Degeneração macular relacionada à idade - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é degeneração macular associada à idade?

A degeneração macular (DMRI) é uma das causas mais comuns de baixa visão nos países desenvolvidos. A mácula é uma parte da retina responsável por transmitir as imagens que ocupam o centro de nosso campo visual, ou seja, aqueles em que olhamos. Esta parte da retina é a mais desenvolvida e que tem uma maior capacidade de apreciar os detalhes, cores, etc. AMD é um envelhecimento dessa parte da retina que geralmente não resulta em uma perda total da visão, mas apenas o central, mais importante, mantendo-se inalterada a visão periférica que é muito menos precisa.

Como é a degeneração macular associada à idade?

Esta é uma mudança causada pelo envelhecimento e desgaste da região macular. Resíduos a partir desta parte do olho são acumulados, enquanto as células nesta área estão perdendo a capacidade de removê-los.

Quem está em risco de degeneração da retina associada com a idade?

  • Esta doença geralmente afeta pessoas com mais de 60 anos, embora exista em alguns jovens, especialmente as pessoas que são muito míopes.
  • Mulheres tendem a ser mais afetadas que os homens, mas provavelmente porque vivem mais tempo.
  • Existe uma tendência hereditária, mas ainda não foi completamente investigada.

Quais são os diferentes tipos de degeneração macular?

Existem dois tipos principais de AMD, seca ou molhada:

A degeneração macular seca

É a forma mais comum de AMD e afeta quase 80% das pessoas com a doença. O início tende a ser lento e afeta ambos os olhos de forma simétrica.

Degeneração macular úmida

Este tipo de degeneração é menos comum, mas tem um efeito mais grave e rápido na área central da visão. Nesta condição, os vasos sanguíneos de uma camada inferior do olho crescem anormalmente na área macular. Estes vasos sanguíneos podem vazar ou sangrar causando uma redução rápida e significativa da visão central. Tende a afetar apenas um olho, mas há o risco de ocorrência no outro nos meses seguintes.

Quais são os sintomas da degeneração macular associada à idade?

AMD seco provoca uma redução gradual da visão central. Isso tende a afetar a capacidade de ler e perceber detalhes, ao invés de visão à distância.

Os primeiros sintomas da degeneração macular úmida pode ser uma distorção da visão (conhecida como metamorfopsia). Isso muitas vezes faz com que linhas retas parecem curvas ou dobradas. A visão se deteriora e, eventualmente, a visão central pode ser perdida completamente, deixando uma área escura central de baixa visão (conhecido como centro de escotoma).

Quais são os tratamentos disponíveis?

Está se conduzindo a investigação nesta área, mas os tratamentos ainda não têm um sucesso universal. Nem comprimidos ou gotas são usados ??para esta condição.

A degeneração macular seca

Visão tende a deteriorar-se gradualmente e a perda de visão nem sempre é grave. O tratamento envolve tajustar uma graduação adequada e usar luzes para ajudar você a ver as coisas mais claramente. Muitas vezes, é necessário o uso de letras grandes e prescrição lupas (baixa visão, aids).

Degeneração macular úmida

Em algumas pessoas com degeneração macular úmida pode ser adequado o tratamento a laser. Normalmente, isso só é bem sucedido se a condição for diagnosticada no início, é também não é adequado para todos os pacientes. Para determinar se é adequado para um paciente ou não, faz-se uma investigação chamada angiografia com fluoresceína. Um corante é injetado em uma veia do braço e depois tiram várias fotos do fundo. Se isso mostrar que a lesão pode ser tratada, o tratamento a laser é realizado. No tratamento a laser há um risco da lesão continuar a evoluir. Também é possível uma pior visão após tratamento com laser.

Um novo tratamento chamado de terapia fotodinâmica, medicamentos usados ??em combinação com tratamento a laser. Isto pode ser útil para pacientes com degeneração molhada AMD, embora ainda esteja sendo avaliado.

O que você pode fazer para evitar a degeneração macular associada à idade?

Tem havido muito debate sobre o papel de altas doses de vitaminas para prevenir esta condição, mas não há nenhuma evidência para apoiá-lo.

Uma pessoa que tenha AMD em um dos olhos deve ser verificado regularmente por um oftalmologista sobre a possibilidade de que a doença apareça no outro olho. Ao mesmo tempo, o paciente pode controlar-se periodicamente e se você já percebeu que linhas retas parecem distorcidos no seu olhar, deve consultar imediatamente um especialista. Para esses controles, o seu médico pode fornecer grade de uma página chamada de grade de Amsler, o que pode ajudar a detectar precocemente alterações na aparência da visão central.

É a degeneração macular uma das principais causas de cegueira?

Degeneração macular associada à idade é uma causa comum de baixa visão. Se você tem degeneração macular associada à idade e é significativamente prejudicada visão central, o seu oftalmologista pode lhe inscrever no registo de deficiente visual. Isso não significa que você é cego ou será. Isso significa que a visão central é tão afetadas que têm deficiência visual a ser reconhecida. Visão periférica (lateral) é retida para sempre, o que garante que a maioria das pessoas com esta condição possa manter a boa mobilidade e independência.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - degeneração macular relacionada à idade

Gabriel Aguiar Carvalho

Gabriel Aguiar Carvalho

Oftalmologista

Araxá

Lizie Araújo

Lizie Araújo

Oftalmologista, Generalista

São Miguel do Gostoso

Thaís Conte

Thaís Conte

Oftalmologista

Lajeado

João Hélio P. Queiroz

João Hélio P. Queiroz

Oftalmologista

Barra Do Garças

João Carlos Dominice Santana

João Carlos Dominice Santana

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Laís Andrade Caçador

Laís Andrade Caçador

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Degeneração macular relacionada à idade

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Degeneração macular relacionada à idade

Bom dia.
O descolamento de retina é uma alteração grave que acomete olho e necessita de cirurgia o mais rápido possível. A visão após a cirurgia depende de vários fatores como: o tempo…

Olá...a injeção com avastin ou bevacizumab tem diversas indicações como degeneração macular relacionada a idade exsudativa, trombose venosa, edema macular diabético dentre outras.
Cada…

Olá, como vai?
Qualquer alteração oi sensação estranha após procedimento deve ser comunicada ao seu médico . Ele saberá dizer se de acordo com o procedimento está sensação é esperada ou…

Especialistas falam sobre Degeneração Macular relacionada à idade

Doença progressiva da região central da retina (macula), área que nos da visão dos 100% que acomete pessoas a partir dos 55 anos. Pode ser da forma seca (drusas) que pode ser tratada com vitaminas e a forma úmida que pode e deve ser tratada com antiangiogênicos. Os principais sintomas são baixa da visão central ( como se você estivesse olhando o rosto de uma pessoa e não consegui-se ver a parte central como olhos e nariz) e tortuosidade da visão (ver as coisas tortas).

Monica Rinkevicius Rossi

Oftalmologista

Natal


A DMRI é um processo degenerativo da retina associado à idade,genética e exposição ao sol no decorrer da vida.Leva à diminuição ou mesmo perda da visão central.O tratamento depende da forma de degeneração e pode ser realizado com uso de vitaminas específicas,cirurgia ou injeções de medicamentos no fundo do olho.

Ana Carla De Souza Nery Feijó

Oftalmologista

Goiânia


A degeneração macular atinge pessoas com mais de 55 anos, tendo como causa fatores genéticos, nutricionais, tabagismo, hipertensão arterial, entre outros. O tratamento atual consiste na aplicação de substâncias antiandrogénicas intra-oculares para retardar a perda visual ou melhorar a visão.

Como a degeneração macular relacionada a idade afeta minha visão? A degeneração acometi a retina, parte posterior do olho que funciona como se fosse a maquinaria de um relógio. Danifica a parte central da retina, a mácula, fazendo com que as linhas fiquem tortas e a parte central da visão fique escura. A DMRI pode causar perda de visão lentamente ou rapidamente, tornando difícil a leitura, dirigir ou fazer algo que dependa da identificação de formas. As boas notícias são que a DMRI não leva a perda total da visão, por que preserva a parte lateral da visão. O que devo fazer se tiver degeneração macular relacionada a idade? Você deve checar a visão central de cada olho separadamente.

Caio Regatieri

Oftalmologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

O tratamento do DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade) depende de sua forma. A forma seca, mais comum, é tratada com suplementação vitamínica. O objetivo do tratamento é evitar a progressão da doença para formas mais avançadas.É necessário também de supervisão de rotina com médico especialista em retina para detecção de alterações precoces. A forma úmida, forma menos comum, é tratada hoje com drogas antiangiogênicas. Esta terapêutica é a mais avançada e é a que apresenta maiores evidências científicas no tratamento de membrana neovascular. Existem 3 drogas disponíveis no mercado. Estratégias de tratamento podem divergir dependendo do quadro do paciente.

Tiago Rassi

Oftalmologista

Goiânia

Agendar uma visita

Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura. Diversos fatores podem estar associados ou serem creditados como favorecedores ao aparecimento da degeneração macular. Pele clara e olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores que correspondem à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade. Na fase inicial pode não haver sintomas, daí a importância do exame oftalmológico periódico. O tratamento varia dependendo da forma que a doença se apresenta.

Fernando Mol Luce

Oftalmologista

Belo Horizonte


Uma das principais causas de cegueira irreversível quando não diagnosticada. Quando se tem o diagnóstico precoce e tratamento adequado conseguimos melhorar a visão e impedir que esta progrida para cegueira. Realizamos o tratamento padrão ouro com aplicação intra-vitrea de Anti-VEGF e exames de OCT de mácula.

Rafael Leal

Oftalmologista

Ribeira Do Pombal


è uma doença que até um terço dos paciente desenvolve após os 60 anos, realicionada com a exposição do olho ao longo da vida a luz ultravioleta em que formão depositos de pigmento na região central da visão no fundo do olho. Quando alem de pigmento tem liquido tratamos com medicamentos dentro do olho.

Thays Albhy

Oftalmologista

São Paulo

Agendar uma visita

Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura. Pele e olhos claros, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores que correspondem à maior incidência de DMRI. Em 90% dos casos, ocorre a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa. Os 10% restantes apresentam a forma exsudativa (caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos na mácula). Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença.

Renata Prado

Oftalmologista

Campinas

Agendar uma visita

Com o aumento da expectativa de vida da população, hoje estamos cada vez mais nos deparando com esta doença terrível, responsável pela perda visual progressiva nos idosos. Felizmente, agora dispomos de tratamentos que tendem a retardar a evolução da doença, permitindo a manutenção da qualidade de vida. Tenho estudado a fundo as técnicas para preservar a visão de meus pacientes.

Ruy Carlos Kamei

Oftalmologista

São Paulo

Agendar uma visita

Muito comum no consultório , atinge pessoas de "melhor idade", que se tratadas precocemente evitam eficientemente a perda de visão significativa , de uma maneira tranquila e sem grandes dificuldades.

Cláudio Guastelli

Oftalmologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Degeneração macular relacionada à idade?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.