Erros de refração - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

Quando um feixe de luz proveniente do ambiente externo atravessa o globo ocular para formar a visão na retina (que fica no fundo do olho), ocorre o fenômeno chamado de refração. O erro de refração acontece quando esses feixes sofrem um desvio levando à falta de nitidez na visão. São três os erros principais:

Astigmatismo

Esse erro de refração normalmente é causado pela alteração da curvatura da córnea (o órgão transparente antes da parte colorida dos olhos). Nas pessoas que portam o astigmatismo, a córnea tende a ser mais oval que redonda. Isso leva à falta de nitidez na visão. Pode causar dor de cabeça, cansaço e dificuldade de leitura. O problema é resolvido com o uso de óculos. Pode ser tratado também com cirurgia.

Hipermetropia

Erro de refração gerado por ser a parte antero-posterior do olho menor que nos olhos normais. Dessa forma, as imagens entram em foco atrás da retina (responsável pela captação da visão). Praticamente todas as crianças sofrem de hipermetropia. Ela tende a diminuir durante o processo de crescimento. Quando isso não ocorre, as crianças têm dificuldade em ver de perto, dor de cabeça, cansaço, desinteresse pela leitura e falta de concentração. Pode ser tratada com óculos. Apenas os pacientes com alto grau de hipermetropia ou que tenham desenvolvido estrabismo necessitam de correção cirúrgica.

Miopia

É a incapacidade de enxergar à distância com clareza. Isso acontece por ser o olho do míope mais comprido que o normal. A distância maior entre a frente e o fundo do olho causa dificuldade na hora de focar a luz de objetos distantes. Em alguns casos, pode ser causada por uma modificação no formato da córnea ou do cristalino (lente dos olhos). É detectada através do exame regular do oftalmologista e pode ser curada com o uso de óculos. Ela tende a crescer muito em crianças e se estabilizar após o paciente chegar aos 21 anos. Pode ser feita uma cirurgia para resolver o problema, mas só após os 19 anos.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - erros de refração

Fernanda Karine Walber

Fernanda Karine Walber

Oftalmologista

Palhoça

Dênia Rezende Ferreira

Dênia Rezende Ferreira

Oftalmologista

Patos de Minas

Bruna Lettieri Balbino

Bruna Lettieri Balbino

Oftalmologista, Médico clínico geral, Médico de tráfego

Rio de Janeiro

Ahlys Miyazaki

Ahlys Miyazaki

Oftalmologista

São Paulo

Guilherme Correa

Guilherme Correa

Oftalmologista

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Erros de refração

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Erros de refração

Existem cálculos que seu médico fez para chegar a conclusão de que voce pode ser submetida a este tratamento, apesar da córnea fina. Não há motivos para pensarmos na possibilidade real de cegueira,…

Ele te encaminhou para fazer o exame de grau, para ver se sua visão melhora com óculos.

O nistagmo é uma alteração do movimento ocular. Pode estar ou não a um erro de refração.

Especialistas falam sobre Erros De Refração

Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e a Presbiopia. Corrigidos com óculos, lentes de contato e cirurgias.

Ricardo Valente

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Os erros de refração são miopia, astigmatismo e hipermetropia. Eles podem ocorrer por alteração no diâmetro ocular (tamanho do olho), na curvatura corneana ou alterações do cristalino. Nestas situações a imagem não é projetada sobre a retina. Na miopia, a imagem se forma antes da retina; na hipermetropia após a retina; e no astigmatismo em dois pontos (sendo 1 deles posterior ou anterior a retina). Normalmente, o uso de óculos ou lentes de contato permite que a imagem seja novamente focada sobre a retina, provendo novamente nitidez. Outras técnicas para correção do erros de refração são cirurgia refrativa e implante de lentes intra-oculares.

Giovanni Travi

Oftalmologista

Porto Alegre


Realizo o exame para avaliar necessidade de uso de óculos em paciente de todas as idades.

Carla Yurika Tarumi

Oftalmologista

São José dos Campos


Erros refracionais são identificados na consulta de rotina com o médico oftalmologista, eles podem ser por miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Dependendo do erro refracional apresentado pelo paciente pode haver comprometimento da visão, inclusive de forma permanente, por isso a importância de usar a correção óptica de forma correta.

Carolina Magalhães Bianchi

Oftalmologista

Fortaleza

Quais profissionais tratam Erros de refração?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.