Otite média - Informações, especialistas e perguntas frequentes
O que é otite média?
A otite média é definida como qualquer processo inflamatório que afeta a cavidade do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, como resultado do acúmulo de líquido na cavidade. Dependendo das características deste fluido, otite média é classificada como:
- Otite média com efusão: se o líquido é água.
- Mucóide otite média (ouvido tampado): se o fluido é muco.
- Otite média purulenta: Se tem pus.
Junto com catarro nasal é a doença mais comum na infância. 90% de crianças até sete anos de idade já teve otite média.
O que é o ouvido médio?
Os ossículos do ouvido médio, são o martelo, bigorna e estribo. Quando o som vibra o tímpano, a onda sonora é transmitida através da cadeia para o ouvido interno. Para ter uma boa audição, o ouvido médio deve ter a mesma pressão atmosférica do que o meio ambiente. Isto é realizado pela trompa de Eustáquio, um tubo que conecta o equilíbrio de pressão no ouvido médio permitindo que ar passe pelo nariz ao engolir ou bocejar.
Um exemplo didático é imaginar que soaria como uma batida de bumbo e no qual a pressão interna varia artificialmente. Se você testar com uma pressão interna igual à externa iria ouvir um som de qualidade inferior a um tambor. Por outro lado, a tuba auditiva em crianças é mais curta, mais larga e tem menos inclinação, na horizontal. Esta característica anatômica favorece mais frequentemente as crianças terem otite média.
Quem são as pessoas em risco para esta doença?
- Crianças menores de 3 anos
- Crianças com alta freqüência de catarro nasal
- Crianças que freqüentam creches
- Crianças com adenóides grandes
- Crianças alérgicas
- Crianças cujos pais fumam em casa
- Crianças que não têm leite materno
- Certas doenças: síndrome de Down, fenda palatina, fibrose cística e imunodeficiências (deficiência de imunoglobulina mais comum).
Por que é tão freqüente de otite média em crianças?
Há várias razões, mas os princípios são dois:
- A anatomia do tubo promove a progressão da infecção do nariz para o ouvido médio. Existem certas doenças que exacerbam isso, como a síndrome de Down ou fenda palatina.
- As crianças têm menos desenvolvidos sistemas imunológicos do que o adulto e, portanto, necessidade de coletar informações sobre os agentes infecciosos em seu ambiente para o futuro. Existem algumas doenças que aumentam o risco de certas infecções, como a fibrose cística ou imunodeficiência. Além disso, algumas situações como a alimentação artificial, cigarros e vegetação favorecem a ocorrência de otite média.
Quais são os sintomas de otite media?
Depende:
- Se temos uma otite média serosa, é provável que a criança não apresente nenhum sintoma, a imagem desaparece e é classificado como um nariz frio. Menos de 15% das crianças com otite média com efusão têm perda auditiva.
- Se é mucóide otite (cola no ouvido), o sintoma mais comum é a perda auditiva temporária.
- Se otite é grave, os sintomas são dor de ouvido, febre e perda auditiva.
Como é a otite média é diagnosticada?
A clínica nos orienta no diagnóstico:
- Em uma criança com catarro nasal e perda auditiva deve ser uma otoscopia (exame do ouvido), que mostra se tem muco transparente ou colorido como o mel. Se a otite média, então obteríamos um tímpano vermelho.
- Um teste chamado timpanometria que confirma o diagnóstico, mas sua implementação não é necessária.
Como é a otite média?
- Otite média com efusão, o que causa perda auditiva, cura sem tratamento em 90% dos casos dentro de três meses.
- Se otite média provoca perda de audição ou dor, então é obrigatório estabelecer um tratamento antibiótico.
Quando realizar a cirurgia em um paciente com otite média?
- Quando encontramos um ouvido médio com otite e provoca perda de audição e não curar em três meses.
- Também é conveniente operar quando há otite média aguda recorrente (mais de três a seis meses), e tratamento com antibiótico não tem sido bem sucedido.
Qual é a cirurgia?
Consiste na incisão do tímpano, a remoção de muco com um aspirador de pó e colocado no tímpano um dreno muito parecido com um brinquedo diabolo. Este procedimento deve ser acompanhado pela remoção das adenóides (adenoidectomia), para permitir um melhor funcionamento da tuba auditiva. Assim, podemos manter uma boa ventilação do ouvido médio.
Um exemplo didático é pensar em uma lata de leite condensado que tem apenas uma abertura (drenagem apenas). Neste caso, ele drena o leite condensado, mas se fizermos duas aberturas (dreno mais adenoidectomia), o leite condensado sai sem dificuldade porque há ventilação adequada.
- O procedimento é realizado sob anestesia geral.
- Há uma recomendação geral para não operar em crianças menores de dois anos, exceções.
- Há um risco em colocar drenos em crianças e o aparecimento de uma perfuração no tímpano persistente. Este risco é muito raro e pode ocorrer em 2% das crianças operadas.
- Geralmente caem por si só drena cerca de 6-8 meses após a cirurgia. Enquanto eles são colocados no tímpano, a criança não pode ficar molhando os ouvidos.
- As crianças menores têm maior probabilidade de serem operadas para realizar o procedimento por uma recaída.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - otite média
Perguntas sobre Otite média
Nossos especialistas responderam a 249 perguntas sobre Otite média