Dor na cervical - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

Dor no pescoço (cervical) varia de um leve desconforto à dor intenso ardor.

A dor no pescoço pode ser devido a uma lesão de um músculo ou um problema mecânico, um nervo comprimido causado pela protrusão de um dos discos que estão localizados entre as vértebras ou devido a uma artrite cervical.

Se a dor for intensa, súbita e intensa é chamada de síndrome da faceta aguda, reumatismo muscular ou dor  simplesmente aguda. Se a dor dura mais de três meses, é chamado de "dor crônica do pescoço." Dor no pescoço é  muito comum ocorre mais freqüentemente em mulheres que em homens.

A maioria das pessoas vai sentir dor no pescoço em algum momento de suas vidas.

O que causa essa dor?

Algumas causas incluem:

  • Trauma ou lesão
  • Doenças da coluna cervical (hérnia de disco cervical, artrite, espondilite, etc.)
  • Estresse e preocupação
  • Adormecer em uma posição desconfortável
  • O uso prolongado do computador.

Há diversas teorias a respeito de porque tantas pessoas sofrem dessa dor mas não são comprovadas cientificamente. Na maioria dos casos, você não consegue encontrar uma causa específica da dor.

No entanto, em alguns casos é possível fazer um diagnóstico preciso. O problema subjacente pode ser uma hérnia de disco, ossos quebradiços (osteoporose), deformidade da curva natural da coluna vertebral (escoliose) e, mais raramente, dano estrutural causado por tumores ou infecções.

Finalmente, os acidentes de trânsito, incluindo "whiplash" pode causar dor aguda ou crônica, por vezes necessitando de vários meses para cicatrizar.

Quais são os sintomas?

  • Dor generalizada na região cervical e rigidez nos músculos do pescoço.
  • A dor pode irradiar para baixo para os ombros ou entre as escápulas (omoplatas).
  • Também pode irradiar para o braço, mão, ou para cima para a cabeça, causando uma dor de cabeça unilateral ou bilateral.
  • Os músculos do pescoço estão tensos, doloridos e duros ao toque.
  • A dor aguda pode causar a postura anormal do pescoço no qual a cabeça é empurrada para um lado, que é chamado de torcicolo.
  • A dor na base do crânio pode ser acompanhada por uma sensação de fraqueza nos ombros e nas mãos.
  • Também pode haver uma sensação de formigamento nos braços e dedos.

Sinais de alerta associadas com essa dor 

Em alguns casos, dor no pescoço pode ser um sintoma de meningite. Portanto, se qualquer dos seguintes sintomas estão associados com ela, vá para o pronto socorro mais próximo.

  • A erupção que não desaparece quando pressionada com o dedo.
  • O paciente tem mal-estar ou febre, além de dor no pescoço.
  • Dói muito flexionar o pescoço para a frente que é impossível para o paciente tocar o queixo até o peito.
  • A luz incomoda os olhos.
  • Dor no pescoço é acompanhada por uma forte dor de cabeça ou vômitos contínuos e violentos.
  • A dor no pescoço é acompanhada por dores fortes nas costas.

Também pode ser um sintoma de uma lesão na cabeça ou um problema dos discos intervertebrais. Se algum dos seguintes sintomas acompanham a dor de pescoço, procure atendimento médico de emergência:

  • Se houver um ferimento recente na cabeça e a pessoa se sente tonta, confusa ou vómitos.
  • A dor no pescoço é acompanhada por dor de cabeça.
  • Se associado a dor atrás de um olho.
  • Se você tem afetados o gosto, visão ou o equilíbrio.
  • Vômito.
  • A força muscular é reduzida nos braços ou pernas.

O que você pode fazer sozinho?

  • Ser tão ativo quanto possível. Tente ir para o trabalho e manter suas atividades diárias normais, repouso no leito não é necessário.
  • Se for dado um colar, não tente usar mais de um ou dois dias.
  • Lembre-se que essa dor raramente é causada por um grave problema de saúde e na maioria das vezes desaparece em uma semana.
  • Se você já teve dor no pescoço por períodos mais longos é uma boa idéia de consultar o seu médico de família ou um fisioterapeuta.

Como o médico faz o diagnóstico ou fisioterapeuta?

Na maioria dos casos, um problema no pescoço pode ser diagnosticado por um exame que pode incluir alguns ou todos os seguintes:

  • Exame dos movimentos do pescoço
  • Exame dos nervos que podem estar preso
  • Exploração dos músculos
  • Exame dos movimentos das articulações da coluna, pescoço e mãos
  • Testes de raios-X de verificação, ou de sangue podem ser necessários para fazer um diagnóstico preciso.

Como é tratada?

Dor aguda na base do pescoço, às vezes desaparece sem tratamento.

Em problemas de duração ilimitada, recomenda-se  terapia(pela reabilitação ou fisioterapeuta) e analgésicos.

Para problemas de longo prazo (por exemplo, três ou mais meses) são as opções de tratamento a seguir:

  • Fisioterapia e quiropraxia
  • Treinamento muscular intensivo
  • Reabilitação tratamento.

Qual medicação  você recomendaria?

Droga

Medicamentos usados ??para dor muscular moderada incluem AINEs. Estes são geralmente eficazes em quem pode tolerá-las. No entanto, eles podem causar efeitos colaterais em pessoas com histórico de problemas gástricos e / ou asma. Consulte o seu médico se você acha que isso acontece com você.

Exercício

Pessoas com músculos do pescoço fracos são mais propensas a problemas no pescoço e, nesses casos, um programa de exercícios para fortalecê-lo é uma boa idéia.

Previsão

Depende da causa subjacente. O prognóstico é geralmente bom se o paciente permanece ativo e obtém o tratamento correto, sem demora.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dor na cervical

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Valeria Franca Costa

Valeria Franca Costa

Fisioterapeuta

Nova Lima

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

Patrícia Turra

Patrícia Turra

Fisioterapeuta

Santa Maria

Aurélio Santos

Aurélio Santos

Fisioterapeuta

Juazeiro Do Norte

Perguntas sobre Dor na cervical

Nossos especialistas responderam a 176 perguntas sobre Dor na cervical

A dor no antebraço que irradia para a mão, acompanhada de dormência nos dedos anelar e mindinho, pode ter várias causas. Uma delas é a síndrome do túnel cubital, que ocorre quando o nervo ulnar…

Boa tarde. A costela cervical consiste em crescimento de uma costela extra junto a uma vértebra da coluna. No caso de C4, a 4a vértebra da coluna cervical é a que possui uma costela a mais. Para…

Dores crônicas na região cervical com irradiação geralmente estão associadas a radiculopatias. É necessário a investigação por imagem e o tratamento correto para aliviar a dor e impedir a progressão…

Especialistas falam sobre Dor na cervical

Cefaleia cervicogênica é a dor de cabeça que se origina do pescoço, seja devido a lesões na coluna cervical, nos músculos responsáveis pelo seu movimento ou nos nervos occipitais que tem origem na parte mais alta da coluna cervical. É uma condição muito comum e os estudos mostram que ela é capaz de agravar as crises de enxaqueca, seja na sua intensidade quanto na sua frequência. Seu tratamento, além do alívio no pescoço, propicia uma amenização da enxaqueca, sendo que em alguns casos pode reduzir significativamente a enxaqueca e evitar sua cronificação.

O diagnóstico da dor de cabeça relacionada a coluna não é simples pois suas características clínicas se assemelham bastante às cefaleias primárias, como cefaleia tensional ou enxaqueca. Entretanto, um especialista será capaz de estabelecer a causa da doença através do histórico, do exame físico e de manobras específicas para verificar a movimentação do pescoço e/ou através do bloqueio diagnóstico, que é um recurso extremamente eficaz para detectar se a dor está sendo originada da região cervical, podendo confirmar ainda a região específica da cervical que está causando o problema.

Vladmir Rodrigues Santana De Resende

Neurocirurgião

Campo Grande


Dor na região do pescoço, que pode ser na parte de trás, na parte da frente. Essa dor pode espalhar-se, atingindo as partes mais baixas das costas, ombros, braços, até as mãos ou dedos. Em geral devido a problemas posturais, mas merece maior atenção quando muito forte, ou persistente. Quando a dor irradia para outra parte do corpo, pode estar havendo compressão de estruturas nervosas.

Carlos Eduardo Narciso Sakai

Ortopedista - traumatologista, Médico perito, Especialista em administração em saúde

Dores do Rio Preto

Agendar uma visita

A dor cervical (pescoço) pode refletir negativamente na qualidade de vida do indivíduo. Utilizando técnicas específicas, o fisioterapeuta é um dos principais profissionais para ajudar o paciente com este sintoma.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


Reverter um problema na cervical requer um processo de avaliação especial através de movimentos e posições que afetam a dor. Uma vez que identificamos o motivo da dor, algumas instruções são fornecidas para tratar e evitar problemas futuras de dor na coluna e dor nas costas.

Elder Vasconcellos

Fisioterapeuta, Quiropraxista

São Paulo


Dores cervicais podem ser a origem de dores de cabeça, pescoço, ombros e braços. Uma investigação detalhada pode levar à um controle e melhor qualidade de vida.

Manoel Pedro Rodrigues Soares Júnior

Anestesiologista

Teixeira de Freitas

Quais profissionais tratam Dor na cervical?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.