Mieloma múltiplo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - mieloma múltiplo

Fernanda Bahia de Carvalho Coutinho

Fernanda Bahia de Carvalho Coutinho

Hematologista

Ribeirão das Neves

Camilla Streicher

Camilla Streicher

Hematologista

Araçatuba

Antonio Ganem

Antonio Ganem

Hematologista

Guarapuava

Gabriela Raitz

Gabriela Raitz

Hematologista

Maringá

Regiane Sales

Regiane Sales

Hematologista

Imperatriz

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Mieloma múltiplo

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Mieloma múltiplo

Os exames laboratoriais devem ser avaliados dentro do contexto no qual foi solicitado, ainda considerando a idade do paciente, que no caso não foi descrita. Sugiro retornar no médico que solicitou…

Consulte um hematologista para avaliar todo seu histórico e também esse exame de forma completa, somente assim poderia lhe dizer sobre a normalidade ou não dele.

Especialistas falam sobre Mieloma Múltiplo

O mieloma múltiplo é uma neoplasia de plasmócitos. Esses são células do sistema imunológico, responsáveis pela produção de imunoglobulinas (conhecidas como anticorpos). Mais comum em idosos, cursa com infiltração dos ossos pelos plasmócitos. É uma doença de alta complexidade, com múltiplas manifestações (anemia, insuficiência renal, dor óssea e fraturas, hipercalcemia, neuropatia etc). O diagnóstico requer biópsia de medula óssea e exames de sangue (eletroforese de proteínas). Muitos tratamentos existem atualmente, passando por comprimidos, quimio- e radioterapia, transfusões e até o transplante de medula óssea. O acompanhamento é bastante complexo, e deve ser feito pelo Hematologista.

Alexandre Mello De Azevedo

Hematologista

Arujá


Mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica, mais comum em idosos, caracterizada por anemia, falência renal e lesões ósseas extremamente dolorosas. É uma patologia que deve ser diagnosticada precocemente e iniciado prontamente o tratamento, quando indicado, para evitar complicações irreversíveis. Houve uma tremenda evolução no tratamento desta doença na última década com o advento de novas classes de medicamentos (inibidores de proteasoma, agentes imunomoduladores, anticorpos monoclonais) e utilização de transplante autólogo de medula óssea nos paciente elegíveis. Isso modificou a história natural da doença que tinha um prognóstico sombrio, para uma condição com altas chances de resposta.

Quais profissionais tratam Mieloma múltiplo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.