Proteinuria - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - proteinuria
Perguntas sobre Proteinuria
Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Proteinuria
Dr. Gustavo Ferreira da Mata
Nefrologista, Especialista em clínica médica, Médico de emergência
São José dos Campos
Especialistas falam sobre Proteinuria
Proteinúria é a perda de proteínas na urina. Toda pessoa perde normalmente uma pequena quantidade de proteína na urina porém a perda de proteína em excesso pode significar uma doença dos rins ou alguma outra doença que também tenha manifestação renal. Uma das manifestações da proteinúria é a urina espumosa e inchaço dos pés e pernas. O tratamento da proteinúria vai depender do tipo de manifestação que a causou. As proteinúrias não tratadas podem evoluir para insuficiência renal.
Proteinúria é a presença de proteína na urina. Só é significativa quando for superior 150mg/24h. Ao olho humano se apresenta como Urina espumosa. A principal causa é a nefropatia secundária o Diabetes Mellitus. Ela também está presente em doenças glomerulares.
Quando a perda é muito grande (maior que 3500mg/24h) temos o diagnóstico de Síndrome Nefrótica. Esta cursa com inchaço de pernas, colesterol elevado, risco aumentado de trombose, urina com espuma e algumas vezes com disfunção renal.
O Significado da proteinúria é a Lesão renal. Também deve sempre ser investigada.
A perda de proteínas na urina é um dos primeiros sinais de doença renal, por isso é fundamental a avaliação do especialista para investigação e tratamento precoce. Neste caso, a orientação nutricional tem um papel especial, a fim de impedir a sobrecarga do rim.
Quais profissionais tratam Proteinuria?
Proteinuria por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.