Carcinoma hepatocelular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - carcinoma hepatocelular

Reinaldo Robalinho Filho

Reinaldo Robalinho Filho

Cirurgião do aparelho digestivo

Ibitinga

Felipe Antônio Cacciatori

Felipe Antônio Cacciatori

Cirurgião geral

Criciúma

Fernando André

Fernando André

Oncologista

João Pessoa

Rafael Franco

Rafael Franco

Oncologista, Especialista em clínica médica

Natal

Andre Katz

Andre Katz

Oncologista

São Paulo

Paulo André Luz Pereira

Paulo André Luz Pereira

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Teresina

Perguntas sobre Carcinoma hepatocelular

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Carcinoma hepatocelular

A primeira providência é procurar um cirurgião com experiência em cirurgia hepática para uma avaliação. O carcinoma hepatocelular precisa ser bem estudado, assim como o paciente para a melhor…

A elastografia hepática não faz o diagnóstico de câncer. É um exame que avalia a elasticidade hepática, importante para avaliação do grau de fibrose do fígado, sendo importante no manejo das…

Especialistas falam sobre Carcinoma Hepatocelular

Carcinoma hepatocelular é o câncer primário mais comum no fígado e ocorre geralmente em cirróticos por álcool, doenças crônicas do fígado como hepatites por vírus b ou c. Seu tratamento depende do estadiamento que se encontra o tumor e o grau de cirrose associado. Nos tumores localizados no fígado em indivíduos com cirrose inicial deve ser realizada retirada por cirurgia chamada hepatectomia parcial por videolaparoscopia com apenas furos evitando maiores complicações pós-operatórias. Em casos intermediários pode ser usada a ablação por radiofrequência, o tumor é destruído por uma agulha por meio de punção ou cirurgia. Casos tumores iniciais com cirrose avançada o tratamento é o transplante.

Sergio Renato Pais Costa

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília


O câncer do fígado é um tipo de tumor maligno que se origina nas células que formam o fígado, como hepatócitos, canais biliares ou vasos sanguíneos, sendo, geralmente, bastante agressivo. Ele pode causar sintomas, que costumam surgir nos estágios mais avançados da doença, e incluem dor no abdômen, enjoo, perda do apetite, emagrecimento e olhos amarelados. Pessoas com gordura no fígado, cirrose hepática ou que usam anabolizantes apresentam maior risco para desenvolver este câncer, que costuma ser identificado por um exame de imagem do abdômen, como ultrassom ou tomografia, capazes de detectar um ou mais nódulos no fígado. O tratamento é feito com cirurgia e quimioterapia, ou transplante.

Marcelo Sette

Hepatologista, Gastroenterologista

Recife


O carcinoma hepatocelular é o tumor primário mais comum do fígado e tem íntima relação com a presença de cirrose hepática. É uma lesão grave, porém se rastreada e diagnosticada precocemente, podemos proporcionar ao paciente tratamento curativo, principalmente com ressecção cirúrgica ou transplante de fígado. Todo paciente com cirrose hepática deve realizar ultrassonografia de rastreamento a cada seis meses. Não deixe de seguir com o gastro/hepatologista.

Marlone Cunha

Gastroenterologista, Hepatologista

Campinas


O carcinoma hepatocelular (CHC) é o tumor primário mais comum do fígado (aquele que começa no fígado). O principal fator de risco é a cirrose hepática e suas etiologias (hepatite C e B, estatose grave, alcoolismo). Existem diversos tratamentos para esse tumor, porém na maioria das vezes o melhor tratamento é a cirurgia, sendo que o transplante hepático é indicado com frequência uma vez que pode oferecer tratamento curativo para o tumor e para a cirrose.

Victor Hugo Ribeiro Vieira

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Embolização de Tumores Hepáticos Técnica executada através do micro cateterismo da artéria do fígado e que permite em algumas situações o controle e tratamento dos tumores hepáticos. Este tratamento se faz com o acompanhamento do oncologista, tendo como medida a redução tumoral e controle local da doença.

William Fonseca

Cirurgião vascular

Guaratinguetá

Quais profissionais tratam Carcinoma hepatocelular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.