Estrabismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - estrabismo

Roberta Lima Zagati

Roberta Lima Zagati

Oftalmologista

Belo Horizonte

Helmer Antunes

Helmer Antunes

Oftalmologista

Conselheiro Lafaiete

Renata de Vasconcellos Lopes

Renata de Vasconcellos Lopes

Oftalmologista

Curitiba

Paulo Augusto de Arruda Mello

Paulo Augusto de Arruda Mello

Oftalmologista

São Paulo

Sergio Lopes De Moraes

Sergio Lopes De Moraes

Oftalmologista

Curitiba

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas sobre Estrabismo

Nossos especialistas responderam a 398 perguntas sobre Estrabismo

Olá, se não prejudica o seu jogo, não tem problema nenhum. Boa sorte e sucesso!

O estrabismo não tem cura e a cirurgia tem o objetivo de controlar e alinhar os olhos. Mesmo com um bom resultado, pode haver um novo desalinhamento e outra cirurgia pode ajudar a recobrar o…

Após a cirurgia de estrabismo, é normal que o olho ainda esteja vermelho e que haja algum desconforto nas primeiras semanas de recuperação. A vermelhidão pode ser devido a pequenos vasos sanguíneos…

Especialistas falam sobre Estrabismo

O estrabismo decorre da perda de alinhamento ocular em qualquer fase da vida. O desvio pode ser horizontal (convergente ou divergente) ou vertical. Em alguns casos pode causar ambliopia ("olho preguiçoso") e diplopia (visão dupla). Não é apenas um problema estético", mas também psicológico, já que causa grande constrangimento em relacionamentos sociais e a autoestima fica perturbada de modo acentuado. O tratamento pode ser feito com a prescrição de óculos, injeção de toxina botulínica, ou cirurgia, dependendo de cada caso.

Bruna Lana Ducca

Oftalmologista

São Paulo


O estrabismo nada mais é que um desalinhamento ocular, que pode ser tanto na horizontal (para dentro ou para fora) quanto na vertical. Pode ocorrer ao nascimento, na infância, ou ainda no adulto e no idoso, podendo provocar nas crianças um atraso ou bloqueio do desenvolvimento da visão de um dos olhos, e quando aparece no adulto, costuma provocar visão dupla. O tratamento depende do tipo de estrabismo, tamanho do desvio, e da idade de aparecimento. Pode ser realizado através de óculos e tampão, prismas, aplicação de toxina botulínica, ou correção cirúrgica.

Alyne Gabrielly Borges Corrêa

Oftalmologista

São Paulo


Estrabismo é o desalinhamento dos olhos e acomete de 2 a 4% da população. Pode se manifestar desde o nascimento, em crianças maiores ou mais tarde, na idade adulta. Os olhos podem encontrar-se desviados para dentro (estrabismo convergente ou esotropia), para fora (estrabismo divergente ou exotropia) ou apresentar algum desvio vertical (hipotropia ou hipertropia). Dependendo do tipo de estrabismo, pode-se tratar com o uso de óculos, tampão, exercícios ortópticos, toxina botulínica, prismas ou cirurgia dos músculos extraoculares.

Dayane Issaho

Oftalmologista

Curitiba

Agendar uma visita

O estrabismo geralmente surge na infância, porém também pode aparecer durante a fase adulta, em todos os casos é necessária uma avaliação com especialista na aérea para que seja indicado o tratamento adequado que pode variar de clinico a cirúrgico, o tratamento com toxina botulínica (ex; Botox) também está presente entre as opções terapêuticas.

Carolina Magalhães Bianchi

Oftalmologista

Fortaleza


Estrabismo é o termo que usamos quando os olhos não estão alinhados corretamente. Existem diversos tipos de estrabismos: horizontais, verticais, convergentes, divergentes, constantes, intermitentes, etc. Consequentemente temos também vários tipos de tratamentos, desde o uso de óculos até a cirurgia, dependendo do caso.

Ana Gabriela Zum Bach

Oftalmologista

Belo Horizonte


O estrabismo pode ser de 3 tipos, o estrabismo divergente, quando o desvio do olho é para fora, ou seja, em direção ao lado do rosto, estrabismo convergente, quando o olho está desviado em direção ao nariz, ou estrabismo vertical, se o olho está com um desvio para cima ou para baixo. O tratamento para estrabismo no adulto normalmente é iniciado com o uso de óculos ou lentes de contato para corrigir dificuldades de visão que podem estar causando ou agravando o problema. Já nos casos mais graves, pode ser necessário utilizar cirurgia para equilibrar os músculos dos olhos e corrigir o desalinhamento.

Marcia Cristina Toledo

Oftalmologista

Goiânia

Quais profissionais tratam Estrabismo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.