Coronariopatia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - coronariopatia
Perguntas sobre Coronariopatia
Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Coronariopatia
Dr. Paulo Eduardo Campana Ribeiro Filho
Cardiologista, Médico clínico geral, Médico perito
Rio de Janeiro
Especialistas falam sobre Coronariopatia
Pacientes com obstruções das artérias coronárias, que já sofreram um infarto do miocárdio, ou aqueles que já foram submetidos a procedimentos de revascularização (implante de stent, cirurgia cardíaca) são chamados "coronariopatas". A coronariopatia é a principal causa de morte no Brasil, e seu tratamento necessita não só de dispositivos ou procedimentos que visam melhorar o fluxo nas artérias, mas de uma abordagem integral por especialistas no assunto.
Identificação de fatores de riscos, prevenção primária e secundária, tratamento e acompanhamento.
Os fatores de risco para doença coronariana são hipertensão, diabetes, colesterol elevado, cigarro, obesidade, sedentarismo, idade e história familiar. Apnéia do sono e aumento da circunferência abdominal também são situações de risco.
Coronariopatia ou doença das coronárias é uma condição que atinge principalmente as paredes das artérias que nutrem o coração, formando placas que obstruem a passagem de sangue podendo até interromper este fluxo, ocasionando sofrimento, ou perda do tecido se não for revertida em tempo hábil. Neste sentido existem as técnicas de reperfusão de emergência. A técnica mais eficiente em reduzir morte ou sequelas por infarto do miocárdio é a Angioplastia Coronaria, geralmente associada a implante de um ou mais Stents (Próteses intra-coronarianas), que ajudam a manter a artéria que foi desobstruída com fluxo de sangue normal.
A coronariopatia é a doença das artérias do coração, causada mais frequentemente por obstruções das artérias coronárias por placas ateromatosas (gordura), impedindo o fluxo de oxigênio para determinada região da musculatura cardíaca.
È uma das doenças cardíacas mais prevalentes na população, consiste em obstruções parciais ou totais das artérias do coração e podem se apresentar de forma assintomática, com angina, de forma abrupta com infarto agudo do miocárdio ou com morte súbita. A partir dos 40 anos, ou se sintomas, procure seu cardiologista para uma avaliação e prevenção da doença.
A coronariopatia é uma patologia que acomete as artérias que irrigam o músculo cardíaco causando uma diminuição na oferta de oxigênio que é levado através do sangue ao coração.
Diversos fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento dessa patologia: Tabagismo, diabetes, dislipidemias, sedentarismo, histórico familiar positivo, hipertensão arterial e idade avançada.
Os sintomas podem se apresentar como: Angina (dor no peito) que pode irradiar-se para região de pescoço, mandíbula ,braço esquerdo e ou direito; dispnéia (falta de ar) ou até mesmo sintomas inespecíficos como disfagias e má digestão.
Entupimentos ou dilatações dos casos que levam sangue para suprir o próprio coração.
A doença coronariana é uma das principais causas de morte no mundo.A prevenção através de consultas com orientações, diagnóstico precoce e tratamento são a base fundamental para o seguimento da doença. Atualmente dispomos de diversas modalidades de tratamento medicamentoso ou intervencionista com destaque para terapia com stents coronarianos quando bem indicados representam uma intervenção minimamente invasiva através das artéria femorais(região da virilha) ou artérias radiais (na região dos punhos).
Quais profissionais tratam Coronariopatia?
Coronariopatia por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.