Meningioma - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - meningioma
Perguntas sobre Meningioma
Nossos especialistas responderam a 472 perguntas sobre Meningioma
Especialistas falam sobre Meningioma
Meningiomas estão entre os tumores benignos mais comuns do encéfalo. Originam-se das meninges cerebrais ou espinhais e podem ter diferentes tamanhos e localizações. Sendo muitos deles assintomáticos e requerendo apenas observação clínica, podem contudo atingir tamanhos muito grandes e, dependendo da localização, causar sintomas neurológicos severos e progressivos. Nesse cenário, é necessária a ressecção microcirúrgica. Microscópio cirúrgico de alta magnificação, neuronavegação e aspiração ultrassônica podem ser empregados para aumentar a segurança na ressecção dessas lesões. Alguns meningiomas de base de crânio tem tratamento extremamente complexo, requerendo muita experiência e tenacidade.
Meningeomas são tumores de crescimento lento, geralmente benignos, que se originam das membranas que envolvem o cérebro. À medida que crescem, os meningeomas podem comprimir o tecido cerebral circunjacente ou os nervos e causar sintomas neurológicos. Freqüentemente os meningeomas causam inchaço do cérebro ocasionando assim os sintomas. Mesmo pequenos meningeomas podem causar fraqueza, cefaléia ou crises convulsivas. Embora a vasta maioria dos meningeomas seja de natureza benígna, estes podem atuar de maneira agressiva devido à sua natureza ou localização.
Na avaliação das opções de tratamento, levamos em consideração o tamanho, a localização do tumor e a idade do paciente.
O meningioma é o tipo mais comum de tumor cerebral primário e é responsável por aproximadamente 30% dos tumores cerebrais, com crescimento lento, que tem origem nas membranas que cercam e cuidam do cérebro e da medula espinhal. Sua causa ainda é desconhecida, sendo que é mais comuns em mulheres, especialmente entre os quarenta e sessenta anos.
Os sintomas podem ser, desde alteração à perda de visão ou visão dupla, convulsões, dores de cabeça, problemas de coordenação, inchaço do disco óptico ou pupilas desiguais.
Quando inevitável, o tratamento envolve cirurgia ou radioterapia.
Meningioma é um tumor cerebral benigno(em sua grande maioria), que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem o nosso cérebro. Habitualmente os meningiomas apresentam crescimento lento e causam poucos sintomas, principalmente no início do seu desenvolvimento. Por isso, geralmente, a pessoa só descobre que tem um meningioma cerebral quando ele já está relativamente grande e é capaz de comprimir estruturas cerebrais e causar sinais e sintomas. Com um diagnóstico precoce e o tratamento com neurocirurgião experiente, o paciente pode ter a cura completa após a ressecção do tumor.
Os Meningiomas constituem um grupo de tumores que nascem de um envoltório que envolve o encéfalo e a medula, a Aracnóide.
Contumam ser tumores de crescimento lento, muitos de comportamento benigno e são mais comuns em mulheres.
Os sintomas principais são dores de cabeça refratárias, crises convulsivas e perda de força em um dos lados do corpo, simulando um derrame.
O diagnósticoppde ser feito através de tomografias e ressonancias.
Em muitos, casos a cirurgia é o tratamento de 1a linha, curando ou controlando eficazmente a lesão. Em outros casos, com diagnóstico de meningiomas mais agressivos, a cirurgia deve ser completada por radiocirurgia.
Os meningiomas são tumores que nascem das capas que cobrem o sistema nervoso. A grande maioria dos meningiomas apresenta crescimento lento, presente principalmente em mulheres e estimulados pelos hormônios femininos. No entanto, existem os de comportamento atípico, de crescimento mais rápido. Estes estão mais frequentemente presentes em homens, próximos a grandes veias e manifestam inchaço do cérebro próximo a eles.
A indicação de cirurgia vem a partir do tamanho, da localização, do ritmo de crescimento e das compressões causadas pelo tumor, gerando desde perda de força e sensibilidade, dores de cabeça ou convulsões.
Quais profissionais tratam Meningioma?
Meningioma por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.