Tireoidite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - tireoidite

Camila Carvalho Dias Viana Miguel

Camila Carvalho Dias Viana Miguel

Endocrinologista, Médico clínico geral

Barueri

Maria Karoline Souza Chagas

Maria Karoline Souza Chagas

Cirurgião de cabeça e pescoço

Patos de Minas

Débora Pereira

Débora Pereira

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santarém

Paula Fatturi Moretzsohn Carminatti

Paula Fatturi Moretzsohn Carminatti

Cirurgião de cabeça e pescoço

Rio de Janeiro

Marcela Sechin

Marcela Sechin

Endocrinologista

São Paulo

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Tireoidite

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Tireoidite

Bom dia,
temos poucas informações sobre os nódulos. Depende do tipo de nódulo que foi encontrado. Se os nódulos foram benignos e não necessitarem de investigação adicional, você pode sim.…

Especialistas falam sobre Tireoidite

A tireoidite é um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireoide. Em alguns casos, o paciente sente dores, mas em outros são os sintomas básicos do hipertireoidismo ou do hipotireoidismo. As tireoidites podem ser causadas por condições diversas, entre elas doenças infecciosas(virais ou bacterianas), pós-parto ou patologia autoimune(principal causa). O reconhecimento correto dessa condição é imprescindível para o tratamento efetivo e a consulta a um endocrinologista nesse caso é fundamental para a condução adequada da situação, evitando maiores complicações.

Antonio Glauber Teofilo Rocha

Médico clínico geral, Endocrinologista

Fortaleza


As tireoidites representam processos inflamatórios ou infecciosos que acometem a glândulas tireoide. A mais frequente é a subaguda ou de Hashimoto, um processo autoimune e normalmente mais crônico que leva a gradual perda da função da glândula. As tireoidites infecciosas são incomuns, causam muitos sintomas locais com dor a palpação, febre e mal-estar. O tratamento pode envolver cirurgia. As tireoidites podem ainda causar aumento exagerado da produção de hormônio da tireoide causando sintomas de hipertireoidismo

Murilo Catafesta Das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

Doença crônica da glândula tireoide, causada por processo inflamatório autoimune, não doloroso, que afeta progressivamente a sua função, levando ao hipotireoidismo e suas consequências, como alterações de concentração, do hábito intestinal, dos ciclos menstruais e peso corporal. Muito frequente em nosso país, deve ser tratada o mais precocemente possível, para reverter esses diversos sintomas e reduzir a possibilidade de formação de nódulos na glândula. De caráter familiar, muito ligada à mulheres, porém pode surgir em homens, jovens e crianças.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Jundiaí


A tireoide é uma glândula muito importante localizada no pescoço, e produz hormônios responsáveis pelo metabolismo, síntese de proteínas, controle da atividade cardiovascular e do e desenvolvimento de todo o corpo e do cérebro. Ela também atua na atividade sexual, no sono, disposição e até nos nossos pensamentos e raciocínio. A tireoide pode sofrer uma série de doenças como hipotireoidismo ( baixa produção de hormônios) hipertireoidismo ( produção excessiva), bem como nódulos e câncer. Tratamos de hipotireoidismo, hipertireoidismo, tumor de tireoide, tumor de paratireoide, etc.

Maria Palmira Ferreira Lusquiños

Médico clínico geral, Endocrinologista

Rio de Janeiro


É uma doenças benigna bastante comum. É uma inflamação crônica auto-imune, ou seja, o próprio corpo da pessoa produz anticorpos contra as proteínas constituintes do tecido da sua própria tireoide. Essa inflamação provoca uma alteração no tecido da glândula que, ao longo do tempo, passa a não produzir os seus hormônios na quantidade necessária para manter o metabolismo do corpo. Essa situação é chamada de hipotireoidismo que pode levar a sintomas como cansaço extremo, sonolência, depressão, dificuldade de concentração e perda da memória, aumento do peso, inchaço, dores musculares, intestino preso, ciclo menstrual irregular, queda de cabelos, pele seca e unhas quebradiças.

Elaine Stabenow

Cirurgião de cabeça e pescoço

Campinas

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Tireoidite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.