Dislexia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
A Dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.
Sintomas principais:
- Dificuldade com a linguagem e escrita.
- Dificuldades com a ortografia.
- Dificuldade na aprendizagem da leitura.
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Perguntas sobre Dislexia
Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Dislexia



Especialistas falam sobre Dislexia
A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
Desenvolvimento na escrita, leitura e interpretação de texto.
Socialização.
Apoio psicopedagogo.
Apoio Pedagógico.
Terapia comportamental.
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
Carine Cruz Ferreira
Fonoaudiólogo
A palavra "dislexia" significa "dificuldades na leitura e na escrita", onde dis = distúrbio, lexia (latim) = leitura; (grego) = linguagem.
A dislexia mostra uma insuficiência no processo fonológico, em que as dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação a idade.
Mesmo recebendo uma instrução convencional, tendo inteligência adequada, oportunidade sócio-cultural e não apresentando distúrbios cognitivos e sensoriais, há uma falha no processo de aquisição da linguagem por parte da criança.
A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
A Dislexia do desenvolvimento é um transtorno específico da aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizado pela dificuldade no reconhecimento de letras, sílabas, palavras e consequente dificuldade na leitura e interpretação de textos. Ocorre, muitas vezes, por um déficit no componente fonológico (consciência fonológica) e necessita de diagnóstico e intervenção precoces para que as dificuldades escolares não acarretem em dificuldades e/ou transtornos psicológicos (autoestima, ansiedade, pânico, depressão, etc.). Normalmente, os disléxicos necessitam de acompanhamento com fonoaudiólogos e psicopedagogos para facilitação do processo de aprendizagem.
A dislexia é um transtorno específico e persistente da leitura e da escrita, que se caracteriza por um baixo desempenho na capacidade de ler e escrever. É uma condição de base genética, que se manifesta inicialmente durante a fase de alfabetização, porém esta dificuldade se mantém apesar da adequada intervenção recebida, da normalidade do nível intelectual, e da ausência de déficits sensoriais.
O tratamento psicológico na dislexia é muito importante, pois é comum que o disléxico tenha baixa autoestima e tenha dificuldade nos relacionamentos interpessoais devido a sua dificuldade de aprendizagem.
Desatenção, dispersão, desmotivação, angústia, tristeza são algumas das características que podem estar associadas à dislexia.
É um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita e pode se apresentar de forma leve ou severa.
Causa muitas dificuldades acadêmicas e necessita de investigação e intervenção.
Entre outros transtornos associados à escrita, estão a disgrafia e a disortografia.
Quais profissionais tratam Dislexia?
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