Câncer de rim - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Qual é a causa de câncer de rim?
Carcinoma de células renais é um tumor que é de 3% de todos os cânceres de adultos e 90% dos tumores malignos que se originam no rim. Ela geralmente afeta adultos entre 40 e 60 anos e é duas vezes mais comum em homens que em mulheres. Na maioria dos casos, sua origem é desconhecida, embora tenha se mostrado uma maior incidência em relação ao cigarro. Não documentou qualquer relação definida entre este tumor e certos produtos industriais, enquanto a exposição a substâncias como o dióxido de tório e cádmio têm sido associados ao seu desenvolvimento. É também mais comum em certas doenças, tais como:
- Doença renal policística: doença hereditária que provoca a formação de múltiplos cistos nos rins, com perda progressiva da função destes.
- A doença de von Hippel-Lindau, doença hereditária caracterizada pelo desenvolvimento de tumores nos rins, cerebelo, retina, e pâncreas, entre outros.
Importante, massas são benignas e correspondem aos cistos simples ('cápsulas' de líquido cercado por uma parede fina). O rim também pode ser sede de outros tumores benignos (oncocitoma renal, angiomiolipoma, um tumor de gordura e músculo que deve ser de tamanho grande e pode causar hemorragias internas, etc.) E tumores malignos, afetam as estruturas que transportam a urina para a bexiga (pelve renal e ureter), sarcoma, linfoma renal, e assim por diante.
Quais são os sintomas de câncer de células renais?
Os sintomas mais comuns que estão associados com carcinoma de células renais são:
- Hematúria: presença de sangue na urina, detectada apenas através da análise da urina mesmo (microscópica) ou mancha vermelha tão aparente (macroscópica) e pode ser acompanhada por coágulos.
- Dor no lado.
- Presença de uma massa palpável no lado correspondente.
Menos freqüentemente pode ser manifestada por:
- Perda de peso
- Febre
- Hipertensão
- Anemia ou policitemia (excesso de glóbulos vermelhos)
- Diabetes
- Várias anormalidades laboratoriais.
Felizmente, a propagação do ultra-som e scanner (CT) tem permitido um diagnóstico incidental de pequenos tumores renais, estudando outros problemas de saúde, então as chances de cura são maiores. Estes tumores são "pontuais" e são responsáveis ??por 30-50% dos cânceres de rim diagnosticado hoje.
Como é diagnosticado o cancro do rim?
Quando há suspeita de um carcinoma renal devem ser realizados vários testes que nos permitem confirmar este diagnóstico, distinguindo-a de outras lesões benignas ou malignas renal. Os testes podem incluir:
- Ultra-sonografia renal, nos permitirá distinguir entre lesões císticas (conteúdo líquido) e renal sólida.
- Scanner (TAC) é a técnica escolhida para o diagnóstico e estuda a extensão do tumor e identifica a maioria das lesões renais.
- RM: indicada principalmente nos casos em que suspeita-se que o tumor pode invadir a veia renal e / ou champanhe.
- Punção do tumor: para o estudo pelo patologista. É utilizada nos casos em que os testes acima mencionados são enganosos quando se estuda uma massa renal.
Opcionalmente, para refinar o diagnóstico pode solicitar o estudo de células encontradas na urina (citologia) e exploração das vias urinárias (ureter, pelve e bexiga) Endoscopia (cistoscopia) e / ou raios-X com contraste (urografia excretora, pielografia anterógrada e retrógrada) com base nos resultados anteriores.
Como é o tratamento do câncer de rim?
Carcinoma de células renais é resistente à quimioterapia e radioterapia, de modo que o único tratamento curativo é a cirurgia. O procedimento usual é a remoção do rim com a gordura em torno dele (nefrectomia radical). No entanto, em pacientes selecionados com tumores pequenos, bilateral, rim solitário, etc ... Você pode fazer a remoção do tumor só, tentando preservar o tecido renal(nefrectomia parcial).
Previsões
Agora há esperanças para a terapia imune (para estimular o sistema de defesa do organismo contra o tumor) com substâncias como a interleucina 2, interferon alfa, tumor-ativado linfócitos, e isolado ou em combinação. Embora os resultados são modestos, abre um campo promissor. No presente momento, são usados ??para o tratamento do tumor quando ele invade estruturas distantes (metástases).
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - câncer de rim
Perguntas sobre Câncer de rim
Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Câncer de rim