Abdome agudo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

O abdome agudo ou síndrome do abdome agudo é uma doença caracterizada por uma crise com dor intensa e aguda na região do abdome. Essa crise pode durar até quatro horas.

Qual é a causa?

O número de fatores capazes de gerar a crise do abdome agudo é grande. Muitos deles sequer são detectados. A maioria dos fatores causadores do abdome agudo, no entanto, está relacionada com a obstrução no tubo digestivo, de dutos biliares e pancreáticos, dos ureteres, das trompas uterinas e de vasos. Oclusão intestinal, cólica nefrética e infarto mesentérico, por exemplo, são geradores do quadro. Em outras oportunidades a obstrução não é total, mas favorece o surgimento de bactérias que provocam doenças (apendicite, colecistite, diverticulite, salpingite) ou produzem enzimas (pancreatite) capazes de gerar a crise de abdome agudo. Há também as perfurações que provocam dor intensa. Úlcera perfurada, perfuração da alça intestinal ou ruptura de um aneurisma fazem parte desse grupo.

Quais os sintomas?

A dor aguda e contínua é o sintoma da síndrome do abdome agudo.

Como fazer o diagnóstico?

Por ter um grande número de fatores causadores, o abdome agudo apresenta dificuldades para seu diagnóstico. O exame físico não é suficiente para dar a certeza do diagnóstico sendo necessário recorrer a outros recursos. Há a possibilidade de contar com exames de sangue (hemograma, amilase e lípase, glicemia, gasometria arterial e BHCG – este último para mulheres em idade fértil) e de imagem (raios-X, ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada abdominal).

Qual o tratamento?

Quando há o quadro de dor aguda, deve-se evitar o uso de analgésico para evitar que os sintomas sejam mascarados dificultando um diagnóstico preciso. Em alguns casos, a dor passa sem que tenha se chegado a uma conclusão. Na maioria dos casos da síndrome do abdome agudo, no entanto, a cirurgia é o único tratamento adequado.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - abdome agudo

Fernanda Celia Fabiani

Fernanda Celia Fabiani

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Guarapuava

Matheus Ribeiro da Fonseca

Matheus Ribeiro da Fonseca

Cirurgião geral

Palmeiras de Goias

Felipe Bernardelli

Felipe Bernardelli

Médico de emergência

Jacarezinho

José Charles Cardoso

José Charles Cardoso

Cirurgião geral

Itabuna

Allyson Hertz

Allyson Hertz

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Rio de Janeiro

Roberto Camilo Tadeu Prado

Roberto Camilo Tadeu Prado

Cirurgião geral

Umuarama

Perguntas sobre Abdome agudo

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Abdome agudo

Sugiro procurar um fisioterapeuta dermatofuncional para tratar as aderências

Olá, bom dia! É comum sentir dormência local após passar muito tempo sentado na mesma posição. O que não é comum é esses sintomas serem muito prolongados, estarem piorando com o passar do tempo…

Clínico, Cirurgião Geral, Cirurgião do Aparelho digestivo vão te ajudar nessa investigação inicial.

Especialistas falam sobre Abdome Agudo

Abdômen agudo e' o nome dado a qualquer quadro de dor abdominal súbita ou persistente. A avaliação por um especialista experiente e habilidoso e' fundamental, pois ha vários diagnósticos possíveis, cada qual exigindo uma abordagem especifica e precisa.

Carlos Bernardo Cola

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Abdome agudo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.