Cisto tireoglosso - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - cisto tireoglosso
Perguntas sobre Cisto tireoglosso
Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Cisto tireoglosso
Especialistas falam sobre Cisto tireoglosso
O cisto tireoglosso é um erro da formação da glândula tireóide e que, portanto, ocorre durante a gestação. É caracterizado por uma parte de tecido da tireoide que fica fora do lugar, geralmente em uma posição logo abaixo do queixo, e bem no meio do pescoço. Geralmente torna-se mais aparente ao redor da primeira infância quando pode infeccionar por conta de uma gripe ou infecção da garganta. Nesse momento pode aumentar de tamanho, ficar vermelho e dolorido. Algumas vezes pode supurar para a pele e ficar vazando uma secreção. O tratamento do cisto é sempre cirúrgico e depende da remoção completa do cisto e dos tecidos ligados a ele. Raramente volta após a cirurgia.
Doença congênita (já existe no nascimento), que se manifesta na infância ou idade adulta. Se caracteriza pelo aparecimento de um nódulo na parte anterior (frente) e alta do pescoço. Movimenta-se para cima ou para baixo, com a movimentação da língua para fora da boca. Ao ultrassom se apresenta como um cisto (bolsa com líquido) e deve ser operado, para evitar sua contaminação e infecções do pescoço, que em geral são muito graves.
Malformação frequente do pescoço que ocorre no período fetal causada por alteração no desenvolvimento da glândula tireóide. No 1o mês de gestação, a tireóide começa a se formar na parte posterior da língua e desce pelo meio do pescoço até sua posição definitiva, na região mais baixa e anterior dele. Nesta descida, forma se o duto tireoglosso que se fecha até a 10a semana intrauterina. Se o duto permanecer, pode se formar o cisto tireoglosso, que surge na infância e adolescência e com menor frequência, em adultos.
Geralmente, há só um nódulo na parte superior do pescoço sem outros sintomas. O tratamento é cirúrgico e suas características são benignas, sendo muito rara a presença de câncer.
O cisto tireoglosso é a mais comum doença congênita no ser humano, e se dá por um defeito na migração da tireóide da base da língua para a região anterior do pescoço, junto à cartilagem cricóide. Pode apresentar um quadro assintomático, com o diagnóstico sendo feito por achado em exames de imagem, como o ultrassom, indo até a grandes cistos cervicais ou quadro de infecção grave, perpetuadas por comunicações inapropriadas com a região da base da língua (fístulas). Para seu tratamento, é necessária uma cirurgia especializada, visto que procedimentos inadequados complicam com a repetição do mesmo problema ou com a piora do quadro prévio.
O Cisto Tireoglosso é uma doença benigna.
O paciente nasce com o cisto, e geralmente ele é diagnosticado na infância, porém alguns pacientes praticamente não desenvolvem sintomas até chegar à fase adulta.
Todos os paciente com cisto de ducto tireoglosso tem indicação de cirurgia, pois o mesmo pode ser sítio de infecção recorrente e dessa forma evoluir para a formação de uma fístula, que corresponde a um "furinho no pescoço" que fica drenando um liquido geralmente incolor, mas que pode ficar amarelado e com mau cheiro evidenciando presença de infecção.
Quais profissionais tratam Cisto tireoglosso?
Cisto tireoglosso por cidade
Cisto tireoglosso em São Paulo
Cisto tireoglosso em Rio de Janeiro
Cisto tireoglosso em Fortaleza
Cisto tireoglosso em Florianópolis
Cisto tireoglosso em Belo Horizonte
Cisto tireoglosso em Divinópolis
Cisto tireoglosso em Boa Vista
Cisto tireoglosso em São José dos Campos
Cisto tireoglosso em Lauro de Freitas
Mais (15)
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.