Tiques - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - tiques

Regina Rozenbaum

Regina Rozenbaum

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Sandra Ribeiro

Sandra Ribeiro

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas sobre Tiques

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Tiques

Olá. Existem vários tipos de alterações neuromusculares em região de face, sendo os tiques uma delas. Porém, é necessário maiores investigações para entender, excluir causas mais graves (tais…

Boa noite! Deve procurar o especialista o quanto antes, estou a disposiçao.

Olá seria interessante uma avaliação. Pode se tratar de muitas coisas.
Parece que seu corpo está respondendo ao estresse. Como ao parece a origem se encontra no setor emocional, é recomendável…

Especialistas falam sobre Tiques

os Tiques são distúrbios do movimento que necessitam de especial atenção e cuidado do neurologista, para um tratamento adequado e especializado para o paciente

Carlos Frederico Lima

Neurologista, Neurofisiologista

Recife


Tiques podem ser provocados por problemas em grupos musculares devido a movimentos abruptos e também por estresse em atividades que exigem concentração. Essa atividade pode causar ansiedade que provoca estresse, que pode ter como conseqüência dor muscular. A ansiedade precisa ser trabalhada, necessário procurar um psicólogo.

Maria Do Carmo Prado

Psicólogo

Recife


Tiques são movimentos ou vocalizações (uso da voz ou garganta) anormais que comumente acontecem sem a percepção do paciente. Podem ser simples (como piscar os olhos, assoar o nariz, grunhir, tossir ou limpar a garganta) e complexos (balançar o corpo, tocar em alguma parte do corpo, performar um movimento de realizar alguma tarefa, falar palavras ou frases que podem até ser inapropriadas socialmente). Se o tiques motores forem múltiplos e associados a pelo menos um tique vocal, além de durarem mais de um ano desde o início do primeiro tique e a idade do paciente for menor de 18 anos, temos a Síndrome de Tourette. A doença causa sofrimento ao paciente, que costuma ser tido como estranho.

Geraldo Moreira

Generalista

Recife


Conhecidos também como TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Os quadros obsessivo-compulsivos caracterizam-se por ideias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos. Os sintomas geralmente iniciam no final da adolescência (ou ainda na infância). As causas desse transtorno ainda não são bem conhecidas. Sabe-se que são sintomas heterogêneos, mas não estão claros se constituem um único transtorno ou um grupo de transtornos com características em comum.

Fernanda Reinheimer

Psicólogo

Porto Alegre

Quais profissionais tratam Tiques?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.