Bócio - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - bócio
Dra. Daniela dos Anjos Oda
Especialista em medicina nuclear, Médico clínico geral
Teixeira de Freitas
Especialistas falam sobre Bócio
O conceito de bócio é muito simples: é o aumento benigno (não canceroso) da tireoide.
A tireoide pode estar crescida globalmente ou apresentar nódulos benignos.
Na grande maioria das vezes, é preciso apenas acompanhamento evolutivo, sem cirurgia.
Mas, nos casos em que o bócio é volumoso, ou quando ele cresce internamente para dentro do tórax, ou quando ele causa sintomas, como falta de ar ou desconforto para a pessoa engolir ou alimentos, uma cirurgia da tireoide pode ser necessária.
No consultório realizo a avaliação detalhada de todo o pescoço, assim como dos exames, para decisão conjunta do melhor para a saúde de cada pessoa.
Bocio é o aumento da glândula tireóide, que pode ser causado pela presença de nódulos ou por uma inflamação da glândula. A avaliação adequada inclui exames laboratoriais e ultrassonografia de tireóide, e muitas vezes necessita de acompanhamento a longo prazo. O acompanhamento dos nódulos de tireóide deve ser cuidadoso, para poder detectar crescimento e indicar a avaliação por biópsia no momento correto.
O bócio é o aumento do volume da glândula tireoide. A maioria dos casos ocorre pelo surgimentos de nódulos dentro da glândula. Esses nódulos devem ser investigados com ultrassom e eventualmente devem ser submetidos a biópsias. No entanto, vale lembrar que nem todos os nódulos da tireóide devem ser obrigatoriamente biopsiados. Quando os nódulos são benignos e volumosos ou quando são malignos ou suspeitos devem ser tratados por meio da retirada cirúrgica da tireóide. A cirurgia da tireoide, chamada de tireoiodectomia, é um procedimento seguro com baixas taxas de complicações, quando realizada por cirurgiões experientes.
Bócio é um aumento do volume da glândula tireoide geralmente causado pela falta de iodo. A existência de nódulos na tireoide também é considerada bócio.
Pode ser causando tanto pelo hipertiroidismo como pelo hipotireoidismo. No hipotireoidismo, a deficiência de iodo no organismo faz com que a secreção de T4 (tiroxina) seja diminuída pela tireoide. A baixa concentração desse hormônio no sangue estimula a adenoipófise a produzir e liberar TSH - hormônio tireoestimulante. Esse hormônio estimula o crescimento celular e uma maior síntese de hormônios tireoidianos por esta glândula.
O bócio tireoideano significa o aumento do tamanho da glândula tireóide localizada em nosso pescoço. Esse bócio pode ser global da glândula, chamado de difuso, ou pode ser devido ao surgimento de nódulos (único ou múltiplos). Além disso, o bócio pode ser atóxico - quando não causa hipertireoidismo - ou tóxico - quando provoca o hipertireoidismo.
Breno Figueiredo Bessa
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico do esporte
Belo Horizonte
Agendar uma visita
O bócio é o aumento do tamanho da glândula tireóide. Este aumento pode apresentar alguma alteração hormonal e pode ser devido à presença de nódulos.
Os nódulos tireoidianos são um problema considerado comum e nem sempre são malignos. Em geral, as mulheres, os idosos, as pessoas que tiveram exposição à radiação ionizante e as que vivem em áreas com deficiência de iodo possuem maior chance de desenvolver um nódulo.
A partir do relato do paciente e do exame clínico feitos na consulta e também de ultrassonografia e outros exames realizados será possível detectar a presença de nódulo na tireoide, que pode ser benigno ou maligno, e então definir o melhor tratamento que pode ser por cirurgia.
O termo Bócio é a terminologia médica q se refere ao aumento da glândula tireoide popularmente chamado de "papo". Esta alteração pode ser ocasionado por nódulo(s) "Bócio Nodular", ou aumento difuso da glândula! Sua prevalência é maior no sexo feminino! As principais causas são deficiência de iodo, tumores benignos ou malignos, medicamentosa e doenças autoimunes.
O bócio tireoideano é o aumento da glândula tireóide, que pode ocorrer com ou sem nódulos presentes na glândula.
O fato de ter um bócio não significa que o paciente precisa retirar a tireóide.
Porém o crescimento da tireóide pode começar a causar sintomas e incomodar o paciente; os principais sintomas são: Sensação de "bolo" na garganta, dificuldade de engolir, engasgos frequentes, dificuldade de respirar ao se deitar de barriga para cima, além da percepção visual de ver uma "bola" na frente do pescoço.
Quando estes sintomas começam a aparecer, o paciente deve ser avaliado para retirada da glândula tireóide, o nome desse procedimento é Tireoidectomia Total.
O bócio que é o aumento do volume da glândula tireoide e a sua principal causa é a falta de iodo na dieta. Ficou bem menos frequente uma vez que o sal de cozinha passou a ser iodado. Seu sintoma principal é o aumento do volume do pescoço que, dependendo do tamanho, pode chegar a causar desconforto para engolir ou respirar aos esforços. Nesses casos o paciente precisa ser avaliado quanto a necessidade da retirada da tireoide por cirurgia. A ablação por radiofrequência, guiada por ultrassonografia, é um procedimento que causa a diminuição do volume do bócio sem cirurgia. Em geral, embora aumentada de tamanho, a glândula tireoide funciona normalmente.
Quais profissionais tratam Bócio?
Bócio por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.