Ronco e apnéias obstrutivas do sono (osa) - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Que é o ronco?
Os sons produzidos pelo ronco são a vibração do palato mole e outras estruturas do trato respiratório superior. É muito comum (40% da população adulta ronca), especialmente em homens de meia idade obesos (> 40 anos). Ronco pode ser muito angustiante para o parceiro na cama, pois pode impedir o sono. Muitas vezes, o parceiro tem de ir dormir em outro quarto.
Quais são apnéias obstrutivas do sono?
A apnéia é definida como a interrupção, por no mínimo 10 segundos, respirando. Na apnéia obstrutiva do sono, a garganta fecha durante mesmo, impedindo a passagem de ar. Síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) ocorre em 4% da população adulta.
A síndrome se manifesta de forma muito diferente nas crianças do que em adultos, vamos nos restringir a SOAS em adultos nesta página e fazer uma nova página para SAOS em crianças.
Quando respiramos, a pressão na garganta e no peito cai abaixo da pressão atmosférica, o que faz com que o ar entre em nossos pulmões. A pressão atmosférica ao redor do pescoço tende a comprimir a garganta ao respirar, mas os músculos dilatadores da faringe opõe-se mantendo as vias aéreas superiores abertas. Durante o sono, esses músculos dilatadores da faringe são menos ativos, e tendem a fechar a garganta em cada respiração.
Quando a estreiteza atinge um certo grau, a passagem do ar cria turbulência sonoras e vibrações, ronco. Se o estreitamento é ainda maior, temos um bloco mais importante, que vem para impedir a passagem de ar: as apnéias. Se a apnéia se prolonga, a luta para respirar acaba acordando o paciente. A apnéia geralmente termina com um ronco alto, ou um começo. Este despertar permite que os músculos dilatadores da garganta re-abram a garganta e a pessoa respira novamente, mas a pessoa adormece tão rapidamente que eles nem se lembram esses despertares.
Em SOAS, estes ciclos são repetidos continuamente. Durante a apnéia do sono (e hipopnéias, interrupções parciais da respiração) temos uma diminuição na oxigenação do sangue causando má qualidade do sono e o paciente dorme pouco. Em casos graves, os pacientes com AOAS tem um sono muito agitado, não se movendo e suando em bicas, sem motivo aparente. De manhã, eles se queixam de terem dormido, mas não terem descansado.
Algumas pessoas acordam com muito medo durante o curso de apnéia, com falta de ar, mas esse sentimento não dura mais que alguns segundos.
Também é muito comum que, quando apnéias são observadas, o parceiro de cama receiem que o paciente não acorde. Isso não é necessário, porque os pacientes sempre acordam e recuperam o fôlego.
Pacientes com AS tem um sono de muito má qualidade e tendem a ter sonolência diurna excessiva. Em casos graves, a sonolência é tão grande que já houve casos de pessoas que dormem durante as conversas, ao comer, dirigir e até mesmo cercado por máquinas barulhentas e perigosas.
Quais são as causas da AS?
A principal razão que predispõe para este problema é ter uma garganta mais estreita do que o normal. Esta situação causa problemas em engolir ou respirar quando acordado. Existem importantes fatores adicionais: obesidade garganta mais estreita, o que determina depósitos de gordura no pescoço, garganta apertada, assim como fumar e beber. Existem causas inevitáveis, tais como fatores hereditários, ou idade (a garganta se torna mais estreita ao longo dos anos).
O álcool relaxa os músculos dilatadores da faringe, de modo que piora o ronco e apnéias. Soníferos, sedativos e anti-histamínicos (usados ??nas doenças alérgicas) têm um efeito similar.
O que causa o ronco?
- Em crianças, o ronco é geralmente devido a adenóides (adenóides) e amígdalas (amigdalite) de grande porte.
- Uma mandíbula muito pequena (micrognatia e retrognatismo), faz com que a língua se mova para trás, facilitando a obstrução.
- Um palato mole ou úvula muito grande na garganta, pode contribuir para o problema.
- Obstruções do nariz (desvio de septo, etc.) Tremores de frio facilitam o aumento do ronco. Isso explica por que as pessoas roncam mais quando frio.
- Hipertrofia de cornetos, alergias nasais, as adenóides (adenóides) e tumores nasais também podem limitar a passagem de ar através do nariz e facilitar o ronco.
- A obesidade é um fator muito importante. O depósito de gordura no pescoço estreita a garganta.
Quais são os sinais?
Sonolência diurna excessiva em uma pessoa durante o dia, a respiração pára durante o sono e termina com um ronco alto ou choques e movimentos por todo o corpo, provavelmente são sintomas de AS.
Quais poderiam ser as conseqüências da OSA?
- Predisposição para acidentes de trânsito ou de trabalho devido à sonolência
- Dificuldade de concentração. Diminuição no desempenho.
- Tendência para a depressão
- Tendência a pressão alta
- Ligeiramente maior risco de angina, ataque cardíaco ou derrame.
O que você pode fazer?
- Perder peso, especialmente redução de gorduras, doces e álcool.
- Exercício adequado para a idade. O ideal é que se exercitem regularmente, 20 minutos ou mais pelo menos 2-3 vezes por semana.
- Não beber qualquer bebida alcoólica dentro de 3 horas antes de deitar.
- Evite tomar sedativos e anti-histamínicos (alergia pílulas) antes de deitar.
- Não fumar.
- Dormir de lado, ou com a cabeceira da cama elevada.
Como você estabelecer o seu diagnóstico médico?
O seu médico irá ouvir o que acontece com especial atenção:
- Ronco
- As interrupções na respiração durante o sono (apnéia)
- Sonolência diurna excessiva
Deve explorar as passagens nasais e trato respiratório superior para verificar a presença de inflamação na cavidade nasal ou de orofaringe, um desvio de septo ou a presença de tumores.
O tipo de sono pode ser avaliado no hospital ou na casa do paciente, usando um equipamento de monitoramento especial. Este dispositivo de registro, registra e analisa o nível de oxigênio no sangue, o movimento ronco, respiração e no peito. Além disso, o médico pode pedir-lhe para registrar as diferentes fases do sono, movimentos de pernas, o nível de dióxido de carbono, eletrocardiograma, e assim por diante. (Suspensão estudos polissonografia, etc).
A sonolência pode ser devido a outras causas, pouco sono (algumas horas de sono). Sonolência excessiva, que se refere a possíveis acidentes, devem ser sempre avaliados pelo seu médico, e, posteriormente, por um especialista em distúrbios do sono.
Previsão
Se você perder peso, é provável que os sintomas desapareçam. Caso contrário, é raro a doença desaparecer espontaneamente.
Como você trata ronco e SAOS?
O melhor tratamento disponível para a SAOS é um aparelho chamado CPAP (Constant Positive Airway Pressure Inglês, pressão positiva constante nas vias aéreas). Este dispositivo proporciona uma leve pressão positiva nas vias aéreas através do nariz durante o sono. Mantendo assim a pressão na garganta acima da pressão atmosférica, mantendo-o permanentemente aberta vai impedir apnéia e ronco. O tratamento é tão eficaz que, depois de 2-3 dias, os pacientes vê o ronco desaparecer, assim como a apnéias e a sonolência diurna excessiva.
Tratamento com CPAP não cura a doença, de modo que o paciente deve fazer um esforço extra e tentar perder peso. Alternativamente, e para casos muito graves, você pode testar os avanços mandibular (um pequeno dispositivo colocado entre os dentes ea mandíbula inferior se move para a frente). Esses dispositivos são especialmente úteis em pessoas com micrognatia (mandíbula pequena), que roncam.
Não há nenhuma droga útil para estes problemas de ronco e apnéia (há um monte de propaganda enganosa).
Uma minoria de pacientes pode se beneficiar da cirurgia. Em crianças, geralmente obtemos resultados muito bons a partir de operações de amígdalas ou adenóides. Alguns anos atrás,operava-se adultos, intervindo no septo nasal ou no palato mole e úvula (UPFP). Este último pode ter complicações graves, como a dor pós-operatória ou incompetência do palato mole (o líquido passa da boca para o nariz ao engolir). Eles tentaram vários outros tipos de cirurgia nesses anos, mas poucos pacientes se beneficiaram das operações.
SAOS é um problema de saúde pública, pois afeta uma grande porcentagem da população. Isto conduziu a investigação ativa sobre esta questão, que faz prever novos avanços no tratamento desta condição no futuro próximo.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - ronco e apnéias obstrutivas do sono (osa)
Perguntas sobre Ronco e apnéias obstrutivas do sono (osa)
Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Ronco e apnéias obstrutivas do sono (osa)
Especialistas falam sobre Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA)
Quais profissionais tratam Ronco e apnéias obstrutivas do sono (osa)?
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em São Paulo
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Rio de Janeiro
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Belo Horizonte
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Campinas
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Salvador
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Curitiba
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Fortaleza
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Porto Alegre
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Goiânia
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Brasília
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Barueri
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Aracaju
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Niterói
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em São José dos Campos
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Recife
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em São Luís
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Maceió
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Nova Lima
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Sorocaba
Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA) em Balneário Camboriú
Mais (15)