que aparecem na parede intestinal, principalmente em pacientes acima de 50 anos. Podem ser silenciosos e não causar sintomas ou podem causar sangramento intestinal e a inflamação do intestino, chamada "diverticulite", que pode ser grave e até fatal. O tratamento depende da gravidade da doença e pode envolver cirurgia para retirada do intestino comprometido. Essa cirurgia também pode ser feita por videolaparoscopia com uma melhora recuperação em relação a técnica convencional.
Divertículos são projeções na luz intestinal como se fossem "sacos", que podem ser assintomáticos ou sintomáticos, na minoria dos casos. A incidência aumenta com a idade e dietas ricas em açúcares refinados e carne vermelha e pobre em integrais. Podem causar sangramento, perfuração e infecções, a chamada diverticulite aguda, que ocorre em 10-20% dos casos, e pode variar desde uma forma branda tratada clinicamente, até formas mais graves com necessidade de cirurgia de urgência. A maioria dos pacientes com divertículos não necessita de tratamento e a cirurgia eletiva (aberta ou por video) está reservada para os casos de diverticulite de repetição, a depender da idade e doenças associadas.
Quais profissionais tratam Diverticulose cólica?
Diverticulose Cólica por cidade
Doenças relacionadas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.