Síndrome de colisão do ombro - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - síndrome de colisão do ombro

Domila Mattos

Domila Mattos

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Rafael Muniz da Silva

Rafael Muniz da Silva

Psicólogo, Terapeuta complementar

Itabuna

Lucas Giovanni Cattaneo

Lucas Giovanni Cattaneo

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Lindimar Leite Cunha Junior

Lindimar Leite Cunha Junior

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte

Perguntas sobre Síndrome de colisão do ombro

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Síndrome de colisão do ombro

Olá,

Até o momento, ninguém sabe explicar a razão real dos estalos das articulações. Há teorias que sugerem tratar-se de acomodação articular e outras que dizem tratar-se de alterações…

Esses estalos podem ser Sindrome do Impacto. porem é necessário avaliacao fisica e exames de imagem para um diagnostico mais preciso!

Olá,

Trata-se de uma doença do ombro gerada pelo impacto entre o osso do "teto" do ombro, chamado de acrômio, como o "assoalho" do ombro, os tendões e a bursa…

Especialistas falam sobre Síndrome De Colisão Do Ombro

A ruptura do manguito rotador é uma ruptura em um ou mais dos quatro tendões que formam as camadas mais profundas de músculos do ombro. Os tendões são os que ligam esses músculos aos ossos, o qual gira o braço. Ambos os músculos e tendões se juntam para formar um “manguito” em volta do ombro – “. Manguito rotador”, daí o termo Manguito. Rupturas do manguito rotador podem ser pequenas e envolver apenas uma parte de um tendão único, ou podem ser grandes e envolver vários tendões.

Roberto Rangel Bongiovanni

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A síndrome do impacto ou síndrome de colisão do ombro, caracteriza-se por um conjunto de sintomas relacionados a dor no ombro. Recebe esse nome porque, ao elevar o braço, os tendões que compõem o manguito rotador, principalmente o supraespinhal, impactam na borda anterior e lateral do acrômio, um osso que forma o teto do espaço nos quais esses tendões se localizam (espaço bursal). Em pessoas que tem um acrômio mais curvo, as chances de impacto são maiores. O impacto repetitivo desencadeia um processo inflamatório, que acaba por envolver a bursa, a sinóvia e os tendões (daí o termo bursite, sinovite e tendinite).

Rafael Patrocinio

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

A lesão dos tendões do manguito rotador é uma das principais causas de procura pelo especialista em ombro. Sua maior incidência ocorro após a quinta década de vida, acometendo homens e mulheres. A dor no ombro, principalmente à noite, dificuldade para levantar o braço acima da cabeça e carregar peso são os principais sintomas dos pacientes. Investigação complementar com ultrassonografia ou ressonância magnética de ombro são de grande importância. Na maioria dos casos o tratamento conservador é de grande sucesso, mas em pequena quantidade dos casos uma cirurgia minimamente invasiva (artroscopia de ombro) pode ser necessária para reparar o tendão rompido.

Fernando Cesar Furlan

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


É uma doença inflamatória degenerativa semelhante a BURSITE comum em adultos acima dos 40 anos .O surgimento decorre do uso excessivo do membro superior em elevação durante algumas atividades esportivas e profissionais. Essa dificuldade ocorre pela diminuição da função articular do ombro, causada por uma lesão do manguito rotador, que é uma das estruturas que constituem a articulação. Os sintomas frequentes são dor no ombro, dor ao levantar o braço e diminuição da função articular, inchaço no ombro e tendinite do manguito rotador O tratamento é a base de analgésicos , AINH , repouso e fisioterapia .A cirurgia é indicada nos casos onde não há melhora com os tratamentos conservador .

Carlos Barbosa

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Salvador

Agendar uma visita

A Síndrome do Impacto é uma patologia inflamatória e degenerativa que se caracteriza por impactação mecânica ou compressão de determinadas estruturas que se localizam no espaço umerocoracoacromial, especialmente o tendão do supraespinhal, o tendão da cabeça longa do bíceps, a Bursa subacromial e a articulação acromioclavicular. Essa síndrome progride com o efeito acumulativo do impacto, podendo causar microlesões nas estruturas supracitadas com possibilidade de fibrose da Bursa subacromial, tendinite ou até mesmo ruptura do manguito rotador. Sendo de natureza microtraumática e degenerativa, se caracterizando por tendinite do manguito rotador, compossíveis rupturas tendinosas parciais/totais.

Victor Flavio Guerreiro Couto

Ortopedista - traumatologista

Salvador


A Síndrome do Impacto no Ombro é uma patologia inflamatória e degenerativa que se caracteriza por impactação mecânica de determinadas estruturas que se localizam no espaço umerocoracoacromial da articulação. É a afecção mais comum da cintura escapular com prevalência superior em indivíduos com idade entre 40 e 50 anos, entretanto, por estar intimamente relacionada a algumas atividades laborais e esportivas, se torna cada vez mais frequente em adultos jovens. O tratamento conservador muitas vezes resulta em excelente resultados, porém nos casos refratários necessita-se de procedimento cirúrgico, o qual é realizado por artroscopia.

Gabriel Ximenes

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

O problema é que o espaço entre a cabeça do úmero e o acrômio (teto do ombro),onde se localizam os tendões e músculos, é muito apertada. Em alguns indivíduos, movimentos repetitivos com os ombros causam uma lesão parcial ou total, sendo o mais atingido o tendão do músculo supraespinhal(responsável por levantar o braço). A síndrome do impacto é, portanto, uma doença crônica, que se desenvolve lentamente e pode causar tendinite (inflamação do tendão) bursite (inflamação da bursa ou bolsa que protege os tendões dos ossos) ou rompimento do tendão. Acomete principalmente indivíduos com atividades profissionais que exigem movimentos repetitivos do ombro, como professores, e esportistas.

Davi Calixto Pires

Ortopedista - traumatologista

Campo Grande


A Síndrome do Impacto no ombro é uma doença inflamatória degenerativa comum em indivíduos adultos acima dos 40 anos, podendo também afetar os jovens. O seu surgimento decorre do uso excessivo do membro superior em elevação durante algumas atividades esportivas e profissionais. Como consequência o paciente apresenta dor no ombro e dificuldade na movimentação realizada durante as tarefas cotidianas. Essa dificuldade ocorre pela diminuição da função articular do ombro, causada por uma lesão do manguito rotador, que é um conjunto de 4 tendões auxiliares da congruência articular. Os sintomas mais frequentes são dor no ombro, dor ao levantar o braço e consequente diminuição da função articular.

George Mello Neiva Nunes

Ortopedista - traumatologista

Porto Alegre

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Síndrome de colisão do ombro?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.