Pterígio - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - pterígio
Perguntas sobre Pterígio
Nossos especialistas responderam a 155 perguntas sobre Pterígio
Especialistas falam sobre Pterígio
Pterígio é uma alteração da superfície ocular causada pela agressão de fatores externos como sol, poeira e vento ao longo dos anos. Essa agressão destroi as células limbicas corneanas permitindo que a conjuntiva cresça em cima da córnea. O tratamento cirúrgico consiste em remover o pterígio e realizar um trasplante limbo conjuntival com resultados muito satisfatórios.
Conhecido como " pele" ou " carne" que cobre o olho. É o crescimento anormal da pele transparente geralmente em forma triangular.
Mais comum em áreas de alta radiação ultravioleta, quentes, secas, com vento, ambientes poluídos e fumaça. Além de fatores hereditários.
O tratamento depende do tamanho e dos sintomas que o pterígio causa. Podendo ser desde colírios até cirurgia.
O ideal é sempre procurar seu oftalmologista para um tratamento personalizado
O pterígio é uma degeneração da conjuntiva (a mucosa que recobre a parte branca do olho). Pode se apresentar de tamanho pequeno, mas quando cresce muito pode até mesmo distorcer o formato da córnea causando diminuição da visão principalmente quando ocluiu o eixo visual interferindo muito na visão. A cirurgia é realizada sob anestesia local e dura entre 15 a 30 minutos.
Durante a cirurgia realiza-se o transplante conjuntival que diminui muito o risco do pterígio retornar. A técnica mais moderna é utilizar a cola biológica para não precisar de se utilizar pontos diminuindo o desconforto no pós-operatório.
Os últimos estudos têm demonstrado que com uso da cola o risco de recidiva diminui.
Pterígio é por definição uma degeneração da conjuntiva que ocorre mais comumente em pessoas que têm exposição excessiva ao sol.
O tratamento mais moderno é feito com auto-transplante de conjuntiva e cola Biologica.
O procedimento cirúrgico é rápido e dura em torno de 15 a20 minutos.
O paciente é orientado a usar colírio no pós-operatório .
Deve evitar banho de mar ou piscina ,bem como esportes como velejar ou surf.
Doença bastante comum principalmente na Bahia devido a grande exposição solar que é um dos principais fatores de risco. Representa uma doença que caracteriza-se com ardor, queimação, vermelhidão associado a "pele" em olho. Alem de prejudicar a estética e dar bastante desconforto, quando o Pterígio fica grande ele abaixa a visão do paciente. Realizamos a cirurgia de exerese de pterígio e transplante de conjuntiva que representa a técnica padrão ouro para tratamento desta doença. Antigamente o retorno desta doença era grande apos a cirurgia porem com esta nova técnica cirúrgica o retorno da doença é muito pequeno possibilitando um tratamento excelente para os pacientes.
Cirurgia com anestesia local. O paciente faz o procedimento no centro cirurgico e já sai da clinica no mesmo período.
É um processo degenerativo da conjuntiva. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O cirúrgico é indicado tanto por razões estéticas ou por diminuição da acuidade visual. A técnica que tem demonstrado os melhores resultados atualmente, pela baixa incidência de recidivas, é a Exérese do Pterígio com Transplante Limbo-conjuntival usando cola biológica, em vez de dar pontos no local.O adesivo, chamado de cola biológica, proporciona melhor área de adesão, com melhor qualidade de cicatrização, mínima inflamação, conforto imediato ao paciente sem a necessidade de retirada de pontos no período pós-operatório, além do resultado estético muito agradável se comparados às suturas (pontos).
É um crescimento fibrovascular de tecido conjuntival degenerativo que invade a córnea e situa-se habitualmente ao longo do eixo horizontal da fenda palpebral. Fatores hereditários e a exposição crônica ao sol estão envolvidos na sua gênese.
O quadro clínico é variável, desde ausência de sintomas até associação de vários deles: hiperemia, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, coceira.
Pode haver embaçamento pelo astigmatismo que causa ou, nos casos mais avançados, pelo comprometimento do eixo visual.
O tratamento se faz com compressas frias e lubrificantes nos casos iniciais e, para os pterígios médios e grandes e/ou sintomáticos, pode ser feita a cirurgia.
Avaliação e indicação da remoção do pterígio - técnica de autotransplante conjuntival com uso de cola biológica. (Não necessita sutura com fio cirúrgico). Maior comodidade, mais rápida recuperação e menor taxa de recidiva.
Degeneração da conjuntiva gerando um crescimento anormal invadindo a córnea.
Numa linguagem mais popular é a (carne) que cresce e invade a parte central do olho, geralmente tornado-o vermelho.
Quais profissionais tratam Pterígio?
Pterígio por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.