Aterosclerose - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - aterosclerose
Perguntas sobre Aterosclerose
Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Aterosclerose
Especialistas falam sobre Aterosclerose
Doença que causa obstrução das artérias por depósito de gordura em suas paredes. Principal causa de morte no mundo! Qualquer artéria do corpo pode ser acometida, tendo como consequências o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a amputação dos membros inferiores entre outros. O tabagismo é de longe o maior vilão! Mas obesidade, hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado são importantes fatores de risco. O tratamento envolve uso de medicações, perda de peso, prática de exercícios físicos, alimentação saudável e abandono do tabagismo. "Prevenir é melhor que remediar"! Portanto, tenha sempre hábitos de vida saudáveis e viva mais longamente e com mais qualidade.
Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que acomete os vasos sanguíneos devido ao depósito de gorduras e outras substâncias, formando a placa de ateroma, podendo restringir o fluxo sanguíneo, levando a graves complicações de saúde, dependendo do local de comprometimento. Exemplo: infarto ou angina ( dor no peito) quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.
Você ou alguém de sua família já teve o diagnóstico de colesterol alto ou de gordura nas artérias. Infartos, derrames e tromboses são doenças presentes na sua história ou de seus parentes? Muitas vezes o que está por trás dessas doenças é a aterosclerose, que pode ser controlada e tratada sempre que diagnosticada precocemente. Procure sempre um cardiologista para mais informações sobre como afastar doenças e ter uma vida mais saudável.
Processo onde ocorre acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos (muito comum no coração) com consequente entupimento desses, levando a dificuldade do sangue chegar em seu destino final.
É a formação de placas de gordura e cálcio dentro das artérias, que progressivamente vão estreitando esses vasos, dificultando o fluxo do sangue até o seu completo entupimento!
É um termo que você ler nos laudos de seus exames de doppler ou tomografia!
É uma doença que pode acometer qualquer artéria do corpo, mas o que o mais nos preocupa são essas placas nas artérias mais importantes como: as artérias responsáveis por levar sangue para o cérebro (as carótidas), elas podem causar um AVC ou um derrame; nas artérias do coração (as coronárias), que pode causar um infarto; as artérias da circulação das pernas, que podem levar a queimação na batata da perna ao caminhar ou subir ladeira.
Aterosclerose é a formação de placas de gordura nas artérias ( rede de canais que nutrem o corpo todo). Existem diversos fatores de risco que levam a formação de aterosclerose, porém dentre eles vale citar a síndrome metabólica.
A síndrome metabólica agrupa uma série de alterações clínico-laboratoriais que acometem alguns indivíduos e os predispõem ao desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e doenças cardiovasculares (DCV). São 5 critérios, sendo que 3 positivos já fazem diagnóstico:1) Grande quantidade de gordura abdominal; 2) Baixo HDL ("bom colesterol"); 3)triglicerídeos elevados (nível de gordura no sangue);4) Hipertensão ; 5) Glicose elevada.
Entupimento do vaso (artéria), podendo acometer a aorta e/ou vasos das pernas e dos órgãos da barriga, trazendo problemas de falta de circulação, podendo causar dor nas pernas ao andar, dor ao repouso e até mesmo amputação.
Quais profissionais tratam Aterosclerose?
Aterosclerose por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.