Astigmatismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um defeito da visão que afeta cerca de 15% da população em geral. Não pode ser isolado ou associado a outros erros de refração (miopia, hipermetropia).

Por que  astigmatismo?

O astigmatismo é causado por irregularidades na curvatura da córnea, de modo que refração varia entre "meridianos" do olho. No plano óptico, estas irregularidades causam a imagem de um ponto não é exatamente a imagem de um ponto, mas de uma superfície entre duas zonas, frente e verso.

Assim, o olho é constantemente borrão astigmatismo, e tentar corrigi-lo no alojamento, ou seja, contração ou alongamento da lente (a lente que está no olho e serve para focalizar imagens), então uma das duas áreas focais para ser colocado na retina, permitindo que você veja claramente uma parte do objeto em foco.

Quando a acomodação não eyestrain no final do dia, etc, a pessoa com astigmatismo para ver todos torna-se imagens tremidas.

Que tipos de astigmatismo existe?

Congênito

Eles tendem a ser a mudança regular, bilateral e simétrica, e pouco por toda a vida.

Astigmatismo adquirido (trauma, doenças da córnea)

Muitas vezes irregular e passível de evolução.

Quais são os sintomas do astigmatismo?

A diminuição da acuidade visual é muito variável. Às vezes é bem tolerado, mas o astigmatismo pode ser muito prejudicial para a visão, especialmente em crianças, o que pode levar a defeitos visuais incorrigíveis. Nos jovens, o astigmatismo é geralmente detectado por acaso em revisões sistemáticas.

Com a idade, o fracasso do mecanismo de acomodação traz o problema de visão. Geralmente, há uma falta de nitidez na visão à distância, que pode ser confuso números ou letras características de patentes ("N" em vez de "H", por exemplo), os valores da acuidade visual em visão à distância exames sucessivos são variáveis, dependendo do estado de fadiga visual. Visão de perto é afetada muito menos.

Muitas vezes, há outros sinais menores: vermelhidão, desconforto, quando a luminosidade é excessivo, dores de cabeça de fixação prolongada ou, mais raramente, inflamação crônica das pálpebras ou do olho astigmático visão dupla.

Astigmatismo pode ser um sinal de outra doença ocular?

Algumas doenças oculares podem se manifestar por um astigmatismo progressivo, incluindo uma doença da córnea chamada ceratocone, em que a córnea está tomando uma vez mais cônica.

Como o astigmatismo é diagnosticado?

O oftalmologista verifica a acuidade visual para visão à distância e de perto, e controla o exato grau de astigmatismo utilizando um aparelho chamado refratômetro, que permite a você saber o tipo eo grau de astigmatismo que você tem cada uma, para prescrever lentes corretivas adaptadas para todos os casos.

O oftalmologista também procura anomalias associadas, incluindo doenças oculares possíveis responsáveis ??pelo astigmatismo.

O que você deve prestar atenção particular?

Se você perceber a sua visão fica pior, verificar que as lentes corretivas são bem adaptadas à vista. Se a visão é alterada de forma abrupta ou rapidamente, consultar um oftalmologista.

Como faço para corrigir um astigmatismo?

Não há colírios ou terapia de outras drogas para curar o astigmatismo.

Dependendo do nível de atividade e desejos pessoais de cada um, e dependendo do teste que é feito, o médico pode aconselhar óculos ou lentes de contato, ou propor uma intervenção cirúrgica.

Distúrbios de refração cirurgia são cada vez mais comum nos países desenvolvidos, dada a sua bons resultados e baixo índice de complicações. O mais amplamente usados ??hoje é chamado de LASIK (sigla em Inglês para "laser in situ keratomileusis") que consiste em um corte inicial na córnea. Todo o processo ocorre em poucos minutos, com anestesia local. LASIK pode tratar tanto miopia e astigmatismo ou hipermetropia, embora tenha suas limitações, principalmente com base no número de dioptrias para corrigir.

Nos casos de astigmatismo irregular, como os que aparecem para acompanhar certas doenças da córnea, como ceratocone, LASIK cirurgia, pelo menos por enquanto, é contra-indicada. Estes pacientes podem se beneficiar de lentes de contato rígidas. Em casos avançados dessas degenerações pode ser necessário realizar um transplante de córnea.

É obrigatória a correção de um astigmatismo?

A correção óptica do astigmatismo é primariamente uma questão de conforto, exceto nas atividades em que a segurança está em jogo, tais como a condução, onde é obrigatório o uso de óculos ou lentes de contato.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - astigmatismo

Andressa Magalhães

Andressa Magalhães

Oftalmologista

Imperatriz

Thaís Conte

Thaís Conte

Oftalmologista

Lajeado

Guilherme Mafra

Guilherme Mafra

Oftalmologista

São Paulo

Laís de Castro Oliveira

Laís de Castro Oliveira

Oftalmologista

São Paulo

João Hélio P. Queiroz

João Hélio P. Queiroz

Oftalmologista

Barra Do Garças

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas sobre Astigmatismo

Nossos especialistas responderam a 337 perguntas sobre Astigmatismo

Olá,
Apenas quem faz a adaptação das lentes pode saber isso com certeza. Como as lentes ficam em contato com os olhos e o aparelho refrator não fica, muitas vezes o eixo do exame ser diferente…

Não é exatamente assim.
o que ocorre é que astigmatismos oblíquos são , mais frequentemente assimétricos, apresentando curvaturas diferentes ao longo do eixo mais curvo da córnea.…

Especialistas falam sobre Astigmatismo

Tipo de grau de óculos que causa dificuldade para longe e perto como se fosse embaçado. Causa dor de cabeça e dificuldade visual. Pode ser corrigido utilizando óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa, mas para pode ser submetido a esse último o paciente deve preencher alguns critérios e o principal é o grau dos óculos estar estável por no mínimo um ano.

Monica Rinkevicius Rossi

Oftalmologista

Natal


O astigmatismo é causado, geralmente, devido a uma irregularidade da córnea, que deixa de ser esférica (normal) e passa a ser elíptica (distorcida). Isso leva as imagens a serem projetadas em pontos diferentes do globo ocular. Afeta tanto a visão para perto como para longe, levando a um borramento da imagem em certos pontos e nitidez em outros, ou seja, objetos próximos e distantes ficam distorcidos. Seu tratamento é feito com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Ana Paula Canto

Oftalmologista

Curitiba


O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são muitas vezes míopes ou hipermetropes também.

Astigmatismo é uma problema visual derivado de uma córnea com irregularidades, levando o paciente a enxergar imagens borradas. É descoberto em uma consulta normal feita por oftalmologista geral. Seu tratamento pode ser feito por: - Óculos - Lentes de contato - deve ser adaptada por oftalmologista, devem ser respeitadas recomendações como não dormir de lente e sempre manusear com mãos lavadas e higienizadas - Cirurgia - Excelente para quem não quer mais usar óculos. Pacientes com ceratocone não podem fazer essa cirurgia. Faz-se necessário avaliar o olho com exames prévio com análise minuciosa de especialista em cirurgia refrativa a laser.

Pedro Paulo Cabral

Oftalmologista

Natal


O astigmatismo geralmente ocasiona intolerância à luminosidade (fotofobia); visão distorcida ou embaçada e dor de cabeça. O uso de óculos de grau ou lentes de contato tende a corrigir essa alteração proporcionando visão de qualidade e aliviando os sintomas. A presença de astigmatismo muito elevado pode estar associado a uma doença chamada "ceratocone" que deve ser avaliada através do exame de topografia corneana e paquimetria (mede a espessura da córnea). O ceratocone pode ser corrigido com óculos (quadros leves); lente de contato e procedimentos cirúrgicos (anel; transplante de córnea).

Astigmatismo é um distúrbio de refração que não permite a formação de uma imagem nítida. São comuns as "sombras" em volta dos objetos, principalmente à noite ou em locais com pouca luz. Geralmente pode ser minimizado com óculos, mas, em alguns casos, pode estar associado a outras doenças oculares e precisa ser acompanhado.

Juliana Vieira

Oftalmologista, Médico do trabalho

Santo André


Astigmatismo é uma diferença na refração entre meridianos perpendiculares, geralmente é causado por alterações na curvatura corneana que deixa de ser homogênea. Causa embaçamento tanto para longe quanto para perto e cansaço visual. A correção é feita através de óculus com lentes cilíndricas, lentes de contato rígidas ou tóricas e as cirurgias refrativa com EXIMER laser ou o implante de uma lente intraocular tórica nos casos com catarata

O Astigmatismo pode ser responsável por embaçamento e cansaço visual e até dor de cabeça. É fundamental o diagnóstico preciso e o uso correto de óculos e lentes de contato. Somente através de um exame minucioso, podemos indicar a melhor forma de tratamento. Hoje dispomos também da opção de cirurgia. Disponho dos recursos mais avançados para o diagnóstico e tratamento da doença.

Ruy Carlos Kamei

Oftalmologista

São Paulo

Agendar uma visita

O astigmatismo é uma doença ocular causada, na maioria das vezes, por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.

O astigmatismo é um problema nos olhos que faz com que se enxergue os objetos muito embaçados, provocando dores de cabeça e cansaço dos olhos. Geralmente, o astigmatismo surge desde o nascimento, devido a uma deformação da curvatura da córnea, que está redonda e não oval, fazendo com que os raios de luz se concentrem em vários locais da retina em vez de se focarem em apenas um. O astigmatismo tem cura através da cirurgia ocular que , faz com que o paciente deixe de usar óculos ou lentes de contato para conseguir enxergar corretamente.

Marcia Cristina Toledo

Oftalmologista

Goiânia

Quais profissionais tratam Astigmatismo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.