Faringite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - faringite

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

Nathália Grassi Rigatti

Nathália Grassi Rigatti

Otorrino

Xanxerê

José Carlos Franzato Júnior

José Carlos Franzato Júnior

Otorrino

Ponta Grossa

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas sobre Faringite

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Faringite

Olá! Quadros de faringite costumam ser infecciosos, com duração de dias a poucas semanas. Se está tendo sintomas há três meses e sem melhora com antibióticos, o mais provável é que seu diagnóstico…

Toda doença infecciosa ou imunológica tem como fator importante o estado emocional. Quando estamos muito estressados ou tristes, nosso sistema imunológico fica mais debilitado, facilitando várias…

boa tarde! A posologia do predsim, independente da idade é somente 1 vez ao dia, no período da manha.

Especialistas falam sobre Faringite

Faringite é o termo técnico para nos referirmos aos processos inflamatórios da faringe. A Faringite mais comum é a infecciosa viral, que geralmente está presente nos quadros de Resfriado comum pelo rinovírus, que também causa congestão nasal, coriza e espirros. No entanto também temos casos de faringite bacteriana, que geralmente demandam antibióticos para sua resolução completa. Alguns quadros não infecciosos podem causar faringite também, como é o caso do refluxo laringo-faringeo, cuja causa é o fluxo retrógrado de ácido proveniente do estômago e esôfago, para a região de vias aéreas. Nestes casos, os pacientes podem apresentar dor de garganta, queimação e tosse.

Paulo Saraceni

Otorrino

São Paulo


É uma inflamação da parede de tras da garganta que pode ter origem infecciosa e isto pode ser viral ou bacteriana ou pode ter outras causas não infecciosas como devido a doença do refluxo gastro-esofágico ou seja o acido do estomago sobe e queima a garganta, decorrente obstrução nasal e assim somente respirar pela boca e como também abuso vocal ou seja falar muito em um período ou gritar. Faço o diagnostico em consulta médico e se for necessário posso realizar dois tipos de exames a videolaringoscopia ou a videonasofibroscopia um para avaliar somente a garganta e o outro para avaliar um queixa nasal associada.

Os sintomas de dor, irritação, coceira, sensação de pigarro na garganta podem ser um indicativo de faringite ou laringite. As faringites podem ser de etiologia viral, bacteriana ou mesmo alérgicas/reacionais a refluxo gastroesofágico. É muito importante a avaliação de um profissional capacitado que possa visualizar através de Endoscopia todas as estruturas da garganta e sinalizar qual a etiologia mais provável. Desta maneira, evita-se o uso inadequado de tratamentos empíricos ineficazes e que aumentam a resistência do nosso organismo a certos medicamentos. Procure um Otorrinolaringologista.

Paula De Oliveira Oppermann

Otorrino

Porto Alegre

Quais profissionais tratam Faringite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.