Déficit do processamento auditivo central - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - déficit do processamento auditivo central

Bruna Gonçalves

Bruna Gonçalves

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Laura Uberti Mallmann

Laura Uberti Mallmann

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Benjamin Gomes

Benjamin Gomes

Fonoaudiólogo

São José dos Campos

Andréa Paz

Andréa Paz

Fonoaudiólogo

São Paulo

Lucas de Oliveira Cunha

Lucas de Oliveira Cunha

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Dayane Moraes

Dayane Moraes

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas sobre Déficit do processamento auditivo central

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Déficit do processamento auditivo central

Olá! Entendo sua preocupação! O que você descreve pode estar relacionado ao Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), mas também pode ter outras causas. O DPAC ocorre quando o cérebro…

Olá! O Processamento Auditivo Central (PAC) não é uma doença, mas sim um transtorno que afeta a maneira como o cérebro interpreta os sons. Portanto, não falamos em "cura", mas sim em…

Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, a reavaliação após o treino é o suficiente. Exames que são necessários realizar como periódico: Audiometria e Impedanciometria para qualquer individuo maior que 4 / 5 anos.

Especialistas falam sobre Déficit do Processamento Auditivo Central

O transtorno do processamento auditivo central caracteriza-se por uma dificuldade em analisar o sinal acústico recebido, mesmo que o indivíduo tenha sensibilidade auditiva preservada. Na fase adulta, o impacto deste distúrbio é mais evidente nos ambientes social e profissional. Na maioria das vezes, a reabilitação convencional de linguagem não contempla as expectativas do paciente. Sendo assim, o treinamento auditivo formal pode ser oferecido como uma abordagem terapêutica para estes indivíduos.

Carine Cruz Ferreira

Fonoaudiólogo


Sistema Auditivo Central: ​ Para escutar, a audição periférica tem que funcionar bem. Mas não basta. Do nervo auditivo em diante, até a parte do cérebro que processa os sons, há um longo caminho, que possibilita a compreensão daquilo que se escutou. São um conjunto de habilidades auditivas como: figura fundo (ex: conseguir prestar atenção em uma conversa e ignorar fala de fundo); fechamento auditivo (ex: entender uma palavra mesmo que um pedacinho dela seja encoberto por um ruído de fundo), integração binaural (reconhecer duas informações diferentes ao mesmo tempo), entre outras habilidades,  que  dependem do bom funcionamento do processamento auditivo e a avaliação permite identificar.

Quais profissionais tratam Déficit do processamento auditivo central?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.