Síndrome de down - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A síndrome de Down é uma doença genética que ocorre no momento da concepção que gera três cromossomos 21 ao invés de dois. As causas são desconhecidas já que qualquer casal pode ter um filho com síndrome de Down e, de acordo com estudos, uma em cada mil crianças nasce com esta síndrome. Esta anomalia congênita é caracterizada pela aquisição de uma deficiência intelectual e certas características faciais.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - síndrome de down

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Camila Escolástico

Camila Escolástico

Terapeuta ocupacional

Belo Horizonte

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Isadora Leticia Silvestre Martins

Isadora Leticia Silvestre Martins

Psicólogo

São Paulo

Talita Teodoro

Talita Teodoro

Psicopedagogo

Taubaté

Perguntas sobre Síndrome de down

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Síndrome de down

A síndrome de Down é um distúrbio genético no qual a pessoa tem uma cópia a mais de um cromossomo denominado cromossomo 21, por isto é também conhecida como Trissomia do 21. Os indivíduos portadores…

Pessoas com síndrome de Down podem ter dificuldades de adaptação social devido a atrasos no desenvolvimento da fala e linguagem, o que pode dificultar a comunicação eficaz. Elas também podem…

Não há como responder sem saber o resultado do cariótipo dos pais.

Além , importante ressaltar, o indivíduo com trissomia do 21 é normal assim como quem não tem a trissomia.

Especialistas falam sobre Síndrome de down

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

Roberta Kelly De Sousa Araújo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro


O acompanhamento de um fonoaudiólogo deve começar desde o nascimento da criança com síndrome de Down, e é de longo prazo. Sua regularidade e seu enfoque, no entanto, vão variar, dependendo das necessidades dos pais e das crianças em diferentes fases da vida. O processo só estará terminado quando a pessoa que tem síndrome de Down tiver condições para comunicar o que pensa e sente sem que haja dificuldades de compreensão, e que tenha condições de interagir e conquistar seu espaço na sociedade onde está inserida.

Carine Cruz Ferreira

Fonoaudiólogo


A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. O trabalho de fonoaudiólogos com crianças com síndrome de Down é amplo e inclui tanto a parte da fala em si, como a preparação da musculatura para que a criança possa desenvolver a fala.

A cada 700 nascimentos 1 bebê nasce com Síndrome de Down. Você sabe o que é Síndrome de Down? A Síndrome de Down não é DOENÇA. É uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. O bebê nasce com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente. O material genético extra se encontra localizado no par de cromossomos 21. Não existe grau da Síndrome 95% nascem com trissomia do 21 5% têm uma cópia translocada 2 a 4% há mosaicismo. A expectativa de vida das pessoas com Síndrome de Down (SD) aumentou em razão dos progressos na área de saúde. É cada vez mais comum pessoas com SD chegarem aos 65, 70 anos.

Todas as crianças com Síndrome de Down, mesmo que ainda suspeita clínica, devem ser avaliadas por cardiologista pediátrico. _50% de todas as crianças com Síndrome de Down possuem cardiopatia congênita; _a maioria necessitará de cirurgia cardíaca no primeiro ano de vida. "O bem estar da criança com Síndrome de Down está diretamente relacionado com seus cuidados com a saúde e bons hábitos de vida.” _Equipe AmbDown (ambulatório interdisciplinar de acompanhamento para crianças com Síndrome de Down do Hospital Universitário Pedro Ernesto/ UERJ)

Ana Tereza Antunes Monteiro De Souza

Cardiologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Síndrome de down?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.