Doenças das paratireóides - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças das paratireóides

Lorena Margalho

Lorena Margalho

Endocrinologista

Belém do Pará

Fernando Iorra

Fernando Iorra

Endocrinologista

Lajeado

Débora Pereira

Débora Pereira

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santarém

Giovana Coelho de Lima

Giovana Coelho de Lima

Endocrinologista

Campos Gerais

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Campos Dos Goytacazes

Perguntas sobre Doenças das paratireóides

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Doenças das paratireóides

Valor de cálcio ionizado no limite superior, na maioria dos laboratórios, é de 1,40 mmol/L. Logo, 1,35 está dentro da normalidade.

Boa noite. O único tratamento efetivo para Hiperparatireoidismo Primário é através da cirurgia e esta deve ser realizada antes do início dos sintomas sequelares que a elevação do cálcio no organismo…

Olá, há uma tendência de que piore sim, especialmente pelo fato de você já ter osteopenia. Parece que não há, até o momento, indicação imperativa para a cirurgia, mas essa decisão é complexa…

Especialistas falam sobre Doenças Das Paratireóides

As glândulas paratireódes produzem um hormônio, o PTH, que é responsável pelo controle do metabolismo do cálcio. Os tumores destas glândulas produzem muito PTH que ocasiona um aumento do nível de cálcio do sangue. Essa situação gera fraqueza óssea (osteoporose), pedra nos rins, fraqueza muscular, alteração intestinal e psicológicas. O tratamento das doenças da paratireoide se faz com a retirada cirúrgica da(s) glândula(s) doente(s). Após a cirurgia os sintomas melhoram gradativamente ao longo dos meses,

Murilo Catafesta Das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

As paratireóides são quatro pequenas glândulas que se localizam atrás da glândula da tireoide, na região do pescoço. Essas glândulas secretam um hormônio chamado de paratormônio (PTH) e são responsáveis pelo equilíbrio do cálcio e manutenção da massa óssea. A diminuição da produção de PTH, principalmente após procedimentos cirúrgicos, pode levar a sensação de fraqueza, caimbras, formigamento. A produção excessiva de PTH, pode levar a osteoporose, fraturas, cálculo renal entre outros.

Tatiana Valente

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

A doença mais comum das glândulas paratireoides são os adenomas, que produzem quantidades elevadas de PTH, ocasionando alta reabsorção óssea, destruindo esta massa, e sobrecarregando os rins, por vezes formando cálculos repetitivos. Diagnóstico preciso e tratamento precoce, revertem o quadro.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Jundiaí


As paratireóides são pequenas glândulas localizadas junto a tireóide, que normalmente estão em número de 4, e que são responsáveis pela maior parte do metabolismo do cálcio em nosso corpo. Quando aumentadas, podem causar o hiperparatireoidismo, doença caracterizada pela hipercalcemia (elevação do cálcio no sangue), fraturas e tumores ósseos, cálculos renais e depressão. O tratamento dessa condição é cirúrgico. Não se conhece uma doença clínica que se caracterize pela diminuição da função das paratireóides. Porém, uma tireoidectomia total pode ter como complicação o hipoparatireoidismo, que cursa com hipocalcemia (diminuição do cálcio no sangue), câimbras e dormências.

Francisco Bomfim

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Quais profissionais tratam Doenças das paratireóides?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.