Paralisia cerebral - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - paralisia cerebral

Wesley Lopes Nonato

Wesley Lopes Nonato

Fisioterapeuta

Cuiabá

Fernanda Alonso e Santos

Fernanda Alonso e Santos

Terapeuta ocupacional

Curitiba

Amanda Henup Paizano

Amanda Henup Paizano

Fisioterapeuta

Nova Friburgo

Maria Izabel Romão Lopes

Maria Izabel Romão Lopes

Fisioterapeuta

Pindamonhangaba

Rafael Borges

Rafael Borges

Fisioterapeuta

Carapicuíba

Emily Reis Lagos

Emily Reis Lagos

Fisioterapeuta

Caruaru

Perguntas sobre Paralisia cerebral

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Paralisia cerebral

Dificuldade de interagir com pessoas que ele não conhece, as terapeutas vão ajudar ele nessa parte.

Pode estimular ele com sons diversos para bebê e mostrar muitos brinquedos coloridos .

Olá, primeiro a alimentação deve ser equilibrada contendo cereais como arroz, e grãos como feijão por exemplo, carnes de modo geral, legumes, verduras, frutas e água, sem excesso de frituras…

Especialistas falam sobre Paralisia cerebral

Paralisia cerebral (PC) é um termo genérico que utilizamos para indicar doenças de acometimento cerebral que causam dano ao desenvolvimento da criança, afetando movimentação, fala, aprendizado, e até convulsões. Geralmente é causada por problemas durante a gestação como infecções, uso de drogas ou outros problemas da gravidez; durante o parto: prematuridade, pós termo, complicações do parto (falta de oxigênio durante o parto, por exemplo). Podem ter diversas outras causas. Os graus de acometimento são muito varáveis, desde a quadros leves até os mais graves. Esses pacientes merecem um acompanhamento constante e quando possível, intervenção para otimizar o desenvolvimento.

Luis Felipe Quirino Cavalcante

Neurologista

Maracaju


A paralisia cerebral (PC) é uma causa comum de deficiência física na infância, não progressiva que levam a desordens posturais e do movimento, decorrentes de lesão do cérebro imaturo. 20.000 casos novos/ano no Brasil. A PC é multifatorial e pode ser desencadeada nos períodos pré, peri ou pós-natal. O atraso motor, na maioria das vezes, pode vir acompanhado de alterações de comunicação, cognição, comportamento, funções sensoriais e crises convulsivas. O diagnóstico da PC é clínico. Nos recém-nascidos e lactentes, a detecção dos distúrbios motores demanda maior atenção e conhecimento. O tratamento é individualizado, multiprofissional e multidisciplinar coordenados pelo médico fisiatra.

Mariana Cavazzoni Lima De Carvalho

Especialista em medicina física e reabilitação

São Paulo


Existem alguns tipos distintos de Paralisia Cerebral (PC). A espástica é a mais comum, caracterizada pela presença de rigidez muscular e dificuldades de movimento. É causada por danos cerebrais irreversíveis, no entanto, existem diversos tratamentos que asseguram maior qualidade de vida para o indivíduo.

Jeania Christielis Damasceno De Souza

Neurologista pediátrico, Neurologista

Goiânia

Quais profissionais tratam Paralisia cerebral?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.