Dermatite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dermatite

Rayane do Val Bastos

Rayane do Val Bastos

Dermatologista

Goiânia

Deborah Helou

Deborah Helou

Especialista em medicina estética

Goiânia

Juliana Santoro Bagnatori

Juliana Santoro Bagnatori

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Ana Caroline Faria

Ana Caroline Faria

Dermatologista

Nova Iguaçu

Lívia Lage Souza

Lívia Lage Souza

Dermatologista

Tangará Da Serra

Nayara Almeida de Abreu

Nayara Almeida de Abreu

Dermatologista

Assis

Perguntas sobre Dermatite

Nossos especialistas responderam a 255 perguntas sobre Dermatite

O ideal é marcar uma consulta com a dermatologista, para ser examinado e confirmar o diagnostico.
e fazer o tratamento correto

Olá.
Dermatite perivascular é um achado histopatológico, avaliado nas biópsias de pele pelo médico patologista, que pode ser encontrado em diversas doenças inflamatórias da pele, incluindo…

Essa é uma resposta que você leu no laudo da sua biópsia, né? Quem faz essa interpretação é o Dermatologista

Especialistas falam sobre Dermatite

A Dermatite Atópica está presente em 20% dos alérgicos com Rinoconjuntivite Alérgica e Asma Atópica. Os pacientes apresentam pele seca, de vários graus, prurido intenso (coceira) e até infecções com pus. O tratamento é diferenciado, não podem ser utilizados produtos ou cosméticos comuns! Não confundir com Dermatite de Contato, doença que causa eczema, causada por contato de bijuterias, detergentes, etc.

Orlei Kantor Junior

Pneumologista, Pneumologista pediátrico, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita

A dermatite é um problema na pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e até formação de pequenas bolhas, aparecendo em algumas áreas específicas ou disseminadas pelo corpo. Tal reação pode ocorrer em todas as idades. Entre as possíveis causas estão o contato com substâncias que causem alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca. Existem diversos tipos de dermatite, entre elas, a dermatite de contato, atópica, seborreica, perioral, ocre, entre outras. Seu tratamento dependerá do tipo, causa e extensão, podendo ser tópico e/ou oral.

Ana Carulina Moreno

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Rio de Janeiro


Dermatite atópica não devem ser tratadas com alergologistas somente nas crises para o tratamento deve ser iniciado a partir do diagnóstico de dermatite atópica.

Alberto Gannam

Alergista, Dermatologista

Campanha


A dermatite é uma reação da pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e até formação de pequenas bolhas, que podem aparecer em algumas áreas ou disseminadas pelo corpo. A dermatite pode ocorrer em todas as idades, até mesmo em bebês, principalmente por contato da fralda com a pele. Outras causas incluem o contato com alguma substância que cause alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca, por exemplo. Existem vários tipos de dermatite, entre elas estão a dermatite de contato, atópica, seborréica, perioral, ocre, entre outras. O tratamento depende do tipo, causa e extensão da dermatite e pode ser tópico e/ou oral.

Viviane Chehin Curi Assi

Dermatologista

São Paulo


Dermatite é o nome genérico dado para inflamação da pele. Se manifesta com eritema (vermelhidão), e coceira. Na fase aguda pode ter bolhas e vesículas, já na fase crônica é comum descamação e/ou espessamento da pele com acentuação dos sulcos da mesma. Existem várias causas, como: 1- contato a algum produto irritante ou que cause alergia; 2 -atopia (defeito de barreira genético, comum em quem tem rinite e asma); 3- ressecamento da pele (comum em idosos); 4- secundária a reação a algum fármaco ou remédio, entre outras. Consulte um dermatologista para saber a causa da sua e prescrever o tratamento adequado.

Laís De Abreu Mutti

Dermatologista

São Paulo


Dermatite é um termo genérico que define um processo inflamatório na pele. A inflamação pode ter várias causas, tais como: pele seca, alergia de contato (por exemplo a esmalte, níquel), dermatite seborreica, atópica, infecção etc. Nas dermatites, a pele costuma ficar avermelhada, descamativa e pode coçar. É muito importante que seja feito o diagnóstico correto para que seja indicado o tratamento mais adequado.

A dermatite seborreica se caracteriza por lesões de pele com placas vermelhas descamativas no couro cabeludo, face e tronco.É uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas. Quando acomete o couro cabeludo, o surgimento da caspa é um dos seus sinais mais comuns.A dermatite atópica, é um dos tipos mais comuns de dermatite. Acomete tanto adultos quanto crianças. É definida como uma doença crônica da pele, apresentando lesões avermelhadas que se tornam descamativas, fissuradas ou espessadas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. O tratamento de cada uma delas é feito de acordo com a gravidade.

Paula Amorim

Dermatologista

Rio de Janeiro


Doença inflamatória da pele, que acomete principalmente as áreas de dobras da criança. É um quadro intermitente, com períodos de exacerbações alternados com períodos de melhora. Existem diferentes manifestações da doença e o tratamento é individualizado para cada paciente, com medicamentos de uso oral e tópicos. Hidratantes são sempre necessários, além de cuidados especiais com os banhos e as roupas.

Alessandra Toledo

Médico clínico geral

São Paulo


As causas mais comuns são as reações aos metais, principalmente o níquel, aos medicamentos como os antibióticos e os anestésicos, aos sabonetes, aos detergentes, perfumes e cosméticos. Sintomas: vermelhidão, queimação, coceira, pequenas bolhas ou lesões, descamação ou inchaço na pele. O tratamento pode ser com cremes ou pomadas anti-inflamatórias que vão reduzir a inflamação e acalmar a pele.

Giselle Sanches

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo


Existem vários tipos de dermatite e as que mais tratamos no consultório são as dermatites de contato e a dermatite atópica. A dermatite de contato é aquela causada por um produto específico e vai ocorrer no local de contato deste produto com a pele.O exemplo mais comum é a dermatite de contato ao níquel, que está presente nas bijuterias e assim a dermatite aparece em orelhas, pescoço e dedos.Já a dermatite atópica é um tipo de alergia desenvolvida por pacientes que já nascem com essa tendência. Desde bebê ela já pode se manifestar com irritações em face e dobras. Hoje sabemos que junto com o quadro de pele o paciente pode manifestar outros tipos de atopia como a rinite e a bronquite.

Tais Bonilha Alves

Dermatologista

São Paulo


Existem muitos tipos de dermatites, alergias, manchas na pele que somente após uma consulta minuciosa com dermatologista, conseguimos chegar a um diagnóstico fidedigno para o seu caso. Isso pode variar desde a avaliação clínica junto a história clínica e exame físico, desde exames específicos como raspado, biópsia e exames complementares.

Maria Gabriela Gonçalves Coura

Dermatologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

Muitos pacientes nos procuram por problemas na pele. Dentre eles, temos as dermatites, que são as doenças que provocam inflamação na pele, com coceira, avermelhamento, irritação, ressecamento e descamação na pele. Na maioria dos casos, acomete as mãos e os braços. Os tratamentos são realizados com cremes e medicamentos via oral.

Murilo Calvo Peretti

Dermatologista

Presidente Prudente

Quais profissionais tratam Dermatite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.